Para que a voz de um ator transmita a emoção necessária, é importante ter uma boa entonação. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para que você possa melhorar sua voz.

Como melhorar a entonação de sua voz

A voz é uma ferramenta extremamente importante para um ator. É com ela que ele passará as emoções de seu personagem, repetirá o texto que passou tantas horas decorando e irá contracenar com outros atores, ou fazer o seu monólogo.

Para que a voz de um ator transmita a emoção necessária, é importante ter uma boa entonação. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para que você possa melhorar sua voz.

Relaxe sua voz

A voz, quando relaxada, deixa as palavras mais claras e articuladas, facilitando tanto para os atores que estejam contracenando com você como para o público, que compreenda aquilo que você está dizendo.

Para relaxar sua voz, um bom exercício é treinar a nasalização. Para isso, basta apoiar dois dedos sobre o nariz, sem pressioná-lo, imitando sons de abelha com a boca fechada, por cerca de um minuto.

Faça trava-línguas

Os trava-línguas são excelentes exercícios para melhorar a entonação da voz, pois trabalham a articulação da língua e dos músculos da boa, impedindo que você inverta sílabas ou emende o fim de uma palavra com o começo de outra, por exemplo.

Para fazer esse exercício, basta repetir, em voz alta, frases com trava-línguas, sempre que possível aumentando o ritmo da interpretação.

Aposte nos movimentos faciais

Como são realizados de forma automática, os movimentos faciais que executamos durante a fala contribuem para alimentar vícios de pronúncia. Esses vícios prejudicam a entonação de nossa voz e dificultam que outros ouvintes compreendam o que estamos dizendo.

Para melhorar a entonação e prevenir o surgimento desses vícios de pronúncia, uma boa alternativa é realizar exercícios que exageram esses movimentos, como abrir mais a boca, inclinar o rosto ou mover mais a língua. Esses exercícios devem ser realizados por meia hora, sempre durante a leitura dos textos.

Exercite a pronúncia das sílabas

Para melhorar ainda mais a entonação de sua voz, e gerar mais empatia com o público, um bom exercício envolve a pronúncia das sílabas. Para isso, é importante pronunciar, pausadamente e em sequência, sílabas como “mua”, “mué”, “as”, “pra”.

Treine a respiração

A respiração é outro ponto importante para quem deseja melhorar a entonação de sua voz. Por isso, treiná-la ajuda muito nesse processo. Um tipo de exercício que pode favorecer a respiração é trabalhar o diafragma.

Cuidados com a voz

Além de realizar os exercícios e treinos que indicamos aqui, um ator deve sempre cuidar de sua voz.

Atitudes como evitar consumir produtos muito quentes ou muito gelados, não se expor a temperaturas extremas, evitar o fumo e sempre aquecer a voz antes de entrar em cena é importante para evitar surpresas desagradáveis.

Outros cuidados importantes com a voz envolvem beber bastante água durante todo o dia, descansar (tanto o corpo quanto a voz) e fazer uma alimentação saudável.

Além de ser um instrumento de trabalho para os profissionais das artes, a voz é uma forma de comunicação com o mundo exterior. Cuidar para que ela esteja sempre bem é importante em todos os sentidos

    Quer aprender a se comunicar melhor? Receba nossas dicas:

    Sem comentários

    Cancelar