Entenda a importância e saiba como escolher um hobby

Entenda a importância e saiba como escolher um hobby

Praticar atividades que são fonte de prazer é uma excelente maneira de ajudar a aliviar o estresse da correria do dia a dia. Porém, nem sempre uma pessoa sabe como escolher um hobby ou até identificar qual seria o seu.

Se esse é o seu caso, você veio ao lugar certo! Neste artigo, mostraremos a importância de um passatempo em sua vida, quais são seus benefícios e como descobrir quais são suas habilidades e paixões!

Vamos lá?!

Qual é a importância de ter um hobby?

Essa é uma atividade que é praticada com constância e que, normalmente, envolve muita dedicação. Às vezes, ouvimos casos de pessoas que conseguiram transformar suas paixões em trabalho e que conseguem ter uma boa renda mensal por meio delas.

No entanto, não é incomum que atividades que envolvam habilidades artísticas sejam socialmente desvalorizadas. Até a licenciatura é vista dessa maneira. Aliás, é por isso que é tão comum vermos a música ou as artes cênicas apenas como algo secundário — mas que, nem por isso, seja praticado com menos paixão.

Ainda mais importante que o fato de ganhar dinheiro, o hobby permite exercitar competências e talentos que não costumam estar em sua função principal. Você pode ser administrador, por exemplo, mas se dedicar à prática do teatro nos horários livres.

Dessa maneira, o hobby pode ser visto como uma válvula de escape e que pode até lhe auxiliar a lidar com as pressões do trabalho e também de sua vida pessoal.

Quais são seus benefícios?

Além de trazer mais felicidade e enriquecer sua vida, podemos destacar as seguintes vantagens de se ter um hobby:

  • alívio do estresse: ajuda a esvaziar a mente e a clarear suas ideias, possibilitando que trabalhe mais sua criatividade;
  • aumento do seu círculo social: esportes coletivos ou aulas de teatro são ótimas maneiras de conhecer novas pessoas e fazer amizades;
  • prevenção da procrastinação: com um bom passatempo, é mais difícil perder seu tempo com atividades desnecessárias ou até estressantes;
  • aumento da autoconfiança: ao praticar algo com frequência, atingirá bons resultados e terá uma boa autoestima, conseguindo confiar mais em seu potencial.

Mas afinal, como escolher um hobby?

Descobrir seus anseios e paixões não é fácil e é algo que demanda tempo, paciência, dedicação e autoconhecimento. Conhecer a si é a chave para qualquer tipo de evolução, seja ela pessoal ou profissional.

E o ideal não é descobrir apenas uma única paixão, e sim abrir seu leque de opções ao descobrir diversos interesses. Para tanto, você pode se fazer as algumas perguntas.

  • O que eu poderia fazer pelo resto da vida?
  • Se eu pudesse combinar todos os meus talentos em uma única coisa, o que seria?
  • Sobre o que estou sempre falando e até “enchendo o saco” de outras pessoas?
  • Quais são meus livros e séries favoritas?
  • Quem são as pessoas que mais admiro?

Ao conseguir parar e se questionar sobre os pontos citados acima, será mais fácil ter uma ideia de qual atividade se encaixa melhor com a sua personalidade. Lembre-se que um hobby é algo que deverá trazer mais prazer e leveza para sua vida — do contrário, pode ter um efeito negativo e só lhe trará frustração.

Não tenha medo de testar algo que saia um pouco de sua zona de conforto, pois essa atitude só lhe ajudará a ampliar sua visão sobre o mundo em que vive e facilitar muito a resolução de conflitos que fazem parte de seu dia a dia.

Agora que você já sabe como escolher um hobby e qual a sua importância, aproveite para seguir nosso conteúdo também no Facebook!

    Quer aprender a se comunicar melhor? Receba nossas dicas:

    Sem comentários

    Cancelar