O primeiro Café Teatral do ano abordou um tema de extrema importância para nossos alunos, bem como para os atores já formados: a produção teatral. E, para falar sobre esse assunto, o “Café”, como são carinhosamente chamados os encontros extracurriculares promovidos pelo Macunaíma, contou com a presença de uma convidada mais que especial, uma de nossas ex-alunas, Vanessa Candela.

Vanessa, ao tratar da produção teatral, se referiu ao âmbito de sua atuação, o teatro de grupo, que propõe a não hierarquização das funções e privilegia, com isso, o caráter coletivo do trabalho. Nesse sentido, a partilha de suas experiências profissionais e dos aprendizados dos cursos de formação na área que Vanessa realizou foram de grande contribuição para os alunos e atores que desejam formar seus próprios grupos teatrais.

Mas vale também lembrar que nem todos os grupos entendem o teatro e a produção da mesma forma, e que há demandas diferentes relacionadas a determinadas realizações. Cabe ainda dizer que existem outros espaços de atuação para um produtor de teatro, como as instituições voltadas ao oferecimento de bens culturais, que exigem ações específicas deste profissional.

E, mesmo que certas solicitações de logística e gerenciamento façam parte do dia a dia do produtor de teatro, o envolvimento deste profissional com a criação do espetáculo é de extrema necessidade, como enfatizado por Vanessa, colocando a produção teatral em uma linha tênue entre a administração e a criação artística.

Sobre a convidada do Café Teatral

Vanessa Candela, hoje uma profissional reconhecida, prosperando na arte do teatro, além de produtora é também atriz, arte-educadora e gestora cultural. Realizou produções executivas para o Grupo XIX de Teatro, Cia. La Desdeñosa, entre outros, com projetos aprovados no Programa Municipal de Fomento ao Teatro da Cidade de São Paulo, ProAC Edital e ICMS, Programa VAI, Prêmio Myrian Muniz, Ano do Brasil em Portugal etc.

Não deixe de conferir os próximos encontros do Café Teatral, que este semestre tem a proposta de receber ex-alunos do Macu para falar sobre suas diferentes áreas de atuações no teatro!

 

0 Comentários

Cancel