Dicas para se concentrar ao interpretar!

5 formas de se concentrar para interpretar

Quem nunca viu pessoas cometendo erros na hora de interpretar? Isso é muito comum e tem ficado cada vez mais evidente com as redes sociais. Isso pode acontecer por várias razões que vão desde a falta de conhecimento de certas palavras a ausência de concentração.

Para que qualquer texto seja bem interpretado, antes de mais nada, é preciso que o leitor esteja bem concentrado. Mas como se concentrar e conseguir interpretar bem? É o que vamos ver a seguir!

Como se concentrar para interpretar

Para que a leitura e a interpretação de um texto não se torne algo difícil ou quase impossível é preciso que o leitor se concentre. A falta de interpretação pode gerar diversas dificuldades tanto na vida pessoal quanto na profissional. Por isso, conhecer algumas técnicas de concentração e aplica-las no dia a dia pode ajudar.

1 – Não leia quando estiver cansado ou com sono

Sabe o que acontece quando uma leitura é feita nessas condições? Ela se torna enfadonha, desanimada e as chances de abandonar aquele texto ou le-lo de qualquer forma se tornam enormes. Além do mais, a concentração passa longe e com isso a interpretação se torna quase impossível.

Por esse motivo, o melhor é evitar a leitura naqueles horários que está mais cansado ou com sono. Procurar ler quando se sente com mais energia ajuda a se concentrar.

2 – Celular? Desligue-o

Quem nunca abandonou tudo o que estava fazendo quando receber uma notificação no celular? Isso acontece com frequência e para que a leitura não seja interrompida o ideal é desliga-lo ou deixe-o em outro cômodo.

Quando a leitura é interrompida por qualquer motivo ao ser retomada é preciso se concentrar novamente. O problema é que nem sempre a pessoa se lembra corretamente o que estava lendo e a capacidade de concentração também pode ser abalada.

3 – Busque por um local confortável e tranquilo

Para interpretar bem é preciso estar bem concentrado. Para isso é preciso que o local escolhido para a leitura seja confortável e não tenha confusão ou barulhos. Assim será possível entender cada parte do texto bem como as ideias que estão sendo apresentadas.

4 – Releia quantas vezes forem necessárias

Existem diferentes gêneros literários assim como estruturas textuais. Algumas são mais fáceis de serem compreendidas que outras. Por isso, se o gênero ou estrutura for algo desconhecido não custa nada reler o texto mais uma vez ou quantas forem necessárias para a sua perfeita compreensão.

Ao fim da primeira leitura o ideal é dar uma pausa de alguns minutos para tentar resumir mentalmente aquilo que foi lido. Se ficar alguma dúvida o melhor é voltara leitura desde o início. Isso deve ser feito até que seja capaz de explicar com as próprias palavras as ideias que foram apresentadas no texto.

5 – Teste o quanto aprendeu

Ao fim da leitura uma ótima forma de conseguir interpretar bem é estar o quanto que foi compreendido. Existem algumas formas de fazer isso e que são bem simples:

  • Checar se as hipóteses foram recusadas ou confirmadas
  • Procurar resumos ou resenhas críticas e fazer comparações com as próprias interpretações
  • Discutir com outros leitores as ideias do texto
  • Fazer uma análise dos tópicos de maior relevância para saber se elas possuem conexões válidas entre elas

    Quer aprender a se comunicar melhor? Receba nossas dicas:

    Sem comentários

    Cancelar