Elaboramos este post para voce conhecer os benefícios da arte e ver que podem fazer uma enorme diferença na sua vida. Entenda mais.

6 benefícios da arte que podem mudar a sua maneira de ver o mundo

Não é de hoje que nós conseguimos perceber os benefícios da arte. Desde a antiguidade, ela é utilizada como uma forma de expressão do homem, que registrava a história, a cultura, os sentimentos e as convicções de seu tempo. Por isso, ela também sempre foi vista como um instrumento de reflexão e transformação da nossa maneira de pensar e entender o mundo.

Na verdade, a arte está intimamente ligada à história e à evolução do ser humano, tanto que as expressões artísticas mais antigas da qual temos notícia são as pinturas rupestres do homem pré-histórico. Com o passar do tempo, no entanto, essas manifestações evoluíram, dando origem às artes que conhecemos atualmente.

Hoje, uma das expressões artísticas mais conhecidas pela humanidade é o teatro. Essa forma de manifestação cultural traz inúmeros benefícios para aqueles que a praticam, e com certeza, irá ampliar e melhorar a maneira como tais pessoas enxergam o mundo ao seu redor.

Por meio dessa prática, muitas pessoas conseguem ampliar seus horizontes, desenvolver habilidades interculturais e até acumular diversos ensinamentos.

Pensando nisso, elaboramos este post. Nele, você vai conhecer os benefícios dessa arte que podem fazer uma enorme diferença na sua vida. Ficou interessado? Então, prossiga a leitura!

1. Promove mais flexibilidade

Quando se decide praticar uma arte, é preciso estar ciente que isso se assemelha a participar de uma grande aventura. Afinal, as artes envolvem riscos e desafios. No teatro, por exemplo, um ator exerce enorme influencia sobre os seus pares e ao mesmo tempo precisa ter plena atenção ou que se chama visão periférica.

Nessas situações, o artista deve ser capaz de usar sua flexibilidade para contornar o imprevisto. Ou seja, ele deve transformar o erro em uma oportunidade de improvisação para criar uma estratégia que traga um resultado positivo.

O nosso dia a dia deve ser encarado da mesma forma, pois é extremamente importante preservar e lapidar a habilidade de se adaptar à situações inesperadas ou desagradáveis. Dessa forma, por meio da arte é possível perceber que os erros, os obstáculos e as dificuldades que fazem parte da vida. Essas são as barreiras que devemos transpor para encontrar e desenvolver nosso verdadeiro potencial.

2. Possibilita o acúmulo de ensinamentos

Ao longo da evolução da humanidade, nós criamos o hábito de contar histórias e, atualmente, o teatro é uma das artes usadas para narrar e representar várias delas, cada uma com objetivos diferentes.

Algumas narram contos fantasiosos, enquanto outras falam de momentos históricos e grandes personalidades do mundo. No entanto, elas sempre têm algo em comum: todas trazem uma lição, um ensinamento ou até um conselho de vida escondido ao longo da narrativa.

Por isso, essas narrativas conseguem nos mostrar como nossas escolhas e atitudes afetam o mundo em que vivemos e aqueles que estão ao nosso redor. Elas também nos dão a chance de refletir sobre quem somos no presente e quem queremos ser no futuro.

Assim, essa reflexão é capaz de promover mudanças significativas na forma como nos enxergamos e em nosso comportamento, transformando os ensinamentos acumulados em experiência de vida.

3. Fortalece nossas conexões com o mundo

A arte, em geral, é um trabalho de conexão com a alma, com o mundo e com aqueles que estão a sua volta. Ela estabelece uma troca de energia, de expressões, de sentimentos e sensações. É por meio dessa troca que conseguimos compreender o valor do outro e o que realmente consideramos importante em nossas vidas.

Da mesma forma, o teatro trabalha a conexão humana. Afinal, ele nos mostra o mundo pelos olhos do outro, permitindo que nos conectemos com sua mais profunda essência para entender seus anseios, desejos e sonhos. Com isso, essa arte eleva nossas conexões a um novo nível, no qual podemos perceber que não estamos sozinhos no mundo e que devemos lutar para torná-lo um lugar melhor para todos.

4. Amplia horizontes

A ampliação dos horizontes é, sem dúvida, um dos benefícios da arte que mais podem alterar o seu modo de ver o mundo. Isso porque ela não se prende a uma série de regras e diretrizes. Pelo contrário, ela é fluida e está em constante desenvolvimento. A arte traz inovação, renovação e ainda quebra barreiras muitas vezes consideradas inquebráveis.

Por isso, aqueles que se entregam às artes, em especial ao teatro, conseguem ter uma visão ampla do mundo e da vida. Com ela, é possível se desprender de velhos padrões e convicções.

Assim, o artista tem a capacidade de criar o que está além do cotidiano, de promover visões críticas sobre algum tema e até de propor reflexões por meio de sua arte.

5. Desenvolve habilidades interculturais

O teatro é, na verdade, um grande palco do mundo. Afinal, por meio dele, qualquer cultura, tradição e costume pode ser representado — visto que esse também é um meio que luta pela superação dos preconceitos. Devido a tal característica, essa arte nos permite desenvolver e aprimorar nossa habilidade intercultural.

Basicamente, essa habilidade está ligada ao respeito às diferenças de cada um. Com ela, conseguimos compreender e absorver experiências de contextos diferentes dos que estamos acostumados, extraindo ensinamentos diversos e zelando pelo bom convívio entre os povos — mantendo sempre em mente que nenhuma cultura é melhor ou pior que a outra.

6. Cria novas expectativas

Por fim, vamos destacar um dos mais fascinantes benefícios da arte: sua capacidade de despertar novas expectativas em nossas vidas. Afinal, ela se apresenta como um mundo novo, cheio de descobertas e possibilidades para serem exploradas. É por isso que quem mergulha nesse universo abre a mente para uma série de novas experiências.

Em suas mais variadas formas, a arte nos traz um infindável enriquecimento cultural, social e humano. Um exemplo é são as aulas de teatro, onde podemos vivenciar a arte de uma forma que nunca poderíamos ter tido acesso.

Por meio da arte, também encontramos diferentes crenças, pensamentos, experiências e personalidades, nos levando a entender o quanto a vida é rica e que deve ser desfrutada sem medos e amarras.

Como você pôde perceber, existem diversos benefícios da arte que são capazes de transformar nossa forma de ver o mundo. Mas, eles vão muito além disso, podendo contribuir também para o nosso desenvolvimento pessoal e intelectual, garantindo que nos tornemos pessoas mais felizes, sábias e completas. E então, está esperando o que para começar a mudar a sua forma de ver o mundo por meio da arte?

Gostou do nosso conteúdo sobre os benefícios da arte e quer saber mais sobre assuntos relacionados?

    Quer aprender a se comunicar melhor? Receba nossas dicas:

    Sem comentários

    Cancelar