Promover e criar meios que incentivem a criança a melhorar sua desenvoltura é uma ótima alternativa. Entenda neste artigo o porque.

Entenda como o teatro ajuda na desenvoltura do seu filho

desenvolvimento da criança tem como pontos fundamentais a socialização, a interação, a superação de obstáculos e o autonomia. Porém, todo esse processo de crescimento pode ser prejudicado quando ela enfrenta dificuldades de se adaptar e se relacionar com outras crianças e/ou com o meio que se encontra.

Nesse sentido, promover e criar meios que incentivem a criança a melhorar sua comunicação, expressão e consequentemente sua desenvoltura é uma ótima alternativa para tornar esse processo de integração e adaptação mais sólido e eficiente.

É exatamente aqui que podemos começar a entender como o teatro ajuda na desenvoltura da criança no presente e no futuro. É importante ressaltar, logo de início, que o teatro pode ser entendido como uma ferramenta que ajudará a criança a ter mais facilidade para se integrar, a trabalhar sua comunicação e expressão ampliando seu campo de experiências sociais.

Quer saber como o teatro pode ajudar nesse tema sensacional? Confira os próximos parágrafos. Boa leitura!

Comunicação e expressão

Pais e profissionais de educação, não raro, precisam lidar com crianças que precisam de uma ajuda adicional para se comunicar e se expressar melhor.

O grande desafio é encontrar um ponto de equilíbrio para trabalhar o aspecto comunicativo e é aqui que um curso de teatro pode ajudar.

Ao participar de um projeto teatral a criança terá que lidar em vários aspectos, com outras crianças e adultos, necessários ao progresso desta proposta. Essa interação permitirá que ela trabalhe e tenha um melhor desenvolvimento sobre os aspectos sociais, emocionais, de personalidade e físicos dela própria em relação aos outras crianças e consigo mesma.

Com isso, elas aprendem a explorar mais as sensações, a ouvir uma as outras e claro, a se comunicarem melhor fazendo-se entender. Por meio de atividades lúdicas teatrais elas aprenderão até mesmo a ter uma melhor percepção sobre valores morais e éticos.

Podemos resumir essa bagagem e estrutura em alguns pontos que serão úteis para a desenvoltura da vida da criança. Confira:

  • desenvolvimento da capacidade de observação e atenção;
  • compreensão das propriedades da comunicação e da expressão;
  • desenvolvimento da capacidade de organizar ideias para defende-las perante a um grupo.

Teatro, expressividade e desenvoltura

O teatro tem uma relação direta com o desenvolvimento da expressividade bem como de outras habilidades tanto cognitivas quanto sócio-adaptativas. Crianças um pouco mais tímidas ou com questões a serem trabalhadas na desenvoltura apresentarão maiores chances de ter problemas de aprendizagem e relacionamento, especialmente, devido a sua linguagem de comunicação (corporal ou oral) de alguma forma estar prejudicada.

Quando falamos sobre como o teatro pode ajudar na desenvoltura não estamos nos referindo a qualquer recurso, mas ao melhor dentre eles. A criança traz consigo um potencial enorme e natural para o seu pleno desenvolvimento. O teatro “traz à tona” todas as suas possibilidades de forma lúdica e criativa.

Com o passar do tempo essas crianças terão mais aptidão para dominarem toda a sua articulação, desenvoltura e assim, torná-los mais expressivos da mesma maneira que fizeram com suas habilidades orais.

Esses benefícios também poderão ser percebidos no plano coletivo quando a criança desenvolve a ideia de respeito mútuo, diálogo, fortalecimento das relações de cooperação, aquisição de autonomia e na flexibilidade que ela terá para aceitar, respeitar as diferenças ao mesmo tempo que precisará colocar seus quereres também!

Se depois de tudo isso você ainda tiver dúvidas, considere as palavras de Procópio Ferreira (1898 – 1979), ator e dramaturgo brasileiro:

“A vida é a miniatura do teatro. Ele a aumenta, a embeleza, a sublima. A vida cria o conflito: o teatro o resolve; e, nessa solução, a vida tem aumentado seu patrimônio moral. A vida está cheia de Cyranos, Hamlets e Otelos, mas só depois de a arte os haver mostrado é que o mundo começou a reparar neles”.

Gostou de saber como o teatro ajuda na desenvoltura e quer aprender mais? Então, confira nosso artigo especial sobre como estimular a criatividade de seu filho!

    Quer aprender a se comunicar melhor? Receba nossas dicas:

    Sem comentários

    Cancelar