Formas de lidar melhor com as emoções

Formas de lidar melhor com as emoções

Podemos definir a emoção como a interação entre os pensamentos com as sensações físicas. Muitas pessoas não sabem lidar com as emoções, especialmente com aqueles relacionadas a sentimentos negativos, como o medo.

As emoções são de grande estima, já que elas nos proporcionam recompensas sempre quando somos capazes de lidar com elas de modo eficaz, uma vez que através deste sentimento aprendemos muito sobre nós mesmos e nossas carências.

Também são elas as responsáveis por auxiliar os seres humanos na conexão com as conquistas de objetivos, como por exemplo, a dominação do estresse e da ansiedade. É válido ressaltar que, quando lidamos bem com as emoções, estamos contribuindo para o bom funcionamento do sistema imunológico.

Mas, e os indivíduos que não conseguem lidar com suas emoções? Existem algumas formas de controlar suas emoções, sejam elas as mais básicas, como a raiva, felicidade, ansiedade e tristeza.

Identificando as emoções

O primeiro passo para conseguir lidar com as emoções é identificá-las.

Pensamentos que envolvem o futuro e o receio de algo sair errado é uma emoção relacionada à ansiedade; enquanto pensamentos negativos sobre o passado e que despertam o choro, é uma emoção relativa à tristeza.

Pensamentos que remetem à sensação de ansiedade, onde seus valores foram atacados reflete a emoção de raiva. Já pensamentos que concentram suas conquistas mescladas a sensação de calma, é claramente uma emoção relacionada à felicidade.

Uma das formas mais eficazes de desenvolver esta percepção das emoções e suas respectivas origens são as aulas de teatro. Isso porque a arte performática como um todo trabalha com o desenvolvimento da representação.  

Nas aulas de teatro, os alunos fazem a partilha de emoções, onde o principal objetivo está no real entendimento daquilo que se está sentindo no momento. Com isso, aprende-se também a não negar e reprimir as emoções, e assim, por conseguinte, a lidar com eles.

Outra maneira de reconhecer as suas emoções e a aprender a lidar com elas é por meio do diálogo simples do cotidiano. Conversar com pessoas ao seu redor sobre os sentimentos que o afligem é uma forma de compartilhar o “peso”. A diferença deste método para as aulas de teatro está na forma como a conversa é conduzida e no reconhecimento das emoções do seu colega como legítimos, uma vez que elas são tão importantes quanto as suas.

Enquanto nas aulas de teatro o professor conduz os alunos, visando a troca de vivências; em um simples diálogo o segredo estar em não atribuir a culpa das emoções e sentimentos a alguém, como por exemplo: “Eu estou com raiva porque você…“.

A expressão corporal também é uma forma de lidar com as emoções

Em situações onde uma pessoa tímida deve falar em público é bem comum notar que ela tenta compensar a sua ansiedade ou medo através de gestos como andar de um lado para o outro, mexer constantemente nos cabelos ou roer as unhas.

Estes gestos são uma forma errônea e negativa de como lidar com as emoções. Todavia, a expressão corporal pode sim ser uma boa solução. Focar na respiração, e apertar as mãos para expressar calma e respeito são bastante eficazes para afastar as emoções negativas e trazer o controle.

Dentre as várias exigências que o mercado de trabalho traz, a demanda por profissionais que saibam trabalhar em grupo vem crescendo cada vez mais.

Next Article

Aprenda a trabalhar em grupo usando essas 6 dicas!

    Quer aprender a se comunicar melhor? Receba nossas dicas:

    Sem comentários

    Cancelar