Como trabalhar em um teatro?

A princípio, engana-se quem pensa que trabalhar em teatro é apenas atuar. O ensino da arte vai muito além das disciplinas e atividades de interpretação. As dinâmicas desenvolvem as habilidades cognitivas, físicas emocionais e sociais dos alunos. E além disso as disciplinas teóricas dão um panorama sobre a história do teatro e as atuações nos bastidores.

Você quer trabalhar em teatro? Então vem conhecer as diferentes frentes de atuação e confira algumas dicas importantes para se tornar um profissional de sucesso!

O Perfil de um profissional de Teatro

Ouve-se muito falar que a timidez é uma característica que não pode existir em cima dos palcos. Mas isso não é totalmente verdade. Pois muitos atores declaram ser tímidos e reservados

Então, um ator pode sim ser tímido!

Pois, tudo na vida é uma questão de aprendizado, e também se expressar com o corpo e com as palavras em cena.

Com as atividades das aulas de teatro, o aluno vai aprendendo a ser mais espontâneo, bem como a se desprender das amarras do julgamento. E, dessa forma, consegue aos poucos driblar a sua timidez.

Outra característica do trabalho em teatro é a capacidade de realizar tarefas em equipe. Um espetáculo não acontece sozinho, nem mesmo com uma pessoa só. Por trás, nos bastidores, existe uma equipe, e cada profissional tem as suas responsabilidades. Portanto, é extremamente importante aprender a trabalhar em conjunto.

A rotina de um profissional do teatro

A interpretação é apenas uma das muitas atribuições que um profissional de teatro pode ter.

A princípio, uma vez formado em teatro, o profissional pode escolher diferentes áreas de atuação. Essa escolha vai determinar a rotina de trabalho do profissional.

Nos palcos ou nas coxias, a profissão inclui:

Interpretação;

Cenografia (construção de cenários);

Direção;

Dramaturgia (escrever peças de teatro);

Dublagem;

Figurino e indumentária;

Iluminação;

Sonoplastia;

Produção;

Aulas em instituições privadas;

Ensino e pesquisa.

A rotina de um profissional de teatro, portanto, varia bastante, de acordo com a área que ele escolhe para atuar.

Dicas para quem quer trabalhar em teatro

Para trabalhar com teatro é preciso estudar. Além disso, é importante passar por todos os estágios da formação acadêmica ou técnica, enriquecendo a bagagem cultural e cultivando novos conhecimentos.

Para se profissionalizar, existem cursos técnicos ou escolas profissionalizantes de teatro e cursos superiores em universidades.

Nas universidades, o curso de artes cênicas pode ser tanto o bacharelado quanto a licenciatura, ambos com duração de quatro anos e ensino que vai além da atuação. Assim, os cursos universitários exploram aprendizados de direção, de espetáculos, dramaturgia e crítica teatral. 

Dessa maneira, algumas escolas técnicas de teatro também oferecem formação que vai além da interpretação, preparando profissionais para trabalhar com iluminação ou produção teatral.

Dependendo da área que você pretende trabalhar, apenas um curso universitário não é o suficiente. Portanto, pode ser necessário realizar uma pós-graduação ou uma especialização.

Dicas para atuar na área

Dessa maneira, para seguir carreira artística é preciso um pouco mais do que formação na área. Também é preciso mais do que paixão e dedicação.

O que mais é preciso então? Viver a arte como um todo e em seu dia a dia! Veja cinco dicas para quem sonha em trabalhar com teatro:

Frequente o teatro

Além disso, para ser um bom profissional de artes cênicas, um dos principais pilares é mergulhar no universo. Ir bastante ao teatro e ver peças de tipos variados, com diferentes trabalhos de composição.. Quanto mais referências visuais e sonoras você tiver, mais vai estimular a sua criatividade.

Atualize-se

Como já dissemos, estudar e pesquisar faz a diferença! Além de fazer um bom curso profissionalizante ou universitário, é importante acompanhar os cadernos de artes dos jornais, ler romances e assistir a filmes. O profissional de teatro é, a todo o momento, desafiado a se manter atualizado e usar a sua imaginação. Portanto, é fundamental saber o que acontece no mundo e, principalmente, no universo artístico.

Arrisque-se

Acredite, o erro, no teatro, não existe. Por se tratar de um processo de criação e expressão humana, toda experiência leva ao aprendizado e ao crescimento. Por isso, não tenha medo de se arriscar e de se entregar às descobertas.

Observe

A observação é uma habilidade importante para os atores, porque sua imaginação precisa sempre ser estimulada. Suas próprias experiências de vida também são essenciais para se evitar os padrões de atuação ou clichês. Tenha sempre os olhos bem abertos e busque novas e significativas experiências.

Não desanime

Assim como em outras profissões, a carreira no teatro exige estudo e empenho. Mesmo diante das adversidades, não desanime. Com persistência, você vai alcançar seus objetivos.

Agora que sabemos como trabalhar em teatro. O que acha de começar suas aulas o quanto antes? Entenda aqui como funciona o curso iniciante de teatro.