O improviso é uma habilidade das mais importantes nas relações sociais e no mercado de trabalho.

Como o teatro ajuda na improvisação das situações no dia a dia

Além de pontos como a desenvoltura e a comunicação, o teatro é um grande aliado no desenvolvimento da improvisação. Aqueles que se exercitam nessa área têm maior facilidade em lidar com situações inusitadas, com o inesperado, e assim, criar soluções mais interessantes e criativas para elas!

Mais do que a atuação em si, o alcance dessa forma de arte é muito mais amplo, e tem o poder de afetar nossas experiências diretamente fora dos palcos.

O improviso é uma habilidade das mais importantes nas relações sociais e no mercado de trabalho. Tudo que é feito sem prévios combinados e sem preparação requer o bom uso dessa aptidão. E quantas coisas acontecem no nosso dia a dia que são inesperadas, não é mesmo? Descreveremos neste post de que maneiras o teatro pode ajudá-lo nas situações do cotidiano! Vamos lá?

Adapte-se ao novo e inesperado

Viver é lidar com mudanças continuamente. Apesar dos nossos desejos de estabilidade, isso não é o que ocorre na maior parte do tempo. As pessoas mudam, novas relações são feitas e desfeitas e a sociedade em si está sempre se reorganizando também.

Sendo assim, podemos perceber que aqueles que conseguem se adaptar melhor têm uma vivência muito mais prazerosa e descomplicada. Somos muito mais mutáveis do que imaginamos, e o teatro está aí para nos ensinar e ajudar com isso.

Aqueles que se agarram às suas supostas características da personalidade, o que é perfeitamente normal e corriqueiro no ser humano, têm muito mais problemas em lidar com o novo. Essa rigidez tende a criar situações com mais atrito diante do inesperado e do diferente.

É uma dificuldade pela qual muitos de nós passamos, mas o aprendizado do trabalho do ator, além de ser divertido, ajudará diretamente a lidar com tais questões e desconstruí-las. A novidade costuma ser ameaçadora e angustiante, especialmente em nós mesmos. O teatro nos ensina que é possível se reinventar, assumir outras formas e evoluir dentro dessa multiplicidade.

Tenha maior prontidão nas respostas

Ao enfrentarmos novas situações, mesmo que fictícias, descobrimos mais sobre o outro e sobre nós mesmos. Somos testados em experiências inéditas constantemente no teatro, o que melhora bastante nossa capacidade de resposta.

Além disso, o exercício teatral é como uma partitura de ações: é necessário que haja uma interação e um “jogo” bem estabelecido entre os atores para que a peça aconteça. Essa prática torna uma pessoa muito mais responsiva, que sabe enxergar muito melhor o seu entorno e a reagir com prontidão quando necessário.

Estimule a originalidade

A originalidade é um fator desenvolvido naturalmente com a experiência da atuação. As aulas nos fazem reinventar constantemente aquilo que temos como confortável e conhecido.

Vivemos em uma sociedade massificada; portanto, quem tem originalidade é muito valorizado pelo mercado de trabalho e pela sociedade. Aqueles que se recusam a aceitar a diferença e propagam sempre os mesmos modelos de vida como legítimos terão cada vez mais dificuldades. Entrar em contato com o teatro é romper com tais paradigmas e buscar conforto no novo e disruptivo.

Saiba que é possível aprender com o teatro a usar a originalidade a seu favor, seja no cotidiano de uma empresa, ou mesmo para lidar com os conflitos interpessoais em busca de saídas que verdadeiramente favoreçam você.

Lide melhor com situações de crise

Associamos crises a um momento de despreparo e falta de estabilidade. Como apontamos, o teatro nos demonstra a transitividade das coisas. A partir desse conhecimento, é possível dar respostas mais eficientes e adequadas para os problemas.

Uma escola de atuação estimula a criatividade para construir saídas inteligentes e te tornar apto a enfrentar as adversidades da vida.

Agora ficou mais evidente como o teatro ajuda na improvisação, certo?! Vivenciar essa arte são formas saudáveis de se desenvolver enquanto indivíduo e obter ganhos em diversas áreas de sua vida.

Viu como aprender a improvisar pode te fazer crescer? Siga-nos nas redes sociais e aprenda ainda mais sobre o assunto! Estamos no Facebook

    Quer aprender a se comunicar melhor? Receba nossas dicas:

    Sem comentários

    Cancelar