Dicas para ser um ator profissional

Quem nunca se imaginou atuando numa cena, vivendo um super-herói, salvado diversas pessoas de um desastre causado por um grande vilão, que atire a primeira pedra. Talvez a frase tenha ficado com um teor muito masculino, então, que mulher nunca sonhou em ser beijada pelo galã do momento?

Essas ações são possíveis apenas na imaginação de alguns, porque outros já gostam de torná-las realidade, mas eles só conseguem isso porque correm atrás e se tornam atores, capazes de atuar em peças, filmes, séries, novelas, fazendo papéis que percorrem os mais variados tipos de gênero.

Se esse é o seu caso, se você sonha em ser um ator profissional, atuar em grandes produções, mas não sabe como fazer isso, fique tranquilo, pois o objetivo deste texto é poder ajudá-lo a realizar o seu sonho.

Fique por aqui e veja o que fazer para se tornar um ator profissional.

Como se tornar um ator profissional?

Para se tornar um ator profissional, é preciso que você tenha um registro de ator profissional, fazendo um curso técnico ou superior. A profissão de ator é regulamentada desde o ano de 1978. Após realizar os cursos, você deverá obter um registro na Delegacia Regional do Trabalho (DRT), da região onde você mora.

Caso queira, a pessoa também pode tentar ser ator, fazer o teste, de forma amadora, mas isso se dará pela sua própria conta em risco, pois o mercado se mostra cada vez mais competitivo e a preferência se dá pelos atores que tenham registro, que tenham estudado para desempenhar a função.

O conselho deste texto é estudar. Com o estudo você irá aprender as técnicas, irá praticar a sua arte, além de entender melhor o caminho que irá percorrer na profissão. No curso, você terá contato com outros atores, professores, e diretores de cinema. É por isso que, além de estudar para a profissão, você terá que escolher uma boa escola, onde as suas oportunidades irão aumentar.

Fazer participações em filmes curtos de estudantes, filmes de baixo orçamento, é uma excelente forma de ganhar experiência, além de aumentar o seu portfólio.

Você pode optar por um curso técnico ou um curso superior para virar ator. A diferença entre eles se dá no tempo de duração, onde o curso técnico leva em média 1 ano para ser finalizado, enquanto a faculdade é finalizada em 4 anos. Além disso, a faculdade possui mais assuntos relacionados à profissão, como é percebida no tempo de duração do curso.

Como obter o registro profissional de ator na DRT?

Existem duas formas de se obter o registro profissional de ator na Delegacia Regional do Trabalho: apresentando o diploma de um curso técnico ou superior ou comprovando a experiência profissional na área.

É preciso ter mais de 16 ano para solicitar o registro.

Apresentando o diploma, você irá até a DRT e o apresentará, junto com o RG, CPF e o comprovante de residência. Dependendo do seu estado, a lista de documentos pode variar.

Já comprovando a experiência, você precisa comprovar a sua participação em algum trabalho como ator. Com isso, tentará obter o seu registro através da avaliação da banca examinadora do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões (SATED).  A banca irá receber e avaliar o material encaminhado pela pessoa que deseja obter o registro. Sendo aprovado, o candidato irá receber o Atestado de Capacitação Profissional de Ator, documento necessário para a liberação do registro de ator.