3 dicas para melhorar a fala em publico

3 dicas para melhorar a fala em uma apresentação

A simples ideia de ser o foco das atenções para fazer uma apresentação é aterrorizante? Conduzir reuniões no trabalho ou dissertar na frente da classe é um tormento? Não se preocupe, você não está sozinho: o medo de falar em público, conhecido como glossofobia, é um dos principais temores dos seres humanos.

Embora se esquivar de certas atividades possa ser mais fácil na infância, com o passar do tempo, pontos importantes da vida dos indivíduos podem ser prejudicados por esse bloqueio.

Pensando nisso, preparamos um post com diversas dicas para melhorar a fala em público em que, de quebra, conversaremos um pouco sobre a relevância da oratória e os principais desafios encontrados por aqueles que pretendem arrasar na comunicação. Vamos lá?

Qual a importância de se ter uma boa oratória?

Falar em público é uma habilidade vital, que possibilita interações cotidianas entre colegas de trabalho, chefes e funcionários, familiares, amigos, prestadores de serviços e clientes, entre outros.

De certo modo, podemos dizer que a comunicação é a espinha dorsal da nossa sociedade. Essa analogia não é feita à toa: todas as relações estabelecidas até hoje na história foram feitas por meio dela e, sem dúvida, os maiores líderes da humanidade são — ou foram — excelentes oradores.

Por isso, sem o seu domínio, fica mais difícil progredir nos âmbitos acadêmico, profissional e pessoal. Nos tempos atuais, com o avanço da tecnologia e a crescente diminuição do contato humano, a capacidade de se comunicar adequadamente ‘’cara a cara’’ tem se tornado cada vez mais importante e pode ser um grande diferencial.

Quais são os maiores desafios encontrados por aqueles que querem melhorá-la?

Uma das principais dificuldades enfrentadas por quem precisa falar em público numa apresentação é a falta de preparação e planejamento. Comumente temos a sensação de que tiraremos tudo de letra sem qualquer preparo. No entanto, uma escrita prévia do que será dito e palavras-chave anotadas não fazem mal a ninguém.

O domínio da linguagem corporal também é um problema comum. Gesticulação em excesso ou a falta dela podem destruir qualquer momento. Por isso, aprender a ter consciência do próprio corpo, ter consciência da comunicação não verbal e descobrir o que fazer com as próprias mãos é um passo imprescindível para aqueles que buscam se tornar bons oradores.

Isso nos leva à nossa próxima dificuldade, a insegurança e a vergonha.  A timidez, e consequentemente a falta de confiança em si é uma das principais causas de todos os problemas citados. Além disso, o controle efetivo do tempo e a redução de vícios de linguagem são pontos importantíssimos para arrasar ao falar em público e garantir que a atenção dos ouvintes seja capturada.

Quais são as principais dicas acessíveis à todos para melhorar a fala em público?

1. Planeje com antecedência

Além de trabalhar a segurança, outra maneira efetiva de evitar erros e constrangimentos é planejar tudo com alguma folga. Poder revisar ou pedir auxílio de amigos para obter uma segunda opinião nos deixa mais certos do que estamos fazendo.

Essa dica também é eficaz para que suas opiniões sobre determinados assuntos estejam bem definidas, fazendo com que ‘’saias justas’’ sejam evitadas.

2. Seja Verdadeiro

Um dos meios de enfrentar os nossos medos é falar sobre o que de fato acreditamos. Quando nos posicionamos de acordo com nossos ideais, nossa voz transmite alma e paixão. Isso, com certeza, é transmitido para os espectadores, que passam a se envolver mais com o que estamos falando.

Mas, lembre-se! Seja flexível e aberto a críticas adversas. Um bom ouvinte permite que novos pontos de vista reverberem dentro de si. Assim, muito provavelmente, você poderá ter valiosos “insights” para fazer suas ideias ainda mais potentes.

3. Trabalhe sua desenvoltura

No fim das contas, tudo pode ser facilitado com o fortalecimento da desenvoltura. Uma ótima maneira de trabalhar as habilidades citadas é o teatro, pois ajuda a resolver problemas com timidez e insegurança.

Além disso, o teatro trabalha outras questões, como a comunicação verbal e não verbal. Você saberá, por exemplo, o que fazer para comunicar com mais segurança e mais credibilidade. Estas serão grandes aliadas de seu discurso e melhorará toda sua comunicação e elaboração de ideias, que ajuda na transmissão de autoridade no assunto.

Tudo isto irá melhorar a nos relacionar com as adversidades, utilizando-as como impulso de transformação. Vale a pena dar uma chance!

Apesar de parecer assustador, dominar a arte de falar em público é uma prática que pode ser conquistada por qualquer pessoa. É uma habilidade acessível à todos! Tenha certeza  disso!

Agora, o que acha de compartilhar este artigo nas suas redes sociais para que seus amigos também conheçam as nossas dicas?

Confira 4 dicas de como trabalhar sua confiança

Next Article

Confira 4 dicas de como trabalhar sua confiança

    Quer aprender a se comunicar melhor? Receba nossas dicas:

    Sem comentários

    Cancelar