Conheça agora mesmo as 3 técnicas para ser um especialista em interpretação! Você vai compreender os detalhes sobre isso agora!

3 técnicas para ser um especialista em interpretação

Quando vai entrar no palco, seja um ator iniciante ou alguém com anos de experiência na profissão, a interpretação do texto pode ser um problema, afinal qualquer erro na compreensão do que o ator quis passar com aquelas linhas pode alterar completamente o perfil do personagem construído.

Imagine, por exemplo, os efeitos para o personagem se um ator, ao se deparar com o roteiro sobre vilões clássicos, mas dúbios, não conseguisse compreendê-los? Os personagens seriam rasos, não entregariam aquilo que o auto realmente desejou. E isso seria frustrante, tanto quem está interpretando, quanto para quem assiste.

Para tornar a interpretação dos textos mais fácil e garantir que você se torne um verdadeiro especialista no assunto, reunimos aqui as três técnicas que você poderá colocar em prática agora mesmo.

Leitura detalhada

Alguns textos, sobretudo os de peças clássicas, podem ter uma linguagem um pouco mais rebuscada, com palavras que não são utilizadas em nosso dia a dia há décadas (ou nem sequer chegaram a fazer parte do nosso idioma).

Essa dificuldade pode gerar falhas na interpretação, já que o autor muitas vezes não compreende o significado dessas palavras e muito menos sabe o que o autor quis dizer quando as escreveu.

Para contornar esse problema, uma técnica que permitirá ao ator em cena dominar completamente a interpretação do texto é ler, com cuidado, o roteiro. Se possível, até mesmo com um dicionário à mão. Assim, tudo o que lhe parecer estranho poderá ser consultado e anotado.

Utilização de paráfrases

Uma técnica interessante para interpretar o texto que se está lendo é a criação de paráfrases, ou seja, explicações sobre o que está escrito ali. Essa técnica ajuda bastante quando o texto é bastante complexo, ou é preciso compreender alguns dilemas vividos pelo personagem ou porque ele age de determinada forma.

Um exercício interessante não só para melhorar a interpretação do texto, como também para preparar o ator antes da “entrada” no corpo do personagem, compreendendo seus pensamentos e justificando inclusive algumas ações que antes pareceriam bastante confusas.

A criação das paráfrases pode ser feita em um papel à parte, para não confundir a leitura do roteiro, e utilizada como material de apoio enquanto você estiver estudando o texto que precisa interpretar.

Use o papel

Vivemos na era da tecnologia, e muitos dos textos a que temos acesso, como este, estão na tela de computadores, tablets ou smartphones.

Mas, na hora de interpretar um texto, uma técnica muito simples e que traz excelentes resultados é fazer essa leitura em papel. Apenas o ato de segurar uma folha em suas mãos, se deparar com as letras ali colocadas e poder fazer algumas anotações torna essa interpretação mais fácil.

Isso acontece porque o cérebro pode visualizar melhor as palavras e buscar compreender cada um de seus significados. Lendo em papel você compreende melhor o que o autor realmente quis dizer e o que fazer para interpretar aquele texto adequadamente.

Com essas técnicas, você perceberá que irá tirar de letra qualquer texto.

Quer aprender algumas dicas para atuar melhor no palco?

Next Article

Dicas para atuar melhor no palco

    Quer aprender a se comunicar melhor? Receba nossas dicas:

    Sem comentários

    Cancelar