Mas, afinal, quais são as habilidades ensinadas no teatro que auxiliam, desde cedo, no futuro sucesso profissional de crianças e adolescentes?

Descubra 9 habilidades desenvolvidas pelo seu filho no teatro

Além de benéficas para indivíduos de todas as faixas etárias, desenvolvendo características essenciais para as relações pessoais, as aulas de teatro são também indicadas para quem quer ser bom profissional. Isso inclui, obviamente, as crianças, que têm seu desenvolvimento potencializado de maneira positiva com a atividade.

As artes cênicas mexem diretamente com as emoções daqueles que a estudam, ensinando o praticante a lidar de forma mais inteligente com as próprias emoções e abordando os preceitos da empatia, por exemplo. Por isso, as aulas de teatro são indicadas até mesmo para quem não aspira uma carreira na área.

Mas, afinal, quais são as habilidades ensinadas no teatro que auxiliam, desde cedo, no futuro sucesso profissional de crianças e adolescentes? Como a educação lúdica pode contribuir para esse fim? Continue a leitura e descubra por que essas aulas podem mudar a vida de seu filho para a melhor!

1. Estímulo da inteligência

Em primeiro lugar, falaremos sobre o papel do teatro no estímulo da inteligência. Não é incomum encontrar pessoas que acreditam que as aulas dessa arte envolvam apenas fantasias e o mundo de faz-de-contas.

Embora a imaginação e a criatividade sejam fortemente incentivadas durante as aulas, outras capacidades cognitivas (como a memorização, o raciocínio lógico e a resolução de problemas) também são trabalhadas por meio da leitura, interpretação e debates sobre as obras estudadas.

2. Desenvolvimento da autoestima

Quando falamos na palavra autoestima, é muito comum que o nosso primeiro pensamento seja mais voltado para o senso estético. No entanto, estar em dia com essa característica vai muito além de se sentir bem com a sua imagem no espelho (ainda que isso conte bastante).

De forma resumida, a autoestima pode ser definida como o carinho por si mesmo. Em um ambiente profissional, essa é uma característica fundamental, já que o trabalhador precisa ter confiança em seu valor para conquistar oportunidades cada vez melhores no emprego.

3. Promoção do autoconhecimento

Outra habilidade muito ligada à inteligência emocional é a que chamamos de autoconhecimento. Como o próprio nome já indica, essa capacidade diz respeito ao conhecimento que temos de nós mesmos.

Por mais que isso pareça simples, nem todas as pessoas sabem muito bem quem são ou o que desejam fazer de suas vidas. O teatro trabalha isso diariamente durante as aulas, ajudando o aluno a fazer escolhas mais sensatas e a saber exatamente quais são os seus pontos fortes e fracos.

4. Melhora das habilidades sociais

Em nosso dia a dia profissional, precisamos lidar com pessoas de diferentes culturas, criações, personalidades e características. Por isso, é fundamental dominar as habilidades sociais e ter jogo de cintura para evitar conflitos, inimizades e discussões desnecessárias no ambiente de trabalho.

Felizmente, as aulas de teatro auxiliam o aluno a lidar melhor com suas próprias emoções e a se socializar melhor com outros indivíduos, facilitando as relações pessoais nos mais variados ambientes.

5. Aprendizado do trabalho em equipe

Ainda falando sobre as habilidades sociais, podemos citar outra competência importante aprendida nas aulas de teatro que auxilia as crianças a se tornarem bons profissionais no futuro: o trabalho em equipe.

Como sabemos, nenhum homem é uma ilha — e precisamos nos relacionar com colegas e figuras de autoridade em nosso dia a dia. Por isso, trabalhar em equipe sem dificuldades e conseguir produzir com qualidade em grupos é essencial para qualquer funcionário de sucesso.

6. Redução da timidez

Antes de mais nada, é importante ressaltar que a timidez não é uma característica negativa e que precisa ser eliminada, mas um traço de personalidade como qualquer outro. No entanto, ser excessivamente tímido pode ser muito prejudicial em situações sociais ou no ambiente profissional.

Por conta disso, é importante aprender a controlá-la e mantê-la em um nível saudável, de modo em que ser tímido não traga prejuízos no desempenho do trabalho ou faça com que a voz do indivíduo não seja ouvida.

No teatro, a timidez é muito trabalhada e os alunos aprendem a lidar com essa característica, se tornando mais abertos e sociáveis.

7. Desenvolvimento da empatia

Em poucas palavras, a empatia pode ser definida como a habilidade de se colocar no lugar do próximo, pensando como ele e simpatizando com suas dores e alegrias. No dia a dia de um ator ou aluno de artes cênicas, essa capacidade é constantemente trabalhada por meio da interpretação e do contato com pessoas diferentes.

Para ser um bom profissional, é necessário ser empático com as necessidades de seu público, de seus clientes, de seus colegas e de seus superiores. Essa capacidade é ainda mais importante para pessoas que trabalham em posições de poder e que precisam liderar.

8. Aumento da capacidade de liderança

Complementando o tópico anterior, podemos mencionar o desenvolvimento da liderança. Até o presente momento, é muito provável que você já tenha compreendido como o teatro ajuda no fortalecimento dessa importante característica para o ambiente profissional.

Alunos que fazem teatro aprendem a trabalhar em equipe, desenvolvem sua autoestima e se tornam mais empáticos. Eles são, portanto, líderes bastante controlados e justos, que conseguem construir um ambiente de trabalho muito mais harmônico e produtivo.

9. Incentivo da criatividade

Por fim, falaremos sobre uma característica fundamental para qualquer emprego: a criatividade. Hoje em dia, muito se fala sobre a importância da inovação. No entanto, esse conceito não é nada novo, já que apenas chegamos onde estamos atualmente em nossa sociedade graças aos gênios criativos.

Embora crianças sejam naturalmente criativas, é indispensável que essa habilidade seja constantemente estimulada. As aulas de teatro, então, contam com o ambiente perfeito para dar asas à imaginação, e os alunos são encorajados a deixar aflorar o que há de mais criativo dentro deles.

Agora que você já sabe como o teatro pode ajudar no desenvolvimento do seu filho, não perca tempo e procure uma escola de teatro para iniciar os estudos das artes cênicas. Aqui vai a dica de uma excelente escola! Até a próxima!

    Quer aprender a se comunicar melhor? Receba nossas dicas:

    Sem comentários

    Cancelar