Veja a série de benefícios que o teatro pode oferecer para as crianças, auxiliando em seus desenvolvimentos pessoais.

Confira agora 5 importantes habilidades que o teatro desenvolve nas crianças

As diversas atividades culturais e esportivas desempenham um importante papel no desenvolvimento integral do ser humano. Quando praticadas ainda na infância, contribuem para o progresso da inteligência inter e intrapessoal, o fortalecimento da coordenação motora, a formação da inteligência emocional, a percepção das regras, o respeito à diversidade e, talvez a mais marcante, a inserção da criança em um ambiente propício à autoexpressão.

Apesar de as aulas teatrais serem uma boa opção para qualquer faixa etária, é comum que muitos pais, desejosos de proporcionarem aos seus filhos as condições necessárias para um mais potente desenvolvimento social, optem pela série de benefícios do teatro ainda quando crianças. Veja a seguir as principais vantagens da prática.

1. Ensina a perceber e lidar melhor com as emoções

Durante o aprendizado teatral a criança desenvolve, à medida que evolui, a capacidade de perceber e lidar melhor com às emoções e acessar, também, caminhos para expressá-las. Não se pode manifestar ou trazer à consciência um sentimento que não se consegue nomear. Dessa maneira, são notórios os benefícios que as aulas de teatro proporcionam ao fator emocional.

De acordo com Daniel Goleman, que desenvolveu um extenso trabalho sobre a inteligência emocional, tal condição se apoia primordialmente em 5 habilidades:

  • o autoconhecimento emocional, definido pela capacidade de reconhecimento das próprias emoções mediantes aos estímulos externos;
  • o autocontrole, que utiliza as informações recolhidas pela autopercepção para decidir como quer e deve reagir em cada situação, ponderando a mensagem que se deseja transmitir e a que é esperada socialmente;
  • a automotivação, que coloca as emoções a serviço de objetivos específicos, sem permitir que as limitações impeçam o avanço dos intentos definidos;
  • a capacidade de ler as emoções de outros indivíduos, que cresce à medida que se trabalha o conhecimento sobre as próprias emoções, por isso, o desconhecimento do seu papel e influência social implica, também, em uma capacidade precária de leitura dos outros;
  • e a interação social, que se manifesta por um comportamento seguro em interagir com outras pessoas a partir da leitura da sua linguagem corporal e, consequentemente, do fornecimento de respostas adequadas.

Nota-se, então, que a inserção no processo teatral e o desenvolvimento da capacidade de atuar da criança atinge diretamente os fatores listados acima. Para alguém tímido, em um primeiro momento, a tarefa é vivenciar o teatro, simultaneamente, enquanto sujeito atuante e observador do seu próprio processo emocional interno, conforme se expõe ao aprendizado dessa arte.

2. Estimula a criatividade

Graças aos inúmeros adereços que compõem a atividade teatral, performances como essas estimulam a criatividade de diversas maneiras. Por exemplo, o desenvolvimento da autonomia para elaboração do texto da peça, busca por figurinos adequados, imersão histórica, trilha e efeitos sonoros ou linguagem corporal, que se busca desenvolver de acordo com o contexto ou a sondagem das diversas emoções que são vivenciadas pelos personagens.

A combinação de todos esses elementos cria um ambiente rico e propício ao desenvolvimento simultâneo de diversas habilidades, bem como estimula o pensamento criativo de maneira autônoma. Outro fator notável é a ampliação do repertório cultural, uma vez que o indivíduo é apresentado a um universo literário e artístico abundante.

3. Combate a timidez

Um dos grandes benefícios do teatro é a possibilidade de corrigir problemas de interação social e timidez. Devido à exposição gradual e controlada às atividades iniciais de consciência corporal, ocorre um silencioso, mas perceptível, processo individual em que a criança se descobre como um sujeito atuante e tem a oportunidade de explorar a sua influência no ambiente que ocupa por meio de diversas linguagens.

A ampliação da consciência corporal e emocional traz maior segurança para com a própria imagem, o que se evidencia na melhoria da interação social e na capacidade de improvisar criativamente no palco e na vida. Apesar de ser um processo natural, há que se considerar a natureza individual desse trabalho de autoconsciência e que cada criança apresentará o seu ritmo de evolução.

4. Contribui para a formação do caráter

Outro benefício do teatro é que o contato com essa arte também contribui para a consolidação de valores como o respeito à diversidade, ao espaço e os sentimentos do outro e a compreensão da subjetividade que é inerente às emoções humanas.

Dessa maneira, não se pode deixar de citar o benefício do entendimento e o respeito às regras definidas e aos outros participantes, aprendizado absorvível tanto por meio de atividades culturais quanto por meio de atividades esportivas.

Comportamentos infantis nocivos ao bem-estar geral, como a falta de disciplina e a agressividade, também podem ser atenuados com a prática teatral, uma vez que esta assuma o seu papel de ferramenta pedagógica e consolide a transmissão de valores essenciais para uma convivência comunitária harmoniosa.

5. Aumenta o traquejo social

A capacidade de improvisar em diversas situações também é um dos benefícios do teatro, já que depende da utilização de recursos já consolidados e vivenciados pelo indivíduo. Isso significa que quanto maior for a exposição às situações teatrais em que haja a liberdade de improvisação, maior é, também, o traquejo social.

Devido à relação estabelecida entre a exposição que ocorre no meio teatral e a facilidade de lidar com situações inesperadas do dia a dia, pode-se compreender a dificuldade de pessoas tímidas em enfrentar ocasiões sociais corriqueiras como, por exemplo, estabelecer um diálogo com um desconhecido ou interagir com os colegas de estudos e trabalho.

Isso ocorre devido aos aparatos de sobrevivência social construídos pela timidez, que buscam restringir o máximo possível as situações em que há desconforto ou a vivência de cenários emocionalmente incômodos.

A dificuldade em se sentir seguro na própria pele, transmitir mensagens e reagir adequadamente diante de outras pessoas pode ser trabalhada no teatro, já que ali o propósito de todos é o mesmo e, do ponto de vista da pessoa tímida, é um ambiente mais flexível e libertador

Para finalizar a reflexão sobre os benefícios do teatro durante a infância, destacamos a definição da pedagoga Neirimar Cerqueira: “As atividades de expressão libertam a personalidade pela espontaneidade e formam-na pela cultura. As atividades artísticas permitem que a criança se expresse ficando claros seus sentimentos, as suas frustrações e ansiedades, mantendo um clima geral de liberdade e respeito.”

Agora que você já sabe os importantes benefícios do teatro para as crianças, entre em contato conosco e tire todas as dúvidas sobre as aulas de teatro!

Pois então, o que as pessoas não sabem é que, para ter uma boa preparação, para poder se tornar um Youtuber de sucesso, um grande aliado pode ser o teatro.

Next Article

Quer ser Youtuber? O teatro vai te ajudar!

    Quer aprender a se comunicar melhor? Receba nossas dicas:

    Sem comentários

    Cancelar