9 benefícios do teatro para sua vida pessoal e profissional

9 benefícios do teatro para sua vida pessoal e profissional

O palco, as falas, as músicas, as luzes, as grandes performances e os aplausos finais. A camada mais superficial do processo criativo do teatro esconde vantagens incríveis para o crescimento pessoal. Durante todo o processo, os benefícios do teatro proporcionam aos alunos e atores o desenvolvimento de habilidades que os auxiliam em todos os cenários da vida.

Experimentar esta prática artística pode parecer um desafio, mas o teatro envolve atividades que beneficiam o corpo e a mente. Consequentemente contribui para a formação pessoal e profissional dos alunos em vários sentidos, como por exemplo: respiração, postura corporal, leitura, fala e dicção.

Entre os inúmeros benefícios do teatro, listamos aqui nove pontos positivos que você vai aprender e desenvolver nas aulas teóricas e práticas. Confira!

As vantagens de fazer teatro

O aluno experimenta outras realidades

Vilão, herói, rei, ladrão, mendigo. O teatro abre um mundo lúdico e cria a possibilidade dos alunos experimentarem diversas realidades que, normalmente, eles não têm contato. A experiência, muitas vezes, é bem completa com a vivência das circunstâncias do personagem, fazendo com que o ator aprenda a se colocar no lugar do outro e desenvolva sua habilidade de empatia. Assim, o ator é levado a viver situações diferentes e a aprender com elas. 

Potencializa criatividade, espontaneidade e improvisação

A diversidade das atividades em aula e dos personagens vividos estimula a criatividade dos alunos.

Afinal, para se colocar em uma nova realidade, ele precisa se perguntar sobre o contexto que permeia a realidade do seu personagem e viver, a partir de si mesmo, as situações, experimentando elementos que fogem a sua rotina.

Os exercícios de improvisação também estimulam a criatividade, além de contribuir para o desenvolvimento de um raciocínio rápido mais rápido.

Técnicas de fala e retórica

A voz é um dos pilares do ator, por isso, durante a sua formação, o aluno faz vários exercícios para treinar sua capacidade de expressar os sentimentos.

Além disso, para criar um personagem, os atores vivenciam outros pontos-de-vista e contextos dos textos estudados. Essa é uma dinâmica bem importante para a percepção de suas posições e para exercitar a retórica em defesa dos seus pensamentos.

Trabalha expressão corporal e vocal

A capacidade de se relacionar com uma plateia é uma experiência que carrega diversos aprendizados.

Entre os benefícios do teatro, podemos acrescentar o desenvolvimento dacapacidade respiratória, flexibilidade, coordenação e mobilidade corporal. Além claro, de todo o trabalho que é realizado em torno da expressão vocal.

Os movimentos e expressões do corpo são fundamentais para desenvolver a expressão corporal necessária para dar vida aos personagens.

Senso de responsabilidade e comprometimento

O teatro não se faz com uma pessoa sozinha. Por trás de toda apresentação existem vários profissionais trabalhando para o espetáculo acontecer.

Fazer parte disso é estar dentro de um conjunto de ações que resultará em um produto coletivo: a apresentação. Essa dinâmica cria uma forte consciência quanto ao papel de cada um no resultado final.

Menos timidez

Só quem é tímido entende a dificuldade que é falar e expressar as próprias ideias em público. Perder a timidez não é uma tarefa impossível e aprender a desenvolver essa habilidade é libertador e vai fazer muita diferença na sua vida.

De todos os benefícios do teatro, um dos mais notáveis é justamente a redução da timidez.

O processo de autoconhecimento e o estímulo do amadurecimento diante do novo ajudam o ser humano a vencer (ou pelo menos controlar) a timidez.

Mais autoestima

A autoestima é a forma como percebemos e avaliamos a nós mesmos. Quando está baixa, afeta nas trocas de experiências, deixando a pessoa mais fechada e, às vezes, chegando ao ponto de não viver certas experiências por medo de falhar.

Com o teatro, o aluno aprende a como lidar melhor com os próprios erros. Ou melhor, aprende que o erro é relativo e que algo imprevisto pode levar a descobrir coisas novas. Ao desenvolver essa habilidade, ele consegue, inclusive aumentar sua capacidade de entender o outro e se aproximar dele de forma empática.

Dessa forma, o ator tem mais facilidade de se autoconhecer, se valorizando e aumentando sua autoestima.

Fortalecimento de processos mentais como concentração, memorização e imaginação

Nas dinâmicas das aulas de teatro, o aluno precisa de bastante concentração para poder lidar com os aquecimentos, os jogos e as improvisações. Ao mesmo tempo, precisa aguçar suas percepções e sua imaginação como ator. Por isso, a criatividade e a espontaneidade são duas habilidades bastante exploradas durante a formação de ator.

Incentivo a competências e habilidades sociais

Os jogos e atividades são pontes para os relacionamentos dentro do teatro. A interação entre alunos nos momentos de criação e o estudo dos personagens por meio de suas relações viabilizam uma outra experiência de convívio social. E é a partir desse conhecimento de si e do outro que se desenvolvem habilidades sociais, como empatia e trabalho em equipe.

As vantagens do envolvimento com a arte e a cultura

A vivência do teatro envolve contato com as diferentes formas de arte: interpretação, literatura, dança, artes visuais, entre outros. Ou seja, é uma arte completa que trabalha a consciência do trabalho em grupo e cria responsabilidades, ajudando o ator a se entender melhor.

Com isso, o teatro pode trazer mais vivacidade e transformar pessoas, oferecendo benefícios que ajudam em todos os aspectos da vida.

Se você quiser conhecer mais benefícios do teatro e ter acesso a outros conteúdos como este, assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Como trabalhar em um teatro?

Next Article

Como trabalhar em um teatro?

Você quer trabalhar em teatro? Conheça as diferentes frentes de atuação e confira algumas dicas importantes para se tornar um profissional de sucesso!

    Quer aprender a se comunicar melhor? Receba nossas dicas:

    Sem comentários

    Cancelar