Perder a timidez não é uma tarefa impossível. É por isso que vamos indicar agora quatro maneiras de vencer a timidez. Veja mais.

4 técnicas para perder a timidez

Só quem é uma pessoa tímida sabe a dificuldade que é expressar as próprias ideias em público ou até mesmo em relacionamentos. O medo do constrangimento e do julgamento alheio pode fazer com que as interações sociais se tornem um grande sacrifício, o que prejudica a vida profissional e pessoal.

Mas, calma! Perder a timidez não é uma tarefa impossível e pode ser mais libertador do que você pensa. Afinal, a comunicação é o que move o mundo e aprender a desenvolver essa habilidade vai fazer muita diferença. É por isso que vamos indicar agora quatro maneiras de vencer a timidez.

Acompanhe o texto!

1. Não se cobre exageradamente

Normalmente, quem é tímido enxerga os próprios erros como sendo muito maiores do que realmente são. Se você gaguejou durante uma apresentação da faculdade ou não conseguiu encontrar as palavras adequadas em uma entrevista de emprego, isso não é o fim do mundo.

A impressão que dá é que os interlocutores vão criticar você ou rir da sua cara, mas não é bem assim. Geralmente, as pessoas prestam mais atenção em si mesmas antes de olhar os outros. Ou seja, elas também erram em algum momento. Além disso, sempre existem novas oportunidades para começar de novo se você cometeu algum erro.

2. Não tente agradar a todo mundo

É impossível fazer com que todos gostem de você, nem mesmo sendo uma celebridade extremamente carismática. Quem é tímido valoriza demais as opiniões alheias e tenta agradar a todos para conseguir se enturmar. Mas sempre vão existir pessoas com opiniões diferentes sobre você.

Por isso, mesmo que alguém diga algo desagradável, outra pessoa poderá ter uma opinião favorável e assim por diante. Perder a timidez não é tentar se entrosar com todo mundo. Em vez disso, busque a amizade de quem lhe faz bem.

3. Pratique o convívio social

Que tal aumentar o seu círculo de amizades? Matricular-se em algum tipo de atividade é ideal para começar a perder a timidez. Fazer academia, aulas de teatro ou curso de inglês são oportunidades para aprimorar a sua comunicação.

Seja para tirar uma dúvida, apresentar um trabalho em público ou treinar a autoconfiança, é possível sair da zona de conforto aos poucos e começar a engatar conversas. A partir daí, buscar novas experiências vai se tornando cada vez mais fácil e mais oportunidades poderão aparecer na sua vida.

4. Seja mais otimista

Sabe aquele cenário desastroso que você imagina antes de enfrentar um desafio? Não é ruim estar preparado para imprevistos, desde que isso não faça você desistir. Perder a timidez não é enfrentar qualquer situação de maneira intempestiva, mas permitir espaço ao otimismo.

Se você imagina que falar em público pode ser horrível, por que não imaginar também que pode ser maravilhoso e que vai trazer uma sensação incrível de felicidade? Dessa forma, você não achará tão difícil embarcar em novos desafios.

É só por meio da prática que enfrentar a timidez se torna mais fácil. Não é que você precise se tornar uma pessoa extrovertida da noite para o dia, mas desenvolver habilidades sociais é muito útil. Seja em um curso ou para conseguir um emprego, falar em público pode ser necessário em muitas situações.

Gostou das nossas dicas para perder a timidez? Siga a gente no Facebook, Twitter e Instagram para receber mais conteúdos como este!

Se você precisa ser mais desinibido, com certeza deve empregar as técnicas, que serão explicadas nessa matéria. Se torne uma pessoa mais extrovertida!

Next Article

Os melhores exercícios de desinibição

    Quer aprender a se comunicar melhor? Receba nossas dicas:

    Sem comentários

    Cancelar