Você sabe como influenciar pessoas é importante? Quer saber mais sobre a persuasão e os impactos positivos na vida daqueles que a possuem?

Descubra como influenciar pessoas para gerar oportunidades

Você sabe como influenciar pessoas é importante? Ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, a arte de persuadir nada tem a ver com a manipulação alheia. Esse conceito está, na realidade, muito mais ligado a capacidades importantíssimas para todos os âmbitos da vida, como os campos pessoal e profissional.

Ser influente e saber como conquistar uma plateia pode ser extremamente benéfico para profissionais das mais diversas áreas e funcionar como um excelente diferencial em qualquer currículo, trazendo oportunidades únicas para as carreiras dos que têm essas qualidades.

E aí, quer saber mais sobre a persuasão e seus impactos positivos na vida daqueles que a possuem? Continue a leitura!

O que é persuasão?

Famosa mundialmente por ser o título de uma das obras literárias mais populares de todos os tempos (Persuasão, livro escrito por Jane Austen em 1817), a palavra persuasão tem origem do latim e está relacionada ao ato de fazer alguém acreditar, com convicção, em algo que está sendo dito.

Isso é feito por meio de argumentos sólidos e utilizando a arte da retórica, um dos principais pontos para uma oratória eloquente e atraente. Por isso, saber persuadir e influenciar é importante para aqueles que buscam dominar a fala em público e cativar o público com eficácia.

Ainda falando sobre o significado do termo, é importante salientar que persuadir e convencer não são sinônimos perfeitos. Ainda que pareçam iguais à primeira vista, o primeiro está ligado a transmitir a convicção de algo a um indivíduo e o último está relacionado a derrota em um argumento, ainda que o derrotado mantenha suas crenças originais.

Os principais princípios dessa capacidade, ou seja, os pontos cruciais para ser um bom influenciador são:

  • ser agradável;
  • passar credibilidade;
  • ser comunicativo;
  • apresentar pontos racionais;
  • mostrar empatia;
  • investir na reciprocidade;
  • ser um bom ouvinte;
  • transmitir autoridade (sem arrogância, mas com confiança).

Como influenciar pessoas?

Para persuadir alguém e consequentemente aplicar a nossa influência sobre esse indivíduo, é necessário apresentar bons argumentos sobre o assunto que está sendo tratado. Para isso, devemos mostrar todas as explicações lógicas para um fato e listar os principais benefícios oferecidos pela crença em determinado tópico.

A maior prova do poder da influência é que os maiores líderes de todo o planeta são excelentes persuasores. Ser capaz de abrir a mente das pessoas para aquilo que você está tentando dizer é essencial em quaisquer campos de nossas vidas, já que a persuasão facilita as relações pessoas, familiares e profissionais.

Com ela, você pode fazer com que seus filhos sejam mais eficientes na escola e cumpram seus horários de forma correta, pode melhorar suas relações românticas e ainda fazer acordos mais justos com seu chefe, mostrando o seu lado de forma educada e fazendo com que ele compreenda a sua visão.

Para se tornar uma pessoa influente, é importante trabalhar diversos aspectos. Os principais são:

Como o teatro e as artes podem ajudar nesse objetivo?

O teatro é uma arte que trabalha diversas habilidades e seus benefícios vão muito além do aprendizado de um novo ofício: ele permite o amadurecimento emocional de todos os seus praticantes.

Em síntese, as artes cênicas têm a capacidade de nos colocar frente a frente com situações completamente inusitadas, trabalhando diariamente a criatividade, autoconfiança, autoestima e o autoconhecimento. Com o fortalecimento dessas características e de várias outras (como a melhora da fala em público e da capacidade de nos relacionar com pessoas diferentes), fica muito mais fácil alçar voos e se tornar um persuasor.

Agora que você já sabe como influenciar pessoas pode melhorar a sua vida em diversos aspectos e áreas diferentes, que tal se aventurar em uma atividade que desenvolva essa capacidade dentro de você? Desse modo, suas relações pessoais e profissionais só têm a ganhar e novas oportunidades incríveis aparecerão em seu caminho!

E aí, você se considera uma pessoa influente ou conhece alguém que é um mestre na arte da persuasão? Compartilhe sua história com a gente abaixo, no campo de comentários!

    Quer aprender a se comunicar melhor? Receba nossas dicas:

    Sem comentários

    Cancelar