Cinco dicas importantes para melhorar a concentração.

5 dicas importantes para melhorar a concentração

Como anda a sua concentração? De modo geral, você acredita que consegue realmente se focar em suas atividades, ou acha que perde muito tempo divagando? Esses são problemas relativamente comuns. Melhorar a concentração é extremamente necessário para que possamos render mais em nosso dia a dia.

Com a presença cada vez mais dominante da tecnologia em nossas vidas, somos constantemente estimulados a perder o foco com muita facilidade. Vários campos, como os estudos, o trabalho e até mesmo os relacionamentos pessoais, são prejudicados por esse problema.

Então, fique atento! A partir de agora citaremos ótimas dicas para melhorar a sua concentração de uma vez por todas. Boa leitura!

1. Pratique a meditação

Embora a meditação cause estranheza em muitas pessoas, a prática é extremamente eficiente na melhoria da concentração. Ela é utilizada por diversas filosofias e pode beneficiar pessoas que buscam autoconhecimento e foco.

Ela trabalha estimulando a região cerebral responsável pelo aprendizado e concentração, ajudando na focalização da expansão da consciência, deixando-a mais apta ao aprendizado e em sincronicidade.

Além de melhorar o foco, a meditação é comprovadamente eficaz contra problemas como o estresse e a insônia. Vale a pena tentar!

2. Afaste-se de distrações

Como mencionamos no início do texto, somos constantemente bombardeados por informações que vêm de diversas fontes. Nossos smartphones jamais deixam de vibrar e a televisão pode ser bastante tentadora nos momentos em que mais precisamos de atenção.

Por isso, um ótimo modo de render mais nos estudos e no trabalho é afastar-se de todas as distrações possíveis. Desligar o televisor e se manter longe do celular são sinais de um bom início.

Outra maneira de se concentrar é utilizar músicas instrumentais ou os chamados ruídos brancos, sinais que contam com várias frequências de uma mesma potência e auxiliam na manutenção do foco.

3. Organize o ambiente

Algumas pessoas alegam conseguir se concentrar em meio ao caos. No entanto, elas são a minoria, certo?

Ambientes extremamente bagunçados colaboram muito para a dispersão do foco. Além disso, eles dificultam a fluidez das atividades, já que é muito mais fácil não encontrar aquilo que você necessita no meio da bagunça. Assim, a vida tende a ficar mais travada.

Antes de iniciar uma atividade, organize o ambiente, deixando-o limpo e silencioso. Priorize a localização dos objetos que você utilizará, deixando tudo o que será necessário à mão.

4. Cuide da saúde

O descuido com o estado de nosso corpo é um dos principais vilões da boa concentração. Lembre-se do ditado: “mente são, corpo são!”.

Devemos pensar em nosso organismo como uma máquina, que necessita de certos cuidados para funcionar adequadamente. A manutenção é feita diariamente com hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada, hidratação e quantidade suficiente de sono.

É importante ficarmos muito atentos aos sinais dados pelo nosso corpo. Quando estamos extremamente cansados, o funcionamento correto do cérebro torna-se inviável. A procrastinação é, inclusive, um mecanismo de defesa cerebral contra a estafa.

5. Invista em atividades estimulantes

Algumas atividades, especialmente aquelas ligadas às artes, são capazes de auxiliar na melhora da concentração e do foco. Aulas de música, escrita, desenho ou artes cênicas podem, comprovadamente, ser benéficas para as pessoas mais dispersas.

O teatro é uma das melhores opções, sendo responsável pelo desenvolvimento de diversas habilidades. Além da concentração, essa arte milenar ajuda no fortalecimento da memória e melhora a organização pessoal.

Não é tão difícil melhorar a concentração, certo? Seguindo as dicas dadas no texto, investindo em uma atividade que estimule o cérebro e mudando alguns hábitos, o aperfeiçoamento do foco é garantido!

Conhece alguém que sofre com a procrastinação e dispersão da atenção? Compartilhe este artigo nas redes sociais para que mais pessoas leiam as nossas dicas!

Afinal, quem pode fazer teatro?

Next Article

Afinal, quem pode fazer teatro?

    Quer aprender a se comunicar melhor? Receba nossas dicas:

    Sem comentários

    Cancelar