Neste artigo, vamos contar alguns ganhos que podem ser obtidos por meio das aulas de atuação, para que você entenda os benefícios do teatro.

Conheça 3 dos principais benefícios do teatro para sua vida

O teatro é um lugar de aprendizado constante e experimentação, trazendo retornos positivos de diversas ordens. Quem já teve essa experiência sabe que os benefícios são inúmeros. Trata-se de um investimento pessoal que fará você desenvolver em muito suas habilidades sociais.

Neste artigo, vamos contar alguns ganhos que podem ser obtidos por meio das aulas de atuação. Abordaremos cada deles em detalhes para que você entenda os benefícios do teatro. Continue a leitura!

1. Redescubra quem você é

O teatro é algo que está intimamente ligado à construção da identidade e da personalidade. De certa forma, podemos ver nossa identidade por meio dele. Mais do que isso, podemos ver também que somos aquilo que não pensávamos para ir além, e assim, descobrir novos potenciais até então desconhecidos.

Nesse caso, não se trata de descobrir uma verdade fundamental ou essência do indivíduo. A grande sacada dessa experiência pode ser, justamente, o contrário disso. Compreender que não precisamos ser pessoas completas e perfeitas, mas que de uma forma prazerosa, podemos construir saídas positivas em cima dessas percepções.

O jogo teatral também aponta, ao longo do processo, para máscaras que usamos socialmente e pode levar a entender que, por trás de todas elas, talvez não exista um identidade fixa. O nosso ego é algo mais difuso do que imaginamos, é mais uma ficção de uma coerência do que uma identidade fixa e sólida.

O tempo inteiro estamos nos reinventando e tendo de se adaptar às mudanças ao redor, muitas vezes inconsciente e nem mesmo percebemos isto. O que pode ser difícil para muitos, pode ser mais fácil  quando temos um terreno de experimentação para isso.

2. Conheça uma forma de arte milenar e atual

A história da humanidade acompanha a história do teatro. Mesmo em sociedades distintas, sem contato entre si, é possível encontrar a encenação, que em muitos lugares se confundia com a própria religiosidade do grupo.

Essa tradição que atravessa os séculos é uma forma importante de entender a nós mesmos e a sociedade em que vivemos. Consumir e produzir teatro constrói outras perspectivas, necessárias sobre a realidade. É um exercício que traz a reflexão, a crítica, a desconstrução e também o divertimento, é claro.

Muitas das histórias que conhecemos e amamos da cultura popular têm origem no teatro, ou mesmo são uma releitura de peças célebres. Por que não entrar em contato com as fontes originais dessas histórias?

Além disso, é possível também conhecer muitos clássicos importantes da literatura e dramaturgia, e outros tantos textos modernos que contribuem para o desenvolvimento da nossa cultura. Alias são estes textos clássicos os grandes reveladores da identidade humana.

3. Desenvolva habilidades de comunicação

Um campo fértil para ser desenvolvido com o teatro é o da comunicação interpessoal. Além das peças em si, você também terá a chance de fazer nas aulas ótimos exercícios que envolvem a forma como nos expressamos e comportamos nas relações. No sentido mais amplo, você aprenderá técnicas sobre movimento, vocalização, expressão corporal etc.

Um motivo recorrente para os alunos buscarem essa formação é o trabalho com a timidez. E realmente funciona. Converse com algum amigo que tenha feito aula de teatro.

No teatro a prática é constante e necessária para o contínuo desenvolvimento. O estudante de teatro, assim como o profissional, está em constante aprimoramento pessoal.

Como você pôde ver, os benefícios do teatro são verdadeiramente impactantes na trajetória de uma pessoa. É uma vivência transformadora, que tem o potencial de te fazer crescer intelectualmente e emocionalmente.

Aposto que agora você vê o teatro com outros olhos, não é mesmo? Se você se interessou pelo assunto, veja também essa outra discussão sobre a  importância da criatividade no mercado de trabalho!

Separamos os detalhes de como se tornar um dos melhores aqui! Vamos lá?

Next Article

Dicas para ser um ator profissional

    Quer aprender a se comunicar melhor? Receba nossas dicas:

    Sem comentários

    Cancelar