Como se desligar um pouco do estresse e levar a vida de forma mais leve e saudávell.

Como aliviar o estresse? 4 dicas para viver mais tranquilo

Batimentos cardíacos acelerados, insônia e uma ligeira sensação de mal-estar são sintomas que estão diretamente ligados à sobrecarga de tarefas e ao esgotamento emocional. Na correria do dia a dia, nem sempre é fácil saber como aliviar o estresse.

Quando sofremos com esse esgotamento, nosso corpo libera mais cortisol, o que inibe a produção de serotonina — hormônio responsável pela sensação de bem-estar.

Neste artigo, separamos 4 dicas básicas que podem ajudar você a se desligar um pouco das pressões diárias e a levar a vida de forma mais leve e saudável. Vamos lá?

1. Faça exercícios físicos

Essa é a recomendação mais ouvida, não é mesmo? A razão para isso está relacionada ao fato de que quando você sobrecarrega o seu corpo e os seus músculos, o estresse mental é aliviado.

Nesse momento, as endorfinas — substâncias que agem como analgésicos naturais e ajudam a melhorar o humor — também são liberadas.

Ao incluir uma atividade física em sua rotina, todos os benefícios serão rapidamente sentidos, inclusive a melhora considerável na qualidade do seu sono. Dessa maneira, você passará a dormir bem melhor e terá mais disposição para cumprir tarefas tanto em casa quanto no trabalho.

2. Pratique meditação

Acredite, meditar não é uma tarefa tão difícil quanto dizem ser — e, muito menos, significa não pensar em nada, até porque isso é para quem já pratica estágios bem avançados. O prática da meditação consiste em você sentar por alguns minutos por dia e apenas observar os seus pensamentos, sem fazer julgamentos ou analisá-los.

Um grande diferencial dessa prática é que ela não só libera o estresse acumulado, mas também previne o estresse futuro. Meditar lhe ajuda a lidar melhor com as suas emoções, bem como a controlá-las, ou seja, ganha-se mais estabilidade e maturidade emocional.

Somado a isso, você exercita a expansão da sua consciência. Uma sincronização maior entre os seus pensamentos e acontecimentos do cotidiano – as chamadas “coincidências” passam a acontecer com mais frequência. Assim, será mais fácil encontrar soluções para os seus problemas e agir com mais criatividade em sua rotina.

3. Ouça músicas que lhe fazem bem

Apesar de ser uma dica óbvia, a música é algo que vai muito além do entretenimento por si só. Esse hobby auxilia no relaxamento — o que facilita a diminuição de dores pelo corpo causadas pela tensão — e estimula a memória, trazendo benefícios tanto para sua saúde física quanto mental.

A música também pode auxiliar na concentração e é uma ótima maneira de embalar os exercícios físicos, tornando-os mais fáceis e prazerosos, já que desviará sua atenção da dor, da fadiga e do cansaço.

Quando estiver mais irritado, procure ouvir canções mais calmas, como as instrumentais, para evitar que fique ainda mais agitado.

4. Desconecte-se

Esse é um ponto essencial entre todas as recomendações sobre como aliviar o estresse. Com o avanço da tecnologia, muitas vezes fica difícil colocar o celular de lado, não responder e-mails, além da tentação de estar disponível a qualquer momento ser ainda maior.

O ideal é utilizar a internet somente para o que for necessário, já que a longa exposição ao excesso de informações e a sobrecarga de trabalho estão diretamente ligadas ao estresse. Por isso, desligue os dispositivos eletrônicos, pelo menos, uma hora antes de se deitar e tenha um sono tranquilo.

Um grande benefício de se desconectar um pouco mais é poder aproveitar melhor o seu dia e as pessoas de seu convívio. O contato pessoal também é um fator que alivia bastante as pressões cotidianas, além de ser muito importante para a sua evolução, já que aprendemos, o tempo todo, com o próximo. Você também pode pensar em alternativas, como o teatro, que lhe proporcionem prazer e estimulem a sua criatividade.

E então, curtiu as dicas de como aliviar o estresse? Aproveite para acompanhar o nosso conteúdo também no Facebook!

    Quer aprender a se comunicar melhor? Receba nossas dicas:

    Sem comentários

    Cancelar