Exercícios vocais: conheça técnicas e seus benefícios no dia a dia

A comunicação é parte essencial na vida dos seres vivos. Ela ocorre em todos níveis evolutivos, desde bactérias e plantas até os mamíferos. No entanto, os humanos são os únicos animais que possuem a capacidade de verbalizar seus pensamentos com as palavras, e os exercícios vocais podem ser grandes aliados no amadurecimento desse quesito.

Essa prática é uma ótima maneira de desenvolver a arte da oratória e melhorar consideravelmente os resultados nos âmbitos pessoais e profissionais. Por isso, tais exercícios não são recomendados apenas a atores e cantores, mas a todos que buscam melhores oportunidades.

Quer saber um pouco mais sobre a importância da saúde vocal em tais ambientes e descobrir como você pode exercitá-la diariamente? Continue a leitura!

Por que devemos cuidar da voz?

Assim como o corpo e a mente, a voz também precisa de cuidados específicos. Afinal, a maioria de nós a utiliza como instrumento de trabalho, mesmo que indiretamente.

Ela possui diversas características. As principais são:

  • qualidade — percepção dos pontos positivos de uma voz;
  • emissão — é o modo como o som da voz está sendo emitido para o mundo;
  • expressão — é a forma como o locutor emprega suas palavras e dá sentido a elas por meio da entonação.

Controlar todos esses pontos pode garantir grandes vantagens em nossas vidas pessoais e profissionais. A razão disso é que o modo como usamos a nossa voz pode alterar a percepção dos outros sobre nós e nos ajudar a vender ideias e produtos.

Uma boa articulação vocal e o uso adequado da entonação transmitem segurança, autoridade, confiança e conforto para aqueles que nos escutam. Por isso, se você lida com pessoas diariamente em seu trabalho, a voz é uma ferramenta indispensável.

Quais são os principais exercícios vocais?

Embora aulas de canto, teatro e trabalhos realizados com fonoaudiólogos sejam os melhores caminhos para exercitar a voz, é possível realizar alguns exercícios em sua própria casa.

Respiração

Nossa respiração é controlada pelo diafragma. Esse músculo precisa, como os outros, de exercícios para se manter forte. O modo correto de trabalhá-lo é respirar pelo nariz e expandir o abdômen e não o tórax.

Para isso, deite-se de costas e inspire, contando até dois. Faça isso até não conseguir puxar mais ar e expire lentamente pela boca, contando até quatro. Repita o movimento por alguns minutos e aos poucos dificulte o exercício colocando pequenos pesos sobre a barriga.

Articulação

Trabalhar a articulação confere beleza, clareza e objetividade à voz, melhorando a dicção e emissão dos sons. Para trabalhar essa questão, a repetição de determinadas sílabas é bastante utilizada.

Elas devem ser pronunciadas de forma rápida e ‘’dramática’’, para que a voz e os músculos faciais trabalhem em conjunto. As principais são:

  • mua – mue – mui – muo – muu;
  • la – le – li – lo – lu;
  • bar – dar – lar – mar;
  • cor – dor – mor – for – por;
  • ter – ler – ver – vir.

Repita cada conjunto cerca de cinco vezes, dando intervalos de alguns segundos entre eles. Lembre-se de falá-los com uma só inspiração, para que a respiração também seja exercitada.

Vibração

Os exercícios de vibração são excelentes aquecimentos e ajudam na articulação de diversas palavras. Sua realização é bastante simples e possui poucos passos. Um dos mais populares é a vibração dos lábios, semelhante ao movimento realizado por bebês.

Outro tipo de exercício envolve a pronúncia de sílabas como o ‘’trrrrr’’ e o ‘’brrrr’’. Elas devem ser pronunciadas até a falha, com pausas de 30 segundos. Basta repeti-las três vezes.

Aquecimento

Antes de iniciar qualquer exercício, é essencial fazer um bom aquecimento da voz, evitando lesões. Para isso, as práticas de vibração podem ser feitas e intercaladas com o canto de todas as vogais, com o aumento progressivo das notas. Ele deve ser feito por, pelo menos, cinco minutos, sem forçar.

E aí, gostou de conhecer alguns exercícios vocais? Além deles, é necessária uma atenção especial com a alimentação, ingerir muita água e evitar o cigarro e o álcool. Seguindo esses passos, sua voz estará sempre saudável.

Gostou do artigo? Então, não fique de fora: curta a nossa página no Facebook e confira todos os melhores conteúdos em primeira mão!