Descubra exatamente como as aulas de teatro infantil podem fazer com que seu filho seja uma pessoa muito mais preparada para encarar o mundo que o espera!

Devo colocar meu filho no teatro infantil? Descubra aqui!

Por muito tempo, as aulas de artes cênicas foram vistas como uma ferramenta voltada exclusivamente para a formação de atores, atrizes ou outros profissionais da área teatral. No entanto, nos últimos anos o teatro infantil foi ganhando força e essa arte passou a ser vista como uma ótima atividade para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Além da ação profissionalizante, as aulas de teatro aplicadas na infância e adolescência são uma excelente maneira de incentivar o desenvolvimento de diversas habilidades fundamentais para a vida dos indivíduos. Por meio delas, o aluno passa a se conectar melhor com o mundo e até mesmo ter mais sucesso profissional no futuro.

Não está convencido? Continue a leitura e descubra exatamente como as aulas de teatro podem fazer com que seu filho seja uma pessoa bem-sucedida e muito mais preparada para encarar o mundo que o espera!

Como funciona o teatro infantil?

As aulas de teatro infantil fazem parte do que é conhecido como educação lúdica. Esse tipo de ensino é focado no aprendizado e conta com o auxílio de diferentes estímulos, como as artes cênicas, a música e o desenho. Assim, a criança consegue desenvolver diversas características e habilidades de modo diversificado e divertido.

Esse tipo de educação vem ganhando muito espaço ultimamente e tem se mostrado bastante eficaz. De fato, as habilidades desenvolvidas nas aulas de teatro são procuradas por diversos empregadores e fazem a diferença no dia a dia de quem as aprende, especialmente durante a infância.

As aulas seguem mais ou menos o mesmo ritmo do teatro para adultos, respeitando, obviamente, as limitações e particularidades dos alunos. Os temas tratados são condizentes com a faixa etária, assim como as atividades propostas.

Quais as principais vantagens das aulas de teatro infantil?

Agora que você já conhece um pouco sobre o funcionamento das aulas de teatro infantil, que tal saber quais são as principais vantagens trazidas por essa arte para o desenvolvimento dos pequenos?

Favorece a interação entre os alunos

Ainda que os laços de amizade criados na primeira infância não sejam, na maioria das vezes, para sempre, a interação entre os alunos é essencial. Durante a adolescência, então, essas relações se tornam ainda mais relevantes para a formação psicológica e para o desenvolvimento da autoestima dos estudantes.

No teatro, aprende-se diariamente a lidar cada vez melhor com todos os aspectos dos relacionamentos humanos, seja por meio do estudo de textos que nos conectam com as emoções, pelo desenvolvimento da empatia ou simplesmente por conta do incentivo da criação de amizades entre os participantes.

Trabalha e exercita a comunicação

Ainda falando sobre o papel do teatro no desenvolvimento da comunicação, é importante mencionar quais são exatamente os aspectos trabalhados durante as aulas. Um dos principais é a expressão corporal, que é largamente estimulada e tem grande importância no modo como nos comunicamos.

Além disso, podemos citar a redução da timidez excessiva, o aprendizado da arte da oratória (a capacidade de falar bem em público), a melhora da dicção e da colocação vocal e, até mesmo, a facilidade em lidar com as palavras. Essas características são fundamentais para o desenvolvimento de relacionamentos saudáveis e para o futuro profissional.

Estimula o amadurecimento emocional

O autoconhecimento é peça-chave para garantir o amadurecimento pessoal e o fortalecimento da inteligência emocional. Todas essas características estão interligadas e garantem muito mais estabilidade e segurança nas ações de quem as dominam.

No teatro, o aluno passa a conhecer a si mesmo por meio da leitura de textos e do desenvolvimento da empatia, além dos exercícios propostos durante as aulas e dos debates levantados. Assim, fica muito mais fácil conhecer seus pontos fortes e fracos e saber como enfrentar as mais diversas situações, sem jamais perder o jogo de cintura.

Aumenta a autoestima de crianças e adolescentes

Também conhecida como amor próprio, a autoestima é uma característica muito importante, especialmente nos dias de hoje. Com a supervalorização dos padrões de beleza impostos pela sociedade e a constante pressão, é muito comum observarmos crianças e adolescentes desconfortáveis e extremamente inseguros.

No dia a dia do teatro, os alunos aprendem a se respeitar e a valorizar seus pontos positivos. Ao gostarem de si mesmos, passam a ser mais seguros e menos tímidos, conquistando melhores oportunidades e explorando todo o potencial que possuem.

Melhora o desempenho acadêmico

Já deu para notar que todos esses pontos acabam sendo muito positivos para o desempenho na escola, não é mesmo? O desenvolvimento da responsabilidade, da autoestima, do autoconhecimento e da comunicação é crucial para que as crianças se deem bem no âmbito acadêmico e, futuramente, arrasem em suas profissões.

Além disso, o teatro trabalha as habilidades cognitivas, como memorização, concentração e coordenação motora. A criatividade e a imaginação também são largamente exploradas nas aulas e favorecem a rotina escolar das crianças.

Ensina um ofício desde cedo

Por fim, podemos citar o benefício de aprender um ofício antes do tempo considerado regular. Muitos atores, tanto nacionais quanto internacionais, iniciaram a carreira nos palcos ainda crianças e desenvolveram, desde então, um verdadeiro amor pelas artes cênicas.

Mesmo que esse não seja o principal objetivo, é possível que seu filho pegue gosto pela arte teatral e resolva seguir carreira nesse ramo. De qualquer modo, é interessante ter uma profissionalização para eventuais necessidades, ainda mais uma que desenvolve tantas características e abre tantas portas como o teatro.

Gostou de conhecer as principais habilidades desenvolvidas com as aulas de teatro infantil e os seus benefícios? Como vimos, essa prática é excelente até mesmo para as crianças e jovens que não querem seguir uma carreira na área.

Tenha em mente que o desenvolvimento emocional, psicológico e cognitivo é extremamente valorizado e prepara o aluno para a vida!

Tem alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto? Nossa equipe está sempre à disposição para bater um papo com você e nosso principal objetivo é responder todos os seus questionamentos. Entre em contato com a gente e vamos conversar!

    Quer aprender a se comunicar melhor? Receba nossas dicas:

    Sem comentários

    Cancelar