A capacidade de se tornar mais comunicativo é mais que um talento natural, é uma habilidade que pode advir de prática e esforço. Justamente por isso separamos, para você, estas 9 dicas sobre como se tornar mais comunicativo. Confira!

8 dicas para se tornar mais comunicativo

Polegares opositores, um córtex cerebral desenvolvido e a linguagem: essas são as três grandes evoluções humanas que nos permitiram criar arte, filosofia, conhecimento e viver social, cultural e politicamente. Somos, naturalmente, seres comunicativos. Mesmo alguém tímido comunica-se com mais frequência que imagina, pois, para além da fala — nossa linguagem verbal —, há a escrita, os gestos e as expressões para se tornar comunicativo.

Ser uma pessoa introspectiva não é necessariamente um problema, mas um traço de personalidade muito comum. No entanto, isso começa a ser tornar uma questão quando a timidez passa a atrapalhar aspectos da vida pessoal e, mais comumente, profissional. Por isso, é importante saber identificar de que forma a sua dificuldade comunicacional está efetivamente atrapalhando sua vida e se já é hora de resolver esse problema.

Sim, porque ele tem solução. A capacidade de se tornar mais comunicativo é mais que um talento natural, é uma habilidade que pode advir de prática e esforço.

Justamente por isso separamos, para você, estas 9 dicas sobre como se tornar mais comunicativo. Confira!

1. Seja paciente

Primeiramente, seja paciente consigo mesmo. Você não mudará da noite para o dia. O processo de se tornar mais comunicativo é um aprendizado que perdurará por algum tempo. Logo, aproveite essa jornada de autoconhecimento em que está embarcando, não desista nos tropeços e alegre-se com as pequenas conquistas.

Quando menos perceber, você estará falando em público com tranquilidade, conseguindo expressar suas emoções de forma saudável e conquistando as pessoas à sua volta com sua eloquência.

2. Invista mais em você

Uma das grandes características de quem apresenta dificuldade para se comunicar é a autoestima. Muitas vezes, a timidez é uma armadura contra o mundo exterior, um mecanismo árduo de defesa. Por isso, é preciso que você invista mais na pessoa que é.

Aqui vai uma dica que pode parecer, à primeira vista, paradoxal: seja mais vulnerável. Comunicação é, por excelência, uma via de mão dupla. Se você não se abrir um pouco mais ao mundo e se permitir essas relações, dificilmente conseguirá tornar-se uma pessoa comunicativa.

Quando você perceber que ser mais vulnerável poderá, na verdade, deixá-lo mais confiante, passará a aproveitar melhor as experiências, se aprofundar e aprimorar seus conhecimentos. Essas buscas de autoconhecimento proporcionarão um investimento em você, de modo que trará mais confiança e segurança na hora de se comunicar, em uma espiral construtiva e saudável.

3. Participe de atividades em grupo

Procure participar mais de atividades em grupo de sua região, universidade, escola, trabalho, ou qualquer outro setor que você tenha interesse ou convívio. É muito bom para trabalhar a timidez, pois assim você tem a possibilidade de interagir com diversos tipos de pessoas, situações e temas.

Portanto, seja qual for o ambiente que você convive, é importante estreitar laços com as pessoas. Muito da timidez é perdido a partir do momento em que conquistamos as pessoas, por meio de um contato mais próximo. Participe de reuniões sociais com seus amigos de cursos, universidades e do ambiente do trabalho. Assim, você se põe como mais comunicativo em situações mais divertidas e sem compromisso.

4. Escute sempre

Como dissemos, a comunicação é uma via de mão dupla, uma relação que se estabelece entre pessoas. E uma das bases da comunicação é aprender a escutar. Em uma conversa, uma pessoa escuta e a outra fala, e vice-versa. Mas não ouça apenas as palavras, procure ser empático com seu interlocutor, criar um vínculo e compreendê-lo.

Ou seja, ao se tornar mais comunicativo, você aprenderá a escutar com atenção o que as pessoas estão dizendo e depois manifestar sua opinião na conversa. E lembre-se de que, muitas vezes, quem apresenta dificuldades em comunicação, quando inicia uma conversa, pode começar a falar demais, atrapalhando as pessoas, na ânsia de se comunicar demais.

5. Faça teatro

Para pessoas que têm uma personalidade mais tímida e reservada na comunicação, fazer um curso de teatro é uma maneira muito boa e efetiva para estimulá-la.

No teatro, há integração do indivíduo com um grupo, uma equipe, e todos trabalharão juntos, tanto em âmbito de expressão corporal, como também a comunicação falada, verbal. É excelente para o indivíduo se conhecer mais, perder o medo de falar com pessoas e, até mesmo, em público, tornando-se mais comunicativo.

6. Leia mais

Ler ajuda a comunicar. A linguagem escrita, uma das grandes conquistas intelectuais da humanidade, nos propiciou algo fantástico: a perpetuação do conhecimento que pode ser aprendido por qualquer pessoa que desvende esses símbolos.

Portanto, a leitura é um grande aspecto da linguagem não verbal que se integra com a linguagem verbal. Isso se dá em diversos níveis, pois, conforme nos aprofundamos em ler sobre diversos assuntos, mas obtemos conhecimento. Isso traz mais confiança e seguridade na hora de se iniciar e manter uma conversa, levando a pessoa a ser mais comunicativa.

7. Lide com as diferenças

Pessoas tímidas e com problemas de comunicação costumam ter uma zona de conforto muito limitada e dificuldades de entrar e entender as diferenças e diversidades do mundo. Abrir-se para as diferenças é um dos maiores esforços que qualquer pessoa pode empreender na busca por se tornar mais comunicativo e, também, por autoconsciência.

Além disso, é uma das atitudes mais recompensadoras que alguém pode ter na vida. Estar apto a aceitar as diferenças do próximo e compreendê-lo pela sua perspectiva ajudará muito a conseguir comunicar-se melhor e ver o mundo por outras lentes. Isso é um decisivo passo que abrirá portas imensas na sua vida pessoal e profissional.

8. Ofereça ajuda

Ser proativo no trabalho ou na vida pessoal e oferecer ajuda são excelentes formas de iniciar uma relação e estabelecer uma comunicação saudável. Assim, se tiver algum colega do escritório, da escola ou da faculdade que pareça precisar de auxílio, aproxime-se e pergunte se ele quer ajuda.

Aliás, não apenas conhecidos, mas ajudar pessoas estranhas também pode ser uma excelente forma de treinar a comunicação. Afinal, conseguir conversar com estranhos é uma excelente forma de perceber que efetivamente conseguiu tornar-se comunicativo!

Todos nós temos esse “eu” comunicativo. Basta aprender a expressá-lo e torná-lo mais ativo e presente. Descubra todo o seu potencial artístico e comunicativo conosco, assine nossa newsletter e tendo acesso aos nossos conteúdos!

O que é o senso crítico? Continue lendo e saiba a resposta para essa pergunta. Descubra a importância do pensamento crítico e conheça o papel do teatro!

Next Article

Como o teatro potencializa o senso crítico?

    Quer aprender a se comunicar melhor? Receba nossas dicas:

    Sem comentários

    Cancelar