Afinal, quem pode fazer teatro?

Afinal, quem pode fazer teatro?

Você já viu uma peça teatral? Se sim, ótimo! Este post vai lhe interessar! Caso ainda não tenha visto, quero te contar algumas coisas interessantes sobre o teatro. De absurda importância cultural, as artes cênicas estão cada vez mais ganhando espaço e importância. O acesso às informações que um dia já foi restrita, hoje está cada vez mais acessível para todos que buscam os inúmeros benefícios desta arte tão importante.

No entanto, ainda é preciso desmistificar alguns pontos e permitir que mais pessoas conheçam está linda arte e assim possam se beneficiar.

Quer saber mais sobre os benefícios das aulas de teatro e descobrir se essa é uma boa atividade para você? Continue a leitura!

O que é o teatro?

É um dos tipos de arte mais antigos. Suas origens remontam do início do próprio nascimento da comunicação entre os homens. A ação dramática nasceu na Grécia no século VI A.C, como resultado de festas em homenagem ao deus Dionísio.

A palavra tem origem do grego ??????? (théatron), cujo significado é ‘’ver algo’’. O verbo, no entanto, não está ligado ao ato de simplesmente enxergar alguma coisa: seu sentido é muito mais amplo e tem relação com os sentimentos experimentados ao assistir o desenrolar de determinada situação.

Por isso, o teatro é muito mais do que a representação de cenas do cotidiano. Ele é uma arte que ativa todos os nossos sentidos e dá asas à imaginação, se tornando uma experiência única e especial para os atores estudantes, e também para os espectadores.

Quais são os ensinamentos da arte teatral?

Os aprendizados do teatro estão intimamente ligados ao coração e às emoções, podendo ser vistos como a representação do espírito humano. Cada peça conta uma história diferente e, consequentemente, desperta sensações diversas naqueles que a assistem, que também são estendidas aos que fazem parte do elenco e produção.

Por conta da diversidade de histórias e experiências, estar envolvido em atividades teatrais é um ótimo modo de amadurecer o desenvolvimento pessoal. As aulas são extremamente divertidas, mas também despertam uma reflexão profunda sobre o mundo em todos os estudantes, favorecendo o autoconhecimento, consciência e empatia.

Além disso, o teatro é uma ótima ferramenta para a promoção de diversas habilidades, como a oratória, inteligência emocional, comunicação não verbal, criatividade e a capacidade de liderança.

Quem pode fazer teatro?

A maioria das pessoas acreditam que as aulas de teatro existem apenas para “poucos escolhidos”. Isto não é verdade! Todos aqueles que sonham em se tornar atores ou atrizes, todos que buscam o teatro para perder a timidez, ajuda profissional, desenvolvimento pessoal e desenvolver habilidades tais como comunicação e criativade podem fazer teatro. O teatro é uma arte inclusiva e todas as pessoas podem se beneficiar com a prática.

Como já mencionamos, a arte teatral pode contribuir — e muito — para desenvolver diversas habilidades e qualquer momento de vida. Por isso, qualquer um pode comparecer às aulas e tirar proveito delas: crianças, jovens, adultos e, por que não, idosos também.

O desenvolvimento pessoal é um fator imprescindível para ser bem-sucedido em diversas áreas. Tanto socialmente como profissionalmente. Além disso, o teatro possibilita o contato com diferentes vivências e histórias que ampliam o leque cultural e artístico.

O ambiente teatral é repleto de pessoas de várias raças, origens, classes sociais e gêneros, sendo uma ótima maneira de exercitar a empatia e conhecer um pouco mais sobre a diversidade dos seres humanos.

Além dos benefícios sociais, os âmbitos acadêmicos e corporativos também saem ganhando com as aulas de teatro. Pessoas mais tímidas podem encontrar um equilíbrio com essa prática, e até mesmo executivos conseguem ver uma melhora em sua capacidade de liderança e na desenvoltura ao falar e lidar com os clientes.

Quais são os benefícios das aulas?

Já deu para perceber que literalmente qualquer pessoa pode ser favorecida com as aulas de teatro, não é mesmo? Mesmo assim, vamos conversar um pouquinho mais sobre as suas inúmeras vantagens. Confira!

Melhora as capacidades de comunicação e oratória

Você tem dificuldades em apresentar trabalhos na escola? Comandar aquela reunião no trabalho lhe aterroriza? Gostaria de se sentir mais valorizado quando fala com as pessoas? Ou até mesmo, você fala algo e as pessoas entendem outra coisa diferente do que você disse? Não se desespere: isso tem solução!

Em primeiro lugar, precisamos deixar claro que a timidez não é necessariamente um problema — ela é apenas um traço de personalidade, como qualquer outro. Na verdade, muitos atores são verdadeiramente tímidos em seu dia a dia.

No entanto, quando exagerada, ela pode prejudicar nossas relações sociais e o desempenho escolar e profissional. Com o teatro e seus professores, mestres na comunicação e no desenvolvimento de diálogos, essa questão pode ser devidamente trabalhada e resolvida.

Mas, mesmo para quem já tem uma boa oratória a prática teatral tem a capacidade de potencializar e muito o poder de comunicação. As aulas de teatro desenvolvem a comunicação de forma prazerosa e sem restrição.

A comunicação bem feita exerce grande influência sobre as pessoas. Por isso, buscar potencializar este requisito é benéfico a todos!

Traz mais consciência e confiança corporais

Não é incomum ter a impressão de estarmos presos em nossos próprios corpos. A tensão do dia a dia e as amarras criadas pela sociedade nos ensinam a ser contidos e não expressar o que sentimos por meio de gestos.

A longo prazo, isso pode ser muito prejudicial, causando até mesmo danos para a saúde. No teatro, a expressão corporal é incentivada e os ‘’tiques nervosos’’ são resolvidos. Mais desenvoltura para você!

Diminui os níveis de estresse

Alguns profissionais da área da saúde consideram o estresse como uma grande epidemia mundial. Ele é o responsável pelo surgimento de diversas doenças e contribui muito para a queda na qualidade de vida das pessoas. Que tal utilizar o teatro para se livrar deste mal?

Além da promoção do relaxamento corporal e de auxiliar no controle da timidez, as aulas podem ser uma boa válvula de escape para o caos do dia a dia. Cenas de teatro são uma ótima forma de desenvolver e ajudar na expressão de sentimentos que não costumamos falar sobre. Isto nos humaniza. Requisito super importante para a sociedade.

Desenvolve a profundidade emocional

O desenvolvimento pessoal é um dos principais pilares do teatro. A prática permite que emoções íntimas sejam acessadas e permite que nós possamos nos fortalecer cada vez mais. Além disso, nos tornamos mais empáticos e tolerantes com as diferenças.

No entanto, outras habilidades também são estimuladas, como a imaginação e a criatividade. Em um mundo controlado pela tecnologia, pensar criativamente, saber fazer novas conexões pode ser um diferencial em qualquer área de atuação.

Melhora o rendimento acadêmico e profissional

Pegando o gancho da imaginação, podemos falar um pouco sobre como o teatro auxilia nos rendimentos na escola e no trabalho. Como dissemos, pensar ‘’fora da caixinha’’ pode ser um grande diferencial e trazer ótimas oportunidades.

Também podemos mencionar que a confiança adquirida, e si mesmo, nas aulas, trazem muitas vantagens, e que pontos como o trabalho em equipe e a solução criativa de problemas também são exercitados nos encontros.

Além disso, o teatro possui requisitos como foco, concentração e além de exercitar um espírito sempre jovem e uma mente sã. Se você quer desenvolver mais estas competências, fique tranquilo: tudo isso pode ser trabalhado e poderá ser aplicado ainda mais para todas as áreas da sua vida.

Possibilita o surgimento de novas amizades

Por fim, e muito importante, dar uma chance ao teatro pode contribuir com um dos maiores bens que podemos ter: amigos. A grande diversidade de pessoas envolvidas possibilita novas amizades e contatos.

Sem contar que, com todos os benefícios sociais citados, fica muito mais fácil ter jogo de cintura para engatar conversas. Você se torna uma pessoa muito mais interessante. Assim, poderá cultivar melhor os relacionamentos, certo?

Como podemos ver, teatro é tudo de bom! E o melhor: não existem restrições sobre quem pode fazer teatro, já que essa é uma arte extremamente democrática e acolhedora, que encontra um jeitinho de beneficiar a todos. O que você está esperando? Partilhe com seus amigos!

    Quer aprender a se comunicar melhor? Receba nossas dicas:

    Sem comentários

    Cancelar