Você se considera interessante? Ou melhor: sabe como ser uma pessoa interessante? Se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura!

4 dicas de como ser uma pessoa interessante

Você se considera interessante? Ou melhor: sabe como ser uma pessoa interessante?

Esse conceito é relativo e pode variar de acordo com o meio onde se vive. Por outro lado, é possível apontar algumas características de alguém que é visto assim por terceiros.

Normalmente, o indivíduo classificado dessa forma costuma ter autoestima elevada e facilidade em se relacionar e conviver com outras pessoas. Além disso, uma pessoa interessante apresenta conteúdo, sabe expor e compartilhar opiniões e demonstra empatia com os outros.

Se você quer saber mais sobre o assunto e descobrir se tem essas características, continue a leitura!

O que é ser uma pessoa interessante?

De modo geral, pessoas interessantes são aquelas que acumulam muito conteúdo e conhecimento, e assim se destacam no contexto onde vivem e tem a facilidade de se comunicar e utilizar esse conhecimento a seu favor.

São pessoas que atraem para si a atenção dos que convivem com ela, pois se mostram sempre oportunas, com a coisa certa a falar e no momento adequado.

A pessoa interessante também sabe ouvir, consegue entender e se colocar no lugar do outro. É uma habilidade muito vantajosa, tanto pessoal quanto profissional. As relações íntimas daqueles que acumulam essas qualidades costumam ser mais ricas e afetuosas, uma vez que todos se sentem confortáveis na presença deles.

No trabalho, mostrar-se interessante é uma vantagem que se soma às aptidões profissionais. Dessa forma, o funcionário se destaca facilmente, tem boas relações e contribui com todos ao redor.

Como ser uma pessoa interessante?

1. Compartilhe aprendizado

Quando você detém conhecimento e faz uso dele, compartilhá-lo com aqueles que estão próximos só traz benefícios e contribui para um ambiente melhor. Todos saem ganhando: eles aprendem algo novo e você cria conexões com essas pessoas, por meio dessa troca de ideias.

Você pode compartilhar artigos interessantes, comentar sobre filmes, livros, cursos e viagens, ou explicar e até mesmo ensinar a alguém uma habilidade que você cultive. Esse tipo de troca enriquece a convivência e os relacionamentos.

2. Mantenha-se informado

Mas é claro que, antes de tudo, você precisa acumular conhecimento e informação para poder repassá-los adiante. Isso está diretamente ligado ao conceito de pessoa interessante, que é aquela com a qual se pode conversar longamente sobre diversos assuntos.

Nunca dispense boas leituras, tanto de livros e periódicos, quanto de sites de notícia e dos assuntos pelos quais você se interessa. Procure ampliar sua visão de mundo, compreender o que se passa no país e analisar criticamente as situações.

3. Saiba ouvir

Ao travar esse tipo de diálogo, lembre-se de que o interlocutor também deseja ser ouvido. A capacidade de ouvir torna a pessoa mais interessante diante dos outros, pois transmite confiança.

Então, exercite a empatia e a alteridade nas suas relações. Uma pessoa interessante é aquela que consegue se colocar no lugar do outro, entende diferentes pontos de vista, mesmo que não concorde, e, claro, respeita as opiniões de terceiros.

4. Exponha suas posições e opiniões sem ofender

Como comentamos no item anterior, é importante lembrar que de nada adianta ter conteúdo e saber expô-lo se a pessoa age com arrogância, preconceitos e superioridade em relação aos outros.

Uma pessoa só é interessante se consegue se expressar e externar suas opiniões e posições sem desrespeitar a dos outros ou diminuir aqueles que não sabem tanto quanto ela. Na verdade, a diversidade de pontos de vista é benéfica para você também.

Até porque a pessoa interessante não é aquela que tem razão sobre tudo, mas a que presta atenção ao seu redor e sabe como lidar com as mais diferentes situações que a vida proporciona, sem perder a personalidade.

Agora que você já sabe como ser uma pessoa interessante, mostre a todos que você também é uma delas e compartilhe este conteúdo com os seus amigos nas redes sociais!

Perder a timidez não é uma tarefa impossível. É por isso que vamos indicar agora quatro maneiras de vencer a timidez. Veja mais.

Next Article

4 técnicas para perder a timidez

    Quer aprender a se comunicar melhor? Receba nossas dicas:

    Sem comentários

    Cancelar