O que faz um ator? Conheça os campos de atuação da profissão

O que faz um ator? Conheça os campos de atuação da profissão

Você provavelmente já sabe o que faz um ator: ação dramática, com base em textos, estímulos visuais, sonoros, corporais, etc. Todavia, será que você conhece as variadas áreas nas quais um profissional de teatro pode atuar?

Um curso de Teatro ou Artes Cênicas, forma muito mais do que atores, acima de tudo o ensino é voltado para os diferentes cargos e vertentes da carreira artísticas dentro do teatro, TV e cinema.

Vamos entender melhor sobre isso?

 

Qual o perfil de quem é formado em teatro?

Primeiramente, esses profissionais precisam saber se expressar com o corpo e as palavras, portanto, durante o curso são ensinadas muitas técnicas de como controlar emoções atuando.

Nós que nos formamos em teatro, esperamos ter a habilidade de trabalhar com equipe e lidar com pessoas, afinal o ator é apenas uma pequena parcela do espetáculo, que envolve muitos outros profissionais.

O que um profissional de teatro pode fazer?

Em primeiro lugar, a interpretação é apenas uma das muitas atribuições que um profissional de teatro pode ter.  Quem forma na área pode, não precisa trabalhar apenas no palco, sob os holofotes. 

O Bacharel em Teatro possui habilitação em interpretação, que constitui todos os tipos de espetáculos. O Licenciado em Teatro é constituído pelas atividades de ensino formal e informal. Veja!

  • Interpretação: o trabalho de ator e atriz, propriamente dito;
  • Cenografia: do copo que o ator seguro até a iluminação correta da cena, a missão é construir os cenários;
  • Direção: orienta os atores e as equipes de figurino, iluminação, entre outros;
  • Dramaturgia: escreve novelas, filmes, peças, etc.;
  • Dublagem: dar voz a um personagem animado ou traduzir as falas de um filme estrangeiro;
  • Ensino: atores sem formação acadêmica podem dar aulas em cursos livres. Quem faz licenciatura pode dar aulas no Ensino Fundamental e Médio e os que tem mestrado/doutorado podem dar aula em faculdades;
  • Arteterapia: teatro é terapia. O profissional formado em artes cênicas pode dar aulas coletivas ajudando na superação de problemas emocionais e psicológicos por meio da arte!
  • Figurino e indumentária: responsável por definir e produzir as roupas que deverão ser usadas pelos atores;
  • Iluminação: profissionais de teatro também podem cuidar das luzes do espetáculo;
  • Sonoplastia: a responsabilidade é produzir trilhas e efeitos de som para as produções;
  • Produção: é a parte menos artística. O profissional fica responsável por conseguir patrocínios, realizar as compras necessárias, cuidando do dinheiro envolvido na peça para gerar lucro;
  • Teoria teatral ou pesquisa: foca na teoria, podendo escrever livros sobre o tema ou seguir a carreira de crítico, por exemplo;
  • Instituições privadas: não é tão comum, mas algumas empresas contratam profissionais de teatro para dinâmicas com funcionários. O intuito é ajudar na desinibição, melhorando as falas em público.

 

O que faz um ator?

O ator é o profissional de teatro que está envolvido diretamente com a interpretação, com o intuito de transmitir ao público uma ação dramática que envolve um conjunto de ideias, ações, emoções sob uma circunstância única da peça. 

Para dar vida a um personagem, precisa sobretudo, usar recursos visuais, vocais, corporais e emocionais. Seja por meio de improvisação individual ou coletiva, ou por roteiros previamente ensaiados.

Um ator também pode manipular bonecos ou interpretar a imagem ou a voz de outro ator. 

Por fim, o dia a dia da profissão é preenchido por estudos de falas, compreensão das circunstâncias que envolver as personagens, gravações e/ou apresentações. Comprometer-se com a execução dos projetos deve ser, portanto, uma das principais responsabilidades do ator.

 

Como se tornar um ator?

Para atuar como amador não existem pré-requisitos como diploma em curso superior. Entretanto, quem deseja se profissionalizar e se destacar no mercado, deve adquirir conhecimentos técnicos e teóricos, ingressando em um curso livre reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), curso técnico ou de nível superior.

Por mais talentoso que o profissional seja, é fundamental investir no estudo profissional para se destacar na carreira e abrir as portas para novas oportunidades.

O mercado de trabalho está bastante aquecido e competitivo, com oferta de salários que varia de acordo com a cidade de atuação e a visibilidade do profissional. Apesar disso, é um cenário bem promissor, não somente para quem se especializa em interpretação.

Além do teatro, pode atuar na televisão, cinema, rádio, plataforma de streaming, peças publicitárias, eventos e outras formas de entretenimento.

Gostou do nosso conteúdo sobre o que faz um ator, e está animado para seguir a carreira artística? Então fica um pouco mais aqui com a gente e confira a lista das melhores escolas de teatro no Brasil.

 

 

 

Top 10: onde fazer teatro no Brasil

Next Article

Top 10: onde fazer teatro no Brasil

    Quer aprender a se comunicar melhor? Receba nossas dicas:

    Sem comentários

    Cancelar