Como orientar a imaginação e criatividade na infância ao sucesso?

O desenvolvimento do mundo infantil se dá por meio de pensamentos abstratos que, com o passar do tempo, se definem melhor e influenciam na formação de uma identidade dentro da sociedade. Esse é um dos principais motivos que apontam para a importância do estímulo da imaginação e criatividade na infância.

Ambas precisam ser trabalhadas nas crianças, para que juntas possam contribuir para o desenvolvimento artístico, técnico e científico no futuro dos pequeninos.

Neste post, entenda porque incentivar a imaginação e a criatividade dos filhos é fundamental para qualquer atividade de criação em todos os campos da vida.

Imaginação e criatividade no desenvolvimento da personalidade

É por meio da imaginação que as crianças, por exemplo, criam seus amigos imaginários, personagens fantasiosos com os quais conversam, brigam e brincam. Aliás, isso é completamente normal e faz parte do processo de desenvolvimento infantil.

Muitos pais se preocupam com o fato de o filho ter esses amigos imaginários, mas a realidade é que deveriam se preocupar e prestar atenção se a criança não tem amigos reais. Nesse caso, há um problema de relacionamento interpessoal, que poderá prejudicar a infância e o futuro da criança.

O fato é que tudo aquilo que ela conseguir assimilar poderá ser usado para orientar sua imaginação e criatividade rumo ao sucesso. Por exemplo, os contos de fadas contribuem não apenas para o aperfeiçoamento desses aspectos, como também para que a criança aprenda a se socializar e a ter uma percepção de mundo mais ampla.

É claro que isso também ajuda na formação de identidade e independência da criança. Com o objetivo de aproveitar a imaginação em termos de orientação, podemos criar uma série de ações envolvendo brincadeiras que identifiquem áreas e profissões ou o desenvolvimento de talentos e aptidões, como o lado teatral. É por isso que uma escola de teatro é uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento criativo das crianças.

Conforme apontamos, tudo pode ser aproveitado. Ao fantasiar que é um arqueólogo, por exemplo, a criança poderá dizer que quer se tornar um. Esse é o momento para que elas sejam introduzidas de maneira sensível na necessidade dos estudos.

Com isso, os pais ou responsáveis estarão contribuindo para uma percepção melhor, do ponto de vista da criança, em relação ao mundo real.

É importante considerar que uma coisa depende da outra. Crianças que tem pouca imaginação também são pouco criativas. No momento de agir podemos nos perguntar se a criança está na idade correta. Aqui, voltamos ao início do artigo: se ela consegue assimilar algo, use isso!

Jogos, vídeos, desenhos animados, histórias criadas com ajuda da criança e até aquela caixa de papelão que ela adora brincar, tudo isso e muito mais são ferramentas para o desenvolvimento da criatividade e da imaginação.

Imaginação e criatividade na infância x reprodução dos modelos

Chegamos a um ponto muito sensível. É comum que haja a preocupação e a necessidade de orientar a imaginação da criança para que ela seja usada em seu desenvolvimento. Entretanto, algo que muitas vezes é deixado de lado é o fato que, justamente devido à capacidade imaginativa, a criança reproduz ou cria modelos.

O que isso quer dizer? Simples, se os pais brigam muito, nada mais natural do que a criança reproduzir essas atitudes em suas fantasias. Quando isso acontece não é tão difícil que esse modelo negativo e agressivo também seja aplicado em brincadeiras com outras crianças.

Por outro lado, não podemos nos esquecer de que o faz de conta sadio não apenas contribui para a sua formação intelectual, como também é uma grande fonte de prazer para a criança.

O importante mesmo é participar ativamente desse processo na infância, seja na ida para a escola, os minutos dentro do carro ou na hora do banho. Cada momento pode ser aproveitado para o desenvolvimento e para o estreitamento dos laços afetivos.

A imaginação e criatividade na infância nunca devem ser desprezadas, afinal, o futuro das nossas crianças depende delas. Gostou deste post? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e veja o que eles pensam sobre tudo isso!