Mas afinal, quais são as vantagens que a criatividade traz para as crianças? O estímulo dessa habilidade pode auxiliar na vida adulta dos pequenos?

Como estimular a criatividade do seu filho? Veja estas 4 dicas!

Para você, seu filho pode ser considerado criativo? Muitos pais não sabem como estimular a criatividade infantil, adequadamente, ou não conhecem a importância do incentivo dessa característica, acreditando que as crianças são criativas por natureza.

Embora isso seja parcialmente verdadeiro, é inegável que a criatividade, assim como outras habilidades, deve ser incentivada para que ocorra um desenvolvimento completo e o domínio dela. Uma criança que vive sem estímulos tende a perder, pouco a pouco, a sua capacidade imaginativa.

Mas afinal, quais são as vantagens que a criatividade traz para as crianças? O estímulo dessa habilidade pode auxiliar na vida adulta dos pequenos? E, mais importante, como podemos incentivar o desenvolvimento criativo de nossos filhos? Confira a resposta para essas perguntas a seguir!

O que é a criatividade?

Não existe uma definição exata para o que é a criatividade. Essa habilidade pode ter definições diversas, que dependerão muito do ponto de vista e das experiências daquele que a explica.

No entanto, de modo resumido, é possível dizer que ela é uma habilidade que caracteriza pessoas que buscam ideias para a criação de novas coisas. Ela está intimamente ligada à percepção, à observação e até mesmo à autoestima das pessoas.

Embora seja desenvolvida naturalmente durante a infância, a criatividade precisa ser estimulada por meio de elogios, de atividades e do ambiente em que a criança está inserida. Dessa forma, o potencial criativo é ativado e levado para toda a vida.

Quais são os benefícios trazidos por essa habilidade?

Para os mais céticos e práticos, a criatividade pode ser vista como perda de tempo. Por muito tempo, os “sonhadores” foram vistos como pessoas que não estavam à altura de grandes nomes das ciências exatas. O que poucos sabem, no entanto, é que muitos gênios foram extremamente criativos e apaixonados pelas artes.

A criatividade auxilia no desenvolvimento psicológico e emocional, em vários graus diferentes. Crianças criativas são mais maduras emocionalmente, mais independentes e descobrem o mundo a partir de óticas completamente diversas. Confira algumas das vantagens trazidas pelo estímulo dessa característica:

  • facilidade na comunicação;
  • independência;
  • coragem;
  • ambição;
  • menores níveis de estresse;
  • facilidade em resolver problemas;
  • empatia;
  • autoconhecimento;
  • inteligência emocional;
  • raciocínio lógico;
  • inovação;
  • concentração;
  • memorização.

Como podemos ver, ser uma pessoa criativa auxilia em diversas áreas de nossas vidas. Por isso, incentivar a criatividade nas crianças as torna muito mais capazes para enfrentar o mundo, além de colocá-las em vantagem no mercado de trabalho, já que essa característica é hoje vista como um grande diferencial para os colaborados e lideres em geral.

Como estimular a criatividade das crianças?

Felizmente, o estímulo da criatividade em crianças não é nenhum bicho de sete cabeças.  Os pequenos são naturalmente imaginativos e só precisam de um pequeno empurrão de seus pais e familiares para desenvolver essa habilidade de forma saudável e completa. Confira algumas dicas para facilitar essa tarefa.

1. Elogie a criança

A construção da autoestima é fundamental para que crianças continuem exercitando sua criatividade. Por isso, sempre ofereça elogios para suas criações e mostre que elas são capazes.

2. Forneça o ambiente adequado

Florescer a criatividade em um ambiente ‘’pobre’’ é bastante complicado. Felizmente, é fácil fazer o enriquecimento ambiental para que os pequenos possam criar. Deixe materiais, como papéis e lápis de cor sempre à mão, além de fornecer brinquedos como blocos de montar. Não é necessário gastar muito para isso!

3. Participe e incentive

As crianças veem nos adultos o espelho daquilo que precisam ser. Por isso, seja participativo e mostre interesse. Faça sessões de teatro de fantoches, leia para seu filho e escreva histórias com ele. É uma ótima oportunidade de criar momentos em família!

4. Procure atividades enriquecedoras

Por fim, matricular a criança em atividades que estimulam a criatividade é uma ótima maneira de auxiliar nesse processo. Práticas como a dança ou teatro infantil são excelentes alternativas!

Gostou de saber como estimular a criatividade de seu filho? Agora que você já conhece todos os benefícios trazidos por essa habilidade e sabe como incentivá-la, não perca tempo e comece desde já a trabalhar essa característica!

Conhece alguém que também tem filhos pequenos? Então, que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais para que outras famílias conheçam os benefícios da criatividade e saibam como estimulá-la entre as crianças.

 

    Quer aprender a se comunicar melhor? Receba nossas dicas:

    Sem comentários

    Cancelar