Você conhece alguma das habilidades de teatro? Essa denominação se refere, de modo resumido, às competências trabalhadas durante as aulas de arte teatral?

9 habilidades de teatro fundamentais para a vida

Você conhece alguma das habilidades de teatro? Essa denominação se refere, de modo resumido, às competências trabalhadas durante as aulas de arte teatral. Esse tipo de prática auxilia no desenvolvimento de diversas características fundamentais para o sucesso profissional e pessoal de seus alunos.

Muitas pessoas acreditam que as aulas de teatro são destinadas apenas àqueles que buscam uma carreira na área quando, na realidade, qualquer pessoa pode participar dessa atividade e se beneficiar de todos os seus ensinamentos.

Mas, afinal, quais habilidades são essas e como elas podem ajudar no dia a dia? Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e confira quais características são exercitadas durante as aulas e exatamente como o teatro lida com esses pontos!

1. Fim da timidez excessiva

Um dos maiores desafios enfrentados pelas pessoas é o controle e equilíbrio da timidez. Os tímidos são, na maioria das vezes, discriminados em nossa sociedade, que valoriza indivíduos extrovertidos e expressivos. Por conta disso, a introspecção excessiva pode ser uma desvantagem.

As aulas de teatro trabalham diariamente essa questão, expondo o aluno a situações novas sem forçar a barra. Ou seja, a timidez é trabalhada de forma natural, respeitando o ritmo e os limites de cada indivíduo, que pouco a pouco consegue ‘’se soltar’’ e lidar melhor com situações sociais.

2. Melhora das habilidades de expressão

Além da timidez, a falta de habilidade para se expressar adequadamente pode ser um desafio na vida de muitas pessoas, prejudicando tanto os relacionamentos de cunho pessoal quanto o convívio profissional. Esse tipo de característica gera problemas de comunicação e dificulta as relações.

O teatro lida diretamente com habilidades ligadas à comunicação. Exemplos disso são as práticas de oratória (nome dado à capacidade de falar em público) e pontos como a expressão e consciência corporais. Outros pontos trabalhados são a organização de pensamentos e a empatia, que auxiliam nas relações humanas.

3. Redução dos problemas com a responsabilidade

Ter responsabilidade é essencial em todas as fases de nossas vidas, desde a infância até a terceira idade. Essa característica nos auxilia no trabalho, nos estudos e também em nossas vidas pessoais. Afinal de contas, ninguém gosta de se relacionar com alguém irresponsável, não é mesmo?

Nesse ponto, as artes cênicas podem ser bastante benéficas. Isso acontece porque durante as aulas são trabalhados pontos como a concentração, a memorização e o autoconhecimento. Aos poucos, isso ajuda na construção da responsabilidade e da consciência, formando cidadãos muito mais capacitados e inteligentes.

4. Melhora do desempenho acadêmico

Como podemos perceber, as habilidades cognitivas são largamente exercitadas durante as aulas de teatro. Elas incluem a memorização, a concentração e a coordenação motora, por exemplo. Tais pontos são essenciais para o sucesso acadêmico de indivíduos de todas as faixas etárias.

Por meio da leitura de textos e da representação de papéis, essas características são trabalhadas todos os dias nas aulas. Os resultados são refletidos no aumento não só das notas, como do desempenho geral nas escolas e universidades.

5. Conquista da capacidade de liderança

Você provavelmente já parou para perceber que as pessoas mais poderosas do mundo são grandes líderes carismáticos, certo? Só com isso, já é possível perceber que dominar a habilidade da liderança é um talento necessário para quem deseja obter sucesso, independentemente da área de atuação.

No dia a dia dos alunos teatrais, essa habilidade é constantemente incentivada, seja por meio de exercícios práticos ou do desenvolvimento de características como a empatia, a desenvoltura, o jogo de cintura e até mesmo o trabalho em equipe, essenciais para líderes e pessoas em altas posições hierárquicas.

6. Auxílio nas relações pessoais

Você acha simples fazer novas amizades? Para muitos, conhecer gente nova e se conectar com esses indivíduos de modo mais íntimo é muito difícil, seja pela timidez ou pela dificuldade de encontrar pessoas com gostos e personalidades semelhantes.

No teatro, o trabalho em equipe é sempre incentivado e a grande diversidade de pessoas no local favorece a criação de laços novos. O mais legal é que ali estão indivíduos com uma paixão em comum, o teatro, mas com vivências e histórias completamente diferentes. Por isso, o teatro é também muito enriquecedor culturalmente.

7. Desenvolvimento da criatividade

Todos os gênios que já passaram pela nossa sociedade têm algo em comum: eram extremamente criativos. Embora esse termo seja quase sempre associado ao meio artístico, a criatividade engloba diversas áreas e pode vir a calhar para pessoas de qualquer profissão, servindo como um excelente diferencial.

Improvisar e lidar diariamente com textos que permitem o exercício da imaginação são fatores que auxiliam os alunos de teatro a se tornarem cada vez mais criativos. Além disso, você pode aprender a escrever suas próprias peças e expressar seus pensamentos e sentimentos por meio da arte.

8. Incentivo para pensar ‘’fora da caixa’’

O senso crítico é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária e justa. Com o teatro, os alunos são incentivados a pensar por si mesmos e, principalmente, sair ‘’da caixa’’ e alçar voos com seus pensamentos.

Aqui, o debate faz parte do cotidiano e é incentivado. Por meio deles, novas ideias vão surgindo e os alunos entram em contato direto com novos pontos de vista, exercitando sua empatia e aprendendo perspectivas diferentes para um mesmo fato.

9. Resolução rápida de problemas

Além de auxiliar no desenvolvimento de um pensamento próprio e fora do senso comum, o teatro ajuda na resolução rápida de problemas e no fortalecimento do raciocínio lógico, sendo uma ótima ferramenta até mesmo para pessoas que trabalham em áreas investigativas e das ciências exatas.

Isso ocorre, na maior parte das vezes, por conta da improvisação requerida em muitas aulas. Além disso, o aluno entra em contato íntimo com as emoções humanas, observando situações por ópticas completamente novas e aprendendo a lidar com experiências que jamais viveria no mundo real.

Gostou de conhecer algumas das principais habilidades de teatro e seus benefícios para o dia a dia dos alunos que comparecem às aulas teatrais? Com o desenvolvimento dessas características, fica muito mais fácil se relacionar com outras pessoas e conseguir oportunidades profissionais cada vez melhores!

Quer aprender cada vez mais sobre comportamento, teatro e artes em geral? Então, assine nossa newsletter! Dessa forma, você ficará por dentro de todas as novidades e receberá os conteúdos publicados diretamente em seu e-mail. Até a próxima!

    Quer aprender a se comunicar melhor? Receba nossas dicas:

    Sem comentários

    Cancelar