Como o teatro pode ajudar no processo de autoconhecimento.

Os benefícios do teatro e como ele ajuda no autoconhecimento

Nós já conversamos algumas vezes sobre os inúmeros benefícios do teatro, não é mesmo? As habilidades que são trabalhadas nas aulas são diversas e agregam conhecimentos que podem ser utilizados em diversas áreas de nossa vida, fora e dentro dos palcos.

No entanto, pouco se fala sobre o autoconhecimento, ponto imprescindível para que possamos evoluir como seres humanos e crescer cada vez mais, além de melhorar consideravelmente os nossos relacionamentos e nossos desempenhos acadêmicos e profissionais.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e descubra exatamente quais são os conceitos do autoconhecimento e como o teatro pode nos ajudar nessa questão.

O que é o autoconhecimento?

É um termo autoexplicativo, muitíssimo utilizado no ramo da psicologia, e que significa exatamente o que seu nome indica: é o ato de conhecermos a nós mesmos. Parece confuso? Felizmente, seus conceitos são, na realidade, muito simples.

Sua ilustração mais popular é a utilização da “Alegoria da Caverna”, uma passagem poderosa presente em “A República”, obra aclamadíssima do filósofo grego Platão. Aqui, eles nos apresenta a um grupo de prisioneiros que vivem, desde o momento em que nasceram, acorrentados no interior de uma caverna.

A única companheira desses homens é uma fogueira, responsável pela iluminação da parede logo à frente deles e pela única ideia que eles possuem do mundo lá fora: a projeção de imagens e sombras refletidas por estátuas que representam formas humanas.

A grande sacada de Platão é a hipótese do que aconteceria caso um dos homens pudesse sair da caverna e ver o mundo exterior. Ele ficaria estupefato a princípio, mas aos poucos absorveria as informações e aprenderia com elas. Em seguida, ao voltar, o prisioneiro seria ridicularizado por seus companheiros ao narrar tudo o que vira em sua aventura.

Moral da história? Nós só acreditamos naquilo que podemos ver e sentir, ou seja, em nossas próprias experiências, que moldam o modo como vemos o mundo. Por isso, o autoconhecimento é fundamental para que possamos viver em sociedade, interpretando melhor as vivências e aplicando-as em nosso dia a dia.

Qual é a sua importância?

Como podemos perceber com a história contada acima, as experiências são essenciais para que nós possamos nos conectar com o mundo exterior, interior e, consequentemente, conhecer melhor a nós mesmos. O questionamento traz conhecimento e sem o autoconhecimento é impossível evoluir.

A raiz do autoconhecimento é a compreensão de nossas necessidades, desejos, falhas e sonhos, sendo um caminho chave para a busca da plenitude. Afinal, como nos adaptar às mudanças e buscar algo para nós quando sequer sabemos o que este algo é?

Com o aprimoramento pessoal, desenvolvemos e exercitamos também a nossa inteligência emocional, nome dado à capacidade de monitorar e controlar as emoções com racionalidade e sabedoria. Desta forma, passamos a lidar ainda melhor com a sociedade e o mundo que nos rodeia, pontos extremamente importantes para qualquer pessoa, e que podem ser um diferencial em ambientes profissionais e pessoais.

O autoconhecimento nos permite refletir sobre diversas questões imprescindíveis para melhorar o nosso relacionamento com familiares, amigos e colegas de trabalho, como:

  • quais são os meus pontos fortes?;
  • quais são as minhas fraquezas?;
  • o que me deixa ansioso?;
  • o que me deixa relaxado?;
  • quais são os meus gatilhos emocionais?;
  • o que me deixa inspirado?;
  • o que me deixa menos produtivo?;
  • como eu lido com conflitos e figuras de autoridade?;
  • as pessoas compreendem o que eu quero dizer?;
  • como posso me comunicar de forma mais efetiva?;
  • como lido com críticas e como posso melhorar?

Respondendo essas e outras questões, aprendemos a lidar melhor com situações do cotidiano e reagir com mais sabedoria às mudanças as quais estamos constantemente expostos todos os dias. A sabedoria emocional, sem dúvidas, facilita as relações humanas em todos os aspectos.

Quais são os benefícios do teatro para o seu desenvolvimento?

Agora que sabemos o que é o autoconhecimento e a sua importância para o desenvolvimento de nossa inteligência emocional e para o fortalecimento dos laços que criamos com outros indivíduos, falaremos um pouco sobre o papel do teatro nesse processo. Vamos lá?

Ajuda a identificar novas habilidades

As aulas de teatro nos colocam, mesmo que por meio da encenação e leitura, em contato com diversas situações inusitadas e que estão completamente fora de nossa realidade.

Com isso, pouco a pouco descobrimos novas habilidades e particularidades até então desconhecidas por nós mesmos. Bacana, não é mesmo?

Aumenta a autoestima e a segurança

As artes cênicas são famosas pelo seu imenso trabalho no desenvolvimento e aprimoramento pessoal. O que inevitavelmente leva a maior  auto aceitação e  autoestima daqueles que a praticam. Ainda falando sobre as situações diferentes que são vivenciadas durante as cenas, podemos adicionar que elas também nos ensinam a lidar melhor com os obstáculos de forma mais criativa.

Além disso, as aulas trabalham pontos como postura, entonação vocal e consciência corporal, nos permitindo conhecer melhor nosso próprio corpo e nos deixando ainda mais seguros de nossas escolhas.

Favorece o desenvolvimento da autodisciplina

Embora super divertidas e relaxantes, as aulas teatrais exigem de seus estudantes. Para ser bem-sucedido na área, queira você se tornar ator ou não, é necessário desenvolver disciplina.

Por isso, aprendemos a não deixar a procrastinação se aproximar do nosso dia a dia e a controlar melhor nosso tempo e tarefas. Isso permite que possamos dedicar mais tempo a nós mesmos, nos conhecendo ainda melhor.

Possibilita a vivência de novas experiências

Entrar em contato com novas histórias, situações e ambientes é um ótimo exercício de empatia e autoconhecimento. Toda essa gama de diversidade é um prato cheio para que possamos vivenciar, de certa forma, experiências completamente únicas e que nunca poderíamos vivenciar em nosso dia a dia comum.

Outro ponto bastante interessante é a possibilidade de fazer novas amizades com pessoas que também não teríamos a oportunidade de conhecer fora do âmbito teatral. Os amigos também são cruciais na jornada em busca do autoconhecimento!

Auxilia no descobrimento de novos gostos e interesses

Por fim, retomaremos o tópico das novas habilidades introduzindo uma nova perspectiva: a descoberta de novos gostos e interesses. Afinal de contas, todos precisamos nos divertir um pouco, certo?

O teatro — não só as aulas, mas o ambiente e as pessoas nele inseridas — abre portas para um mundo de possibilidades e descobertas, despertando a paixão por diversos temas com os quais dificilmente teríamos contato fora dos palcos.

Vale a pena lembrar que o autoconhecimento é um trabalho contínuo, já que estamos constantemente em evolução. Por isso, é importante estar sempre aberto a novos aprendizados, para facilitar ainda mais o processo iniciado com as aulas de teatro!

Já deu para notar o quão potente o teatro é para o autoconhecimento, não é mesmo? Que tal dar uma chance para essa arte e fazer algumas aulas? As vantagens vão muito além do aprendizado de um novo ofício: são ensinamentos para toda a vida!

Para ficar por dentro de todas as nossas novidades, curta a nossa página no Facebook e receba todas as notícias diretamente na sua timeline!

    Quer aprender a se comunicar melhor? Receba nossas dicas:

    Sem comentários

    Cancelar