Confira 5 dicas para ser feliz e viver bem com você mesmo

Confira 5 dicas para ser feliz e viver bem com você mesmo

Nos tempos atuais, a felicidade parece ser algo inatingível. Estamos tão absortos em nossos problemas que é difícil avistar a luz ao fim do túnel em meio ao caos do dia a dia. No entanto, com algumas dicas para ser feliz é possível deixar a rotina mais leve e prazerosa.

Pessoas que cultivam a alegria tendem a ser muito mais saudáveis e bem-sucedidas, afinal, possuem mais energia e disposição para realizar os afazeres com qualidade, além de terem uma visão mais otimista e facilidade em resolver problemas.

Mas, afinal, o que é ser feliz e como podemos alcançar esse sentimento? É sobre isso que vamos falar adiante. Confira e entenda!

O que é ser feliz?

A definição de felicidade é algo pessoal que pode mudar de acordo com as experiências e a sensibilidade de cada um. Normalmente, uma pessoa é definida como feliz caso ela experimente frequentes emoções positivas, como a alegria e o interesse por atividades.

Ela também está relacionada com os sentimentos de satisfação e apreciação pela vida, nos quais os indivíduos vivenciam a ansiedade pelo que está por vir e costumam fazer planos.

O que fazer para ser feliz?

A conquista da felicidade não vem com um manual, contudo, algumas dicas podem ser realmente valiosas para essa busca. Conheça algumas delas.

1. Aceite emoções negativas

De acordo com Tal Ben-Shahar, professor na Universidade de Harvard e especialista em psicologia positiva, o primeiro passo para alcançar a felicidade é se abrir para as emoções dolorosas, que fazem parte do dia a dia de todas as pessoas.

Embora possa parecer um tanto quanto paradoxal, o ato de nos permitir a tristeza faz com que fiquemos mais abertos às emoções positivas, além de nos ensinar a lidar melhor com os problemas enfrentados ao longo da vida.

2. Pense positivo

Isso pode parecer clichê, mas o pensamento positivo ainda é uma das chaves para a conquista da felicidade. Não é a situação em si, mas sim a forma como respondemos à esta. Agir frente as “situações problema” de forma mais leve e com foco na resolução torna a solução menos complicada. Diferentemente, de quem tem por hábito tornar a situação ainda mais pesada. Provavelmente, se complicará ainda mais.

Outra forma de exercitar o otimismo é se lembrar de agradecer com mais frequência. Fazer da gratidão um hábito é um dos meios de inserir a positividade no dia a dia. Tente ser grato por pequenas coisas e, se necessário, mantenha um diário para anotar os pontos positivos de cada dia.

3. Faça algo que você ame

Encontrar atividades prazerosas é imprescindível para aqueles que querem ser felizes. Tais práticas ajudam a liberar hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, além de serem capazes de expandir o círculo social e o número de experiências agregadoras de conhecimento.

Entre as boas opções de hobbies produtivos podemos citar a prática de aulas de teatro, extremamente enriquecedoras para qualquer indivíduo, e os cursos de idiomas ou instrumentos musicais. Essas atividades nos auxiliam a melhorar como seres humanos, estimulando o conhecimento por novas culturas e ampliando o desenvolvimento emocional.

4. Passe um tempo com pessoas queridas

Nós somos seres extremamente sociais e precisamos de contato com outras pessoas para nos sentirmos mais plenos. Relacionamentos de qualquer natureza — familiares, românticos ou de amizade — devem ser cultivados com carinho e muito zelo.

Reserve um tempo para aqueles que você ama. Agende reuniões, almoços e passeios e una o útil ao agradável. E lembre-se: a distância não é desculpa. Hoje em dia, com a tecnologia, é possível manter laços estreitos mesmo quando não estamos geograficamente próximos.

5. Não se cobre tanto

Você costuma se sentir extremamente consciente de si mesmo? Acredita que todos estão lhe olhando e julgando o tempo todo? Esses são sintomas clássicos de cobrança excessiva e, na maior parte das vezes, quem mais nos cobra somos nós mesmos.

É importante ter em mente que é impossível alcançar a perfeição e que expectativas surreais podem minar o seu desempenho em diversas áreas. Relaxe e dê o seu melhor!

Embora seja difícil mensurar a felicidade, seguir as dicas para ser feliz é um modo prático de perceber que se sentir bem consigo não é impossível. Comece a mudar seus hábitos e dê o primeiro passo em direção a uma vida mais completa!

E você? O que lhe faz feliz? Compartilhe suas dicas com a gente deixando um comentário!

Cinco dicas importantes para melhorar a concentração.

Next Article

5 dicas importantes para melhorar a concentração

    Quer aprender a se comunicar melhor? Receba nossas dicas:

    Sem comentários

    Cancelar