5 dicas importantes para melhorar a concentração

Como anda a sua concentração? De modo geral, você acredita que consegue realmente se focar em suas atividades, ou acha que perde muito tempo divagando? Esses são problemas relativamente comuns. Melhorar a concentração é extremamente necessário para que possamos render mais em nosso dia a dia.

Com a presença cada vez mais dominante da tecnologia em nossas vidas, somos constantemente estimulados a perder o foco com muita facilidade. Vários campos, como os estudos, o trabalho e até mesmo os relacionamentos pessoais, são prejudicados por esse problema.

Então, fique atento! A partir de agora citaremos ótimas dicas para melhorar a sua concentração de uma vez por todas. Boa leitura!

1. Pratique a meditação

Embora a meditação cause estranheza em muitas pessoas, a prática é extremamente eficiente na melhoria da concentração. Ela é utilizada por diversas filosofias e pode beneficiar pessoas que buscam autoconhecimento e foco.

Ela trabalha estimulando a região cerebral responsável pelo aprendizado e concentração, ajudando na focalização da expansão da consciência, deixando-a mais apta ao aprendizado e em sincronicidade.

Além de melhorar o foco, a meditação é comprovadamente eficaz contra problemas como o estresse e a insônia. Vale a pena tentar!

2. Afaste-se de distrações

Como mencionamos no início do texto, somos constantemente bombardeados por informações que vêm de diversas fontes. Nossos smartphones jamais deixam de vibrar e a televisão pode ser bastante tentadora nos momentos em que mais precisamos de atenção.

Por isso, um ótimo modo de render mais nos estudos e no trabalho é afastar-se de todas as distrações possíveis. Desligar o televisor e se manter longe do celular são sinais de um bom início.

Outra maneira de se concentrar é utilizar músicas instrumentais ou os chamados ruídos brancos, sinais que contam com várias frequências de uma mesma potência e auxiliam na manutenção do foco.

3. Organize o ambiente

Algumas pessoas alegam conseguir se concentrar em meio ao caos. No entanto, elas são a minoria, certo?

Ambientes extremamente bagunçados colaboram muito para a dispersão do foco. Além disso, eles dificultam a fluidez das atividades, já que é muito mais fácil não encontrar aquilo que você necessita no meio da bagunça. Assim, a vida tende a ficar mais travada.

Antes de iniciar uma atividade, organize o ambiente, deixando-o limpo e silencioso. Priorize a localização dos objetos que você utilizará, deixando tudo o que será necessário à mão.

4. Cuide da saúde

O descuido com o estado de nosso corpo é um dos principais vilões da boa concentração. Lembre-se do ditado: “mente são, corpo são!”.

Devemos pensar em nosso organismo como uma máquina, que necessita de certos cuidados para funcionar adequadamente. A manutenção é feita diariamente com hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada, hidratação e quantidade suficiente de sono.

É importante ficarmos muito atentos aos sinais dados pelo nosso corpo. Quando estamos extremamente cansados, o funcionamento correto do cérebro torna-se inviável. A procrastinação é, inclusive, um mecanismo de defesa cerebral contra a estafa.

5. Invista em atividades estimulantes

Algumas atividades, especialmente aquelas ligadas às artes, são capazes de auxiliar na melhora da concentração e do foco. Aulas de música, escrita, desenho ou artes cênicas podem, comprovadamente, ser benéficas para as pessoas mais dispersas.

O teatro é uma das melhores opções, sendo responsável pelo desenvolvimento de diversas habilidades. Além da concentração, essa arte milenar ajuda no fortalecimento da memória e melhora a organização pessoal.

Não é tão difícil melhorar a concentração, certo? Seguindo as dicas dadas no texto, investindo em uma atividade que estimule o cérebro e mudando alguns hábitos, o aperfeiçoamento do foco é garantido!

Conhece alguém que sofre com a procrastinação e dispersão da atenção? Compartilhe este artigo nas redes sociais para que mais pessoas leiam as nossas dicas!