Arte e vida, quando combinadas, podem nos tornar mais criativos, um recurso que é indispensável para se desenvolver tanto pessoal quanto profissionalmente.

Arte e vida: 6 lições de arte para o dia a dia

Arte e vida, quando combinadas, podem nos tornar mais criativos, um recurso que é indispensável para se desenvolver tanto pessoal quanto profissionalmente. Você já parou para pensar nos ensinamentos que as artes trazem para seu dia a dia?

Os benefícios são inumeráveis e, por isso, separamos as seis maiores lições que podem ser aprendidas da arte, além de explicar como tirar melhor proveito delas. Continue a leitura e confira!

1. Não julgue

Uma das características mais fascinantes da arte é que não existe certo ou errado, mas sim perspectivas diferentes. Pense, por exemplo, em uma exposição de pinturas e os diferentes significados que um mesmo quadro pode possuir. Portanto, não julgue caso você encontre uma pessoa que pense diferente de você.

Sabemos como pode ser difícil manter a serenidade em um ambiente hostil, mas é exatamente nessas horas que é preciso trabalhar a empatia. Atividades artísticas — como o teatro — são uma ótima ferramenta para trabalhar a tolerância e o respeito em relação aos sentimentos das pessoas.

2. Pesquise, estude e se desenvolva

Para que qualquer projeto dê certo, é necessário realizar uma pesquisa para organizar melhor suas ideias e descobrir como colocá-las em prática. Nas artes, isso não é diferente. Um artista plástico, por exemplo, busca referências para desenvolver suas esculturas e, então, aprimorar suas técnicas.

Portanto, anote suas ideias em uma planilha, em um caderno ou em um quadro (como preferir) e utilize as informações adquiridas para se inspirar e buscar saídas para a alcançar seus objetivos.

3. Aprenda com as suas experiências

Uma das maiores lições que a arte e a vida nos ensinam, é que a prática e um contínuo aprendizado, levam à perfeição. Se você pensa que todos os pintores e atores famosos começaram fazendo sucesso, não se engane! Aprimorar a técnica é essencial para qualquer artista ou profissional.

Portanto, se você possui alguma dificuldade como falar em público e se expressar, tomar decisões com segurança ou de se socializar, continue sempre tentando e aprenda com suas experiências!

Fazer aulas de dança e de teatro pode ser uma ótima maneira de perder a timidez e fazer amizades.

4. Cause grandes efeitos com pequenas mudanças

As práticas artísticas, principalmente o teatro, trabalham com o desenvolvimento de diversas habilidades. Com o tempo, as mudanças em seu comportamento aparecerão de maneira tão natural que as pessoas perceberão antes mesmo que você se dê conta.

Vejamos a um exemplo simples: ao se tornar uma pessoa mais empática, reconhecer e respeitar os sentimentos daqueles que o cercam, fica mais fácil resolver conflitos e até evitá-los. Muitos desentendimentos poderão ser resolvidos por meio de uma conversa simples.

Dessa maneira, suas relações interpessoais ganharão mais valor e as pessoas passarão a lhe enxergar com maior respeito e confiança, o que é essencial para crescer profissionalmente e ter uma carreira mais sólida.

5. Saiba expressar o que não pode ser dito

O teatro desenvolve não somente sua expressão oral, como também a corporal. Sua postura diz muito sobre quem você é e, ao interpretar um personagem no palco, você poderá transmitir emoções por meio de seus gestos e expressões faciais.

Além disso, como há um contato maior com seus sentimentos, será mais fácil encontrar palavras para explicar algo que, antes, parecia inexplicável. Com as atividades artísticas, você pode aprender novos vocabulários e formas de ver a vida, o que lhe ajudará a desenvolver seu potencial cognitivo e criativo.

6. Sinta-se no controle

Na medida em que for desenvolvendo suas potencialidades você perceberá várias vantagens. Se conhecer melhor, ter mais segurança na tomada de decisões, desenvolver sua confiança pessoal, são alguns exemplos de como a arte pode te ajudar a se sentir no controle. Conhecer a si, é um processo essencial para seu desenvolvimento como pessoa, em todas as áreas de sua vida.

Gostou do nosso post? Você já passou por alguma experiência marcante com uma atividade artística ou tem mais dúvidas sobre as lições de arte e vida? Conte para a gente nos comentários!

Formas de lidar melhor com as emoções

Next Article

Formas de lidar melhor com as emoções

    Quer aprender a se comunicar melhor? Receba nossas dicas:

    Sem comentários

    Cancelar