A comunicação oral é a pedra angular do desenvolvimento da civilização humana. Para entender melhor os benefícios que o teatro pode trazer para você!

Comunicação oral: entenda a importância e saiba como desenvolvê-la com o teatro

A comunicação oral é a pedra angular do desenvolvimento da civilização humana. Ainda que a linguagem não verbal tenha sido um ponto de guinada extremamente importante no desenvolvimento, foi a partir da língua falada e da expressão que se começou a construir as relações e o aprendizado.

Por isso, saber se expressar oralmente é muito importante para qualquer pessoa. E a capacidade de se comunicar não tem correlação direta com ser introspectivo ou extrovertido, mas sim com a habilidade de transmitir a informação da melhor maneira possível, entre aquilo que se pensa e sente.

Afinal, há pessoas que falam muito, mas se comunicam mal. E há aqueles que falam pouco, mas são excelentes comunicadores. O importante é que a mensagem saia do emissor para o receptor com o mínimo de ruído possível em estado fluido. Em outras palavras, seja o mais compreensível e interessante possível.

A timidez e a dificuldade em expressar pensamentos, sentimentos e conhecimento podem atrapalhar muito de quem precisa falar em público. Mas existem diversas formas de lidar com esse problema, sendo uma das mais completas a atividade teatral.

Para entender melhor a importância de se comunicar bem e os benefícios que o teatro pode trazer para você, continue acompanhando nosso artigo!

Por que se comunicar bem?

Muitas pessoas acreditam que comunicar-se bem é um talento natural que abre muitas oportunidades na vida pessoal e profissional. Embora a segunda parte seja verdadeira, a comunicação é, como toda habilidade, possível de ser aprendida e aprimorada. São diversos os motivos para investir no desenvolvimento dessa habilidade. Veja!

Melhoria das relações interpessoais

Faz parte da sabedoria popular, além de ser conselho de todo e qualquer especialista em terapia e psicologia, que a base de qualquer relacionamento interpessoal bem-sucedido é a comunicação. Logo, aprender a expressar-se devidamente garante uma melhor chance de relacionar-se com sucesso, quer seja no campo afetivo, que seja no campo profissional.

A falta de comunicação, ou comunicação deficiente, é a maior causa de problemas nas relações interpessoais. Desenvolver essa habilidade para saber, inclusive, o momento de ouvir, a hora de falar e como se expressar pode ser o grande diferencial que fará os relacionamentos progredirem.

Progressão na carreira

Existe uma diferenciação importante entre os caçadores de talentos e os gestores de recursos humanos entre as hard-skills e as soft-skills. As hard-skills são o núcleo duro das habilidades requeridas para uma determinada vaga, como ter conhecimento em direito, saber fazer análise estatística etc. Já as soft-skills são habilidades comuns, valorizadas em qualquer vaga, como organização e comunicação.

Portanto, independentemente da carreira escolhida, a comunicação é um valor agregado que interessa a qualquer empresa ou instituição, quer seja em relação aos empregados que estão no mesmo nível hierárquico quer seja em relação aos superiores ou subordinados.

Aumento da autoestima

A boa comunicação oral ajuda a elevar a autoestima. Isso porque a pessoa aprende a lidar melhor com o outro e consigo mesma, ao saber transparecer suas emoções. Como a comunicação é uma via de mão dupla, fica mais fácil compreender a outra pessoa, colocar a vida em perspectiva e ser mais empático.

Facilidade em conquistar objetivos

Quem sabe o que quer e dizer isso de forma clara tem um caminho mais fácil na conquista de seus objetivos profissionais e pessoais. Fica mais fácil explicar o que se deseja e formular esse anseio, o que dá uma visão mais completa e prática. Além disso, a boa comunicação é a chave para uma melhor convivência em todos os aspectos da vida — o que também ajuda no crescimento pessoal e profissional.

Como o teatro pode ajudar?

Dentre as atividades possíveis para melhorar a comunicação, o teatro é a que trabalha mais áreas de maneira profunda e duradoura. Isso porque, nele, a comunicação se dá em todos os âmbitos possíveis: verbal, não verbal e corporal. Ao ensaiar e encenar uma personagem, o ator ou atriz adquire um profundo desenvolvimento pessoal que vão ajudá-los a melhorar a comunicação oral.

Melhora a dicção

Dentro da parte de oratória, o teatro ajuda a melhorar a dicção com exercícios e acompanhamento de atores profissionais nos cursos ministrados. Afinal, a dicção na atividade teatral é extremamente importante e deve ser precisa. Dizer as palavras com clareza é uma importante parte da comunicação oral.

Ensina a projeção da voz

Quando em uma peça, a pessoa que encena precisa ser ouvida em todo o auditório, sem, no entanto, gritar. Isso se chama projeção de voz e exige treino e conhecimento. A projeção de voz tem aplicabilidades diversas, em palestras, carreiras jurídicas, reuniões, atendimento e outras várias profissões.

Desenvolve a capacidade argumentativa

O teatro desenvolve a concentração, a imaginação e o improviso. Afinal, ler, entender, decorar e lidar com um roteiro em cena exige todas essas habilidades. Essas são as mesmas habilidades exigidas quando se fala em capacidade argumentativa. Assim sendo, a atividade teatral ajuda na argumentação, que, por sua vez, é uma das aplicações diretas da boa comunicação oral.

Amplia o vocabulário

Ao ter contato com os mais diversos temas, por meio dos roteiros e das peças, desenvolve-se igualmente o vocabulário. Interpretar profissões diferentes, pessoas de outros países, outras idades e épocas acaba trazendo para o ator esse conhecimento agregado.

O domínio da língua dá maior segurança na hora da comunicação, o que aumenta essa habilidade. Também desenvolve áreas importantes da mente e o pensamento rápido. Ou seja, o aumento do vocabulário auxilia, inclusive, na própria argumentação.

Controla a timidez

Outra vantagem do teatro é que ele lida diretamente com o público. Assim, é possível romper a barreira da timidez, da vergonha e conseguir se colocar diante de uma plateia para representar um papel. Isso pode ser aplicado nos círculos sociais, no trabalho, em conferências e toda sorte de situações em que se tenha que lidar com audiência.

Em suma, para pessoas cuja comunicação oral está atrapalhando o desenvolvimento pleno de suas vidas, seja nas relações pessoais seja no emprego, procurar por um curso de teatro pode ser exatamente o que está faltando.

Não perca mais tempo. Descubra essas e outras possibilidades que a atividade teatral tem para você. Bem vindo a bordo! Fale conosco agora mesmo!

O ingresso no curso iniciante de teatro vai colaborar com a expressão da sua identidade. Ter essa liberdade para ser você mesmo é essencial.

    Quer aprender a se comunicar melhor? Receba nossas dicas:

    Sem comentários

    Cancelar