5 formas de ganhar experiência no teatro

5 formas de ganhar experiência no teatro

Ao buscar uma carreira que nos agrade, satisfaça profissionalmente e pessoalmente, é importante que sejamos dedicados e esforçados no alcance do reconhecimento e como consequência o sucesso. Para trilhar esse caminho, que muitas vezes não é fácil, é necessário passarmos por diversas experiências na vida pessoal e profissional. Sendo assim, é importante arriscamos a participar de situações que muitas vezes não serão as melhores, mas que nos trarão toda a experiência de vida.

Para quem busca a carreira de ator, é necessário passar por muitas situações, apresentações para ter a vivência. Para isso, vamos te mostrar algumas formas de adquirir experiência no teatro.

  • Fazer cursos para aperfeiçoamento

Para os atores que desejam adquirir experiência no teatro, uma das partes importantes é sempre se aperfeiçoar. O aperfeiçoamento vem através da prática e também da realização de cursos, eventos e oficinas. Esses cursos podem ser feitos focados para melhora de postura, para aperfeiçoar a interpretação de textos, expressão corporal entre outros.  É importante ter em mente, que a evolução como ator vem através desses conhecimentos obtidos, através dessas ferramentas, que permitirão os atores ganharem mais experiência na área do teatro.

  • Lidar com o público

Muitos que estão iniciando na carreira de ator, se vêm com medo da reação do público frente ao espetáculo realizado. Claro, é um sentimento perfeitamente normal, mas que é necessário aprender a lidar com ele, pois esse medo pode paralisar. Tenha em mente que o público que está ali, está interessado em assistir a história que você e toda a equipe vão contar apresentar à  eles. Fique tranquilo, e foque no seu trabalho e de seus colegas, dê o seu melhor. Trabalhe bastante com técnicas de relaxamento e respiração, para que esteja em perfeitas condições de executar bem o seu trabalho.

  • Empatia

Com a questão de lidar com o público já firmado, estabeleça uma identificação com eles.  Trabalhar no teatro permite que haja uma interação viva e em tempo real com os espectadores.  Eles desejam sim ver a história que você e sua equipe estão contando, mas também querem sentir um pouco mais dessa aproximação do ator com eles (a plateia).  Assim, seja carismático, empático e demostre um contato mais amplo com eles. E a cada apresentação, você estará com mais experiência e reconhecendo como estabelecer um vínculo com a plateia.

  • Participação em peças teatrais diversificadas

Para que você não seja um ator estereotipado, conhecido apenas por participar em um único gênero teatral, busque exercer a sua criatividade e estimular suas outras facetas, atuando em peças teatrais com histórias, assuntos diversificados. Assim, você ganhará experiência e contribuirá muito para seu currículo e portfolio como ator.

  • Invista em ações complementares

Hoje, um ator não é só reconhecido por uma boa atuação. É importante que ele traga consigo algum diferencial, como por exemplo, cantar, dançar, tocar algum instrumento. Procure adquirir alguma dessas habilidades e coloca-las em praticas em alguma peça teatral,  obtendo assim mais experiência nas peças teatrais.

A capacidade de se tornar mais comunicativo é mais que um talento natural, é uma habilidade que pode advir de prática e esforço. Justamente por isso separamos, para você, estas 9 dicas sobre como se tornar mais comunicativo. Confira!

Next Article

8 dicas para se tornar mais comunicativo

    Quer aprender a se comunicar melhor? Receba nossas dicas:

    Sem comentários

    Cancelar