Aulas de teatro: como aprender a atuar?

Aulas de teatro: como aprender a atuar?

Aprender a atuar está diretamente relacionado a importância da arte na vida das pessoas, por isso as aulas de teatro torna-se essenciais para aqueles que tem interesse.

Ter a interpretação como ofício exige conhecimentos específicos e certas responsabilidades, que vão além do simples fato de amar a profissão.

É claro que ser apaixonado pelo que se faz vai ajudar muito. Mas além disso, é preciso muito estudo, dedicação e disciplina. Muitas vezes, é preciso, inclusive, persistência, força de vontade e perseverança.

Continue lendo e saiba por onde começar para aprender a atuar:

Passos iniciais de quem quer aprender a atuar

Parece um pouco de exagero, mas não é. Dar vida a um personagem requer dedicação e muita preparação. Não somente para aprender os textos, como também para atuar de forma natural e verdadeira.

A naturalidade é algo importante que será aprendido durante as aulas de teatro, que podem ter duração de até 3 anos para o curso profissionalizante e 4 anos para a faculdade de Artes Cênicas.

Nesse sentido, além de se matricular em um curso de teatro, para ser um bom profissional é preciso ir além. O comprometimento fora da sala de aula implica, por exemplo, assistir a peças teatrais, gostar de estudar e ler bastante, não ter medo de arriscar, entre outros requisitos básicos para seguir nessa carreira.

Mas, sem sombra de dúvidas, o não menos importante é saber atuar, não é mesmo? Esse com certeza deve ser o principal objetivo de quem busca aulas de teatro.

Por isso, continue lendo e veja algumas dicas que preparamos para você.

Quatro dicas para aprender a atuar nas aulas

Para desenvolver uma boa atuação, você precisa dominar algumas técnicas que apesar de básicas, são essenciais para o desempenho de um bom trabalho. As mesmas são ensinadas nas aulas de teatro com a ajuda de um professor.

Veja quatro dicas que separamos aqui para você:

1 – Leia a peça muitas vezes para aprender a atuar

Parece óbvio, até porque para se apropriar das falas do personagem você vai precisar ler a peça muitas vezes. Mas, aí é que está o grande diferencial, nunca ache que já estudou o bastante, porque você sempre pode aprender algo diferente a cada nova leitura.

Por isso, além de ler a peça muitas vezes, conheça profundamente o universo do seu ator, o contexto em que foi escrita e sua linguagem. Agindo assim, com certeza será muito mais fácil vivenciar as circunstâncias de seu personagem e, mesmo que na hora da cena você fique nervoso, o trabalho não será prejudicado, pois você se dedicou antes e se sentirá mais seguro para improvisar.

2 – Pratique muito

Para aprender a atuar é preciso praticar. Comece treinando com peças curtas ou roteiros simples, para entendê-los com mais facilidade. Quando já tiver separado os fatos ou acontecimentos mais importantes do texto, experimente algumas ações sem utilizar a peça ou o roteiro! Procure também improvisar as situações usando as suas próprias palavras. Caso a peça tenha mais de um personagem, chame um amigo para improvisar com você, assim o diálogo sairá de forma mais natural, e você vai se acostumando com a atuação em grupo.

3 – Crie perguntas e respostas sobre o personagem

Para esse exercício, vale também a dica anterior e mais, entre de cabeça no projeto. Isso pode parecer simples, mas o ajudará de sobremaneira na hora de vivenciar as circunstâncias do personagem.

4 – Descubra o que move o personagem

O ator precisa saber qual o principal objetivo do personagem na na peça para que consiga representar com verdade. Por isso, é importante gostar de estudar, lembra que citamos isso no começo do artigo? Porque isso sempre estará presente nessa profissão. Enquanto estuda o texto, aproveite para pensar no que você faria no lugar do personagem. Essa é uma dica de ouro, pois é muito mais fácil representar a partir de si mesmo do que de outra pessoa. Dê vida ao personagem, experimentando segundo o seu objetivo.

Achou difícil ou é exatamente o que pensava sobre aprender a atuar?

Sete dicas para ajudar a decorar textos

Aprender a atuar envolve também, aprender o texto. Por isso, separamos 7 dicas rápidas. Veja:

  • Leia e releia
  • Entenda seu texto
  • Fale o texto com as suas palavras
  • Se aproprie de algumas falas do texto
  • Experimente algumas ações
  • Improvise as situações do texto
  • Relaxe!

Os benefícios das aulas de teatro

Além de aprender a atuar, o teatro proporciona inúmeros benefícios, tanto para o corpo quanto para a mente, além disso a dedicação do aluno torna-se essencial.

Entre os principais benefícios dessa modalidade, estão:  melhora de concentração, memória, aperfeiçoamento da leitura, aguaça a criatividade, desenvolvimento de habilidades relacionadas a empatia.

Além desses e outros inúmeros benefícios, há outras características não menos importantes, que farão toda a diferença na carreira desse profissional.

9 benefícios do teatro para sua vida pessoal e profissional

Next Article

9 benefícios do teatro para sua vida pessoal e profissional

Os benefícios do teatro proporcionam aos alunos o desenvolvimento de habilidades que os auxiliam em todos os cenários da vida.

    Quer aprender a se comunicar melhor? Receba nossas dicas:

    Sem comentários

    Cancelar