Quer conhecer um pouco mais sobre a autonomia na infância e todos os benefícios trazidos pelo desenvolvimento dessa habilidade? Continue a leitura

Autonomia na infância: benefícios de desenvolver e como o teatro vai ajudar

Poucas pessoas conhecem os benefícios do desenvolvimento da autonomia na infância. Para muitos, incentivar seus pequenos a serem independentes pode ser um grande desafio, por medo de que esse tipo de atitude traga alguma aspecto negativo.

No entanto, precisamos ter em mente que a autonomia não significa, de maneira alguma, deixá-los sem supervisão ou completamente sozinhos. De modo geral, essa habilidade apenas trabalha a autoconfiança e faz com que a criança se torne cada vez mais segura de si.

Quer conhecer um pouco mais sobre a autonomia e todos os benefícios trazidos pelo desenvolvimento dessa habilidade? Continue a leitura e descubra como o teatro ajuda as crianças a serem mais independentes e quais são as vantagens disso!

O que é autonomia?

A palavra autonomia tem origem do grego antigo e significa, em tradução livre, ‘’autogoverno’’ ou até mesmo ‘’autolegislação’’. Como podemos perceber por meio dessa definição, essa habilidade está intimamente relacionada à capacidade que os indivíduos detêm de agir de acordo com seus próprios valores, ideais e interesses.

Quando analisada por um viés mais psicológico, a autonomia é composta de um conjunto de habilidades e atitudes, que incluem a capacidade de raciocinar, apreciar diferentes pontos de vista e debater com os outros de maneira respeitosa. Para fazer essas coisas, a pessoa autônoma deve ter um senso de autoestima e autorrespeito, além de respeitar o próximo simultaneamente.

Por isso, tanto o autoconhecimento quanto a empatia são extremamente importantes para que a autonomia possa ser plenamente executada e bem aproveitada pelos indivíduos e toda a sociedade.

Quais são os benefícios da autonomia para o desenvolvimento das crianças?

Agora que já conhecemos a definição correta de autonomia e sabemos do que ela se trata, que tal ficarmos por dentro de algumas das principais vantagens que o desenvolvimento desse tipo de habilidade traz para as crianças? Confira algumas delas a seguir.

Mais confiança

A autonomia está intimamente relacionada com a confiança. Como vimos na definição dessa palavra, uma pessoa autônoma é aquela que pensa por si e realiza as suas atitudes com base naquilo que acredita.

Para defender os pontos de vista e levar uma vida com base em suas convicções, o indivíduo precisa ter muita segurança e confiança em si mesmo. Por isso, trabalhar a autonomia cria pessoas mais críticas e confiantes, mas, ao mesmo tempo, tolerantes e respeitosas com a opinião do próximo.

Mais responsabilidade

Muitas pessoas da geração atual sofrem com a falta de responsabilidade. Muitos atribuem isso ao modo como as crianças foram criadas nas eras mais recentes, superprotegidas e tendo tudo ‘’sempre à mão’’. Por conta disso, trabalhar a autonomia é fundamental para desenvolver um maior senso de responsabilidade.

A responsabilidade está sempre relacionada à organização e capacidade de ter um bom controle de suas próprias atitudes. Pessoas responsáveis são sempre priorizadas em cargos e vagas, além de isso ser um incrível diferencial para a vida acadêmica e pessoal de qualquer indivíduo.

Desenvolvimento cognitivo

O desenvolvimento cognitivo está ligado às habilidades como memorização, dialética e muitas outras que são absolutamente essenciais para a vida em sociedade e para as interações que nela acontecem. Mas, afinal, como a autonomia na infância pode se relacionar com essa questão?

O ponto é que muitas dessas habilidades são desenvolvidas no dia a dia, com as atividades que realizamos e como interagimos com o mundo ao nosso redor. Pessoas autônomas conseguem realizar tais atividades com maior facilidade, e crianças com essa característica exploram o mundo com muito mais confiança.

Maior conscientização

A conscientização é, assim como as outras citadas no decorrer de nossa conversa, fundamental para a vida em sociedade. Pessoas conscientes tomam decisões mais acertadas em uma democracia, além de muitas outras vantagens.

Por isso, trabalhar a autonomia é também trabalhar a empatia, fundamental para nos tornar mais conscientes dos problemas do mundo e mais corajosos para enfrentá-los, nos posicionando e realizando mudanças gradativas que beneficiam a todos.

Mais autoconhecimento

Como ter independência e autonomia sem antes conhecer a si mesmo? Da mesma maneira, o inverso ocorre e todas essas características caminham juntas, se complementando. Portanto, pessoas autônomas e independentes conhecem a si mesmos de maneira muito mais profunda.

Saber exatamente quais são os seus valores, ideais e opiniões é crucial para o desenvolvimento da autonomia, que fará com que você caminhe e trilhe o seu caminho baseado naquilo que quer e acredita.

Como o teatro empodera o desenvolvimento da autonomia na infância?

Algumas circunstâncias sociais podem nos ajudar a ser mais autônomas e outras podem minar a autonomia. Para desenvolver essas habilidades e atitudes, uma pessoa precisa da oportunidade de considerar alternativas significativas, tanto oportunidades de ação quanto formas de pensar sobre o que é importante.

Isso depende do diálogo entre as pessoas: muitas vezes aprendemos sobre nós mesmos por meio das respostas dos outros; é mais fácil reconsiderar nossos valores quando ouvimos as razões de outros e encontramos novas formas de olhar o mundo. Tudo isso está ligado à autonomia, já que nossas ações sempre causarão impactos na sociedade e na vida dos outros.

Nesse contexto, a educação lúdica e o teatro se tornam extremamente importantes, pois trabalham todas essas habilidades simultaneamente. As artes cênicas atuam diretamente no desenvolvimento humano, promovendo um estudo completo e aprofundado sobre as situações sociais, inclusive na infância.

Dessa forma, é possível fazer com que os pequenos se divirtam, trabalhem suas habilidades cognitivas e, ao mesmo tempo, aprendam a lidar com outros seres humanos, tendo mais empatia. Assim, eles também passam a conhecer mais sobre si mesmos, com o autoconhecimento, e desenvolvem a autonomia e a independência de maneira progressiva, incorporando tais características em sua personalidade.

Como podemos perceber, a autonomia na infância é extremamente importante para o desenvolvimento ao longo prazo, sendo uma habilidade crucial para todas as fases da vida. Por isso, trabalhá-la precocemente traz inúmeros benefícios para a vida adulta, podendo inclusive ser um excelente diferencial na hora da inserção no mercado de trabalho, além de melhorar a vida pessoal.

Gostou deste artigo? Confira mais informações sobre os benefícios de aulas de teatro para crianças!

    Quer aprender a se comunicar melhor? Receba nossas dicas:

    Sem comentários

    Cancelar