Dançar e cantar é fundamental para a minha carreira?

Atuar é usar seu corpo para passar uma mensagem. É entrar em outras vidas, emprestando sua pele para caracterizar personagens, conhecer novas culturas, vivenciar outras realidades.

Para isso, o ator precisa explorar todas as competências. Precisa saber mover seu corpo muito bem, e usar sua voz para dar vida aos personagens que interpreta. Daí a necessidade de aprender novas habilidades.

Quando assistimos filmes, séries e peças de teatro costumamos ver atores passeando por diversos gêneros. O mesmo ator que faz um faz um filme de ação hoje, pode estar cantando e dançando em outro espetáculo amanhã.

Esse dinamismo levanta a seguinte questão: afinal, é preciso saber dançar e cantar para se destacar como ator? A resposta para isso é sim, e vamos lhe contar por que.

Dançar e cantar é fundamental para a minha carreira?

Multitarefa

Não são apenas as outras profissionais, mais, digamos, tradicionais, que pedem profissionais multitarefas, capazes de executar muito bem inúmeras tarefas. No mundo das artes não é diferente.

Um bom ator não deve somente saber interpretar. Ele precisa saber cantar, dançar, se movimentar com desenvoltura no palco. Afinal, ele pode se deparar com um papel que peça tais competências, como em um musical ou até mesmo em novelas.

Afinal, quantos personagens já apareceram cantando ou dançando apenas para mostrar que estavam participando de uma festa?

Expandir sua área de atuação

As artes cênicas são dinâmicas. Elas envolvem várias áreas. Existem produtos voltados para o drama, para ação, para o terror e também os musicais. Um bom ator precisa saber cantar e dançar para ser capaz de passear por esses diferentes gêneros.

Um ator que não domina essas habilidades fica limitado, preso apenas a um gênero, ou não encontra espaço em nenhum. Afinal, até mesmo em filmes de terror encontramos personagens que podem cantar ou dançar, não é mesmo?

Expressão corporal e composição do personagem

Atuar é vida, é movimento. É usar seu corpo para se expressar. A dança e a música são elementos fundamentais nessa expressão, pois elas ajudam uma pessoa a demonstrar o que pensa, o que sente.

Nas artes, o ator precisa saber expressar os sentimentos. Mas não os seus, e sim do personagem para quem está dando vida.

Daí, é fundamental saber cantar e dançar, para ajudar na composição do personagem, já que essas habilidades permitem que você se mova melhor, se expresse melhor e aprofunde suas emoções.

Como posso aperfeiçoar minhas habilidades em canto e dança?

Antigamente, costumava-se dizer que o canto e a dança eram dons. Ou você nascia com eles, ou jamais conseguiria cantar ou dançar. Atualmente, é possível passar alguns conhecimentos sobre essas habilidades.

As melhores escolas de interpretação estimulam seus alunos a dominar o canto e a dança, usando das habilidades que todos nós possuímos.

Sim, você não leu errado. É possível aprender a cantar, mesmo para os desafinados, e aprender a dançar, mesmo para aquelas pessoas que se sentem, digamos, descoordenados.

Fazer cursos especializados em canto e dança, mesmo fora de sua escola de atuação, podem lhe ajudar a desenvolver esses talentos.