Com tanto tempo de história, é natural que algumas produções de teatro se destaquem. Quer conhecer algumas delas? Continue a leitura!

5 produções de teatro conhecidas que todo ator precisa conhecer também

O teatro é uma das artes mais dinâmicas que existem. Ao longo da história da dramaturgia, ele passou por diversas alterações estruturais e culturais, sempre expressando o contexto histórico do momento em que as peças eram produzidas.

Por conta disso, as produções de teatro conhecidas por todos nós podem ser vistas como uma ferramenta de expressão política, cultural e pessoal, capaz de nos fazer refletir, pensar e até mesmo mudar o nosso modo de nos portar diante do mundo. Além disso, agem como um espelho da sociedade e dos costumes de um povo.

Com tanto tempo de história, é natural que algumas produções se destaquem nesses quesitos e sejam muito relevantes para os atores, estudantes de teatro ou amantes da arte teatral. Quer conhecer algumas delas? Continue a leitura!

1. Hamlet, William Shakespeare

Se William Shakespeare é o dramaturgo mais famoso de todos os tempos, Hamlet é provavelmente uma de suas obras mais conhecidas, com adaptações e releituras feitas para óperas e até para o teatro musical. Sua presença é, portanto, essencial em qualquer lista de peças teatrais indispensáveis para atores.

Sua história gira em torno do príncipe da Dinamarca e em sua luta para descobrir quem é o assassino de seu pai. Durante a busca, diversos temas são abordados e pouco a pouco sua sanidade começa a ser questionada. É uma peça com ótimas construções de personagem e assuntos para reflexão, como a morte e o sentido da vida.

2. Fences, August Wilson

Outra peça repleta de personagens e temas profundos é Fences, do dramaturgo August Wilson. Sua primeira apresentação ocorreu em 1983 e recentemente foi feita uma adaptação cinematográfica, premiada com diversas estatuetas no Oscar. Uma de suas principais características é o poder de suas personagens e a presença de monólogos impactantes.

Com uma produção bastante simples e intimista, a peça conta a história de Troy Maxson, uma ex-estrela do beisebol norte-americano. Com seus dias de glória terminados, ele trabalha como lixeiro e precisa aprender a conciliar o passado com o presente. O texto lida com temas importantes sobre a família, os ressentimentos e a capacidade de seguir em frente.

3. Esperando Godot, Samuel Beckett

Samuel Beckett é um dos mais importantes dramaturgos da Irlanda, nação conhecida por produzir literatura de altíssima qualidade em diversas áreas. Por isso, Esperando Godot é uma das obras de maior relevância do teatro mundial.

A trama, considerada uma das principais do gênero teatro do absurdo, narra a história de dois personagens, Vladimir e Estragon. No decorrer na peça, os homens discutem temas filosóficos sobre a morte e a vida em um cenário pós Segunda Guerra Mundial.

4. Édipo Rei, Sófocles

É impossível falar sobre o gênero da tragédia e não mencionar Édipo Rei, a obra-prima do dramaturgo grego Sófocles. Recheada de temas filosóficos e reviravoltas, essa é uma das peças de teatro mais famosas e conhecê-la é indispensável para alunos e profissionais da área.

A história gira em torno de Édipo, filho do rei de Tebas, que foi entregue para a morte ao nascer por conta de uma profecia ouvida por seus pais. O texto lida com assuntos como o destino e a morte, fazendo-nos refletir sobre a seriedade de nossas ações e o impacto que elas têm em nossas vidas.

5. Álbum de Família, Nelson Rodrigues

Por muitos anos, os artistas brasileiros lidaram com a censura de suas produções. Dentre todos eles, podemos destacar Nelson Rodrigues, cujas obras foram constantemente barradas por muitos anos no país.

Um de seus textos mais polêmicos é, sem sombra de dúvidas, Álbum de Família (escrito em 1945 e liberado para encenação 20 anos depois). A trama tem uma grande variedade de personagens com personalidades distintas e aborda temas como o incesto, a pedofilia e as mais variadas relações familiares.

Como podemos ver, as peças de teatro conhecidas ao redor do mundo refletem as características e o contexto histórico da sociedade no momento em que foram escritas. Por isso, se tornam verdadeiros documentos culturais atemporais, que ultrapassam as barreiras do tempo e mexem com as emoções de pessoas de qualquer época!

Já assistiu alguma dessas peças de teatro conhecidas? Ficou com vontade de conferir as produções? Conte para a gente nos comentários!

Você conhece alguma das habilidades de teatro? Essa denominação se refere, de modo resumido, às competências trabalhadas durante as aulas de arte teatral?

Next Article

9 habilidades de teatro fundamentais para a vida

    Quer aprender a se comunicar melhor? Receba nossas dicas:

    Sem comentários

    Cancelar