Se você precisa ser mais desinibido, com certeza deve empregar as técnicas, que serão explicadas nessa matéria. Se torne uma pessoa mais extrovertida!

Os melhores exercícios de desinibição

Ser uma pessoa inibida pode ser prejudicial no mundo de hoje. Isso se dá principalmente porque todas as relações são pautadas em diálogo e nas expressões de sentimentos. Você já deve ter percebido isso se possui dificuldades em se soltar, porém, não é preciso ter medo das situações ou perder oportunidades de aproveitar a vida. Portanto, alguns exercícios de desinibição simples e práticos poderão ajudá-lo!

Para melhorar isso, separamos alguns exercícios de desinibição. Se você precisa ser mais extrovertido, com certeza deve empregar essas técnicas, que serão explicadas a seguir. Fique de olho e se torne uma pessoa mais extrovertida!

Faça simulação de confiança

Um exercício de desinibição muito simples de ser feito é a simulação de confiança. Essa prática consiste em você se imaginar nas situações em que fica muito tímido, imaginando todas as reações psicológicas e físicas que poderiam acometê-lo.

Depois disso, o processo é fazer exatamente o inverso. Ou seja, se imaginar nas mesmas situações, mas se comportando normalmente, de forma desinibida, confiante e, claro, sem as sensações do caso anterior. Repita essa técnica algumas vezes ao dia e os resultados surgirão!

Incorpore papéis

Essa técnica, muito comum no teatro e consiste em simplesmente interpretar alguns papéis úteis no cotidiano. Se você possui muita inibição e não consegue, por exemplo, falar em situações de trabalho, deve criar papéis que tenham a ver com isso.

Faça como no teatro mesmo: invente uma história complexa e finja ser alguém que você nunca imaginou que conseguiria ser. É importante levar a sua atuação até o final e expandir essa técnica.

Aborde pessoas na rua

Esse, provavelmente, é o mais prático exercício a ser feito. Sempre que sair de casa, converse com alguém na rua. Por exemplo, pergunte onde fica tal endereço ou quantas horas são, mesmo que não precise. Com o tempo, você perceberá que seu medo de falar com desconhecidos está diminuindo.

Dialogue com o espelho

A técnica do espelho é muito usada na psicologia. Por trás do método está uma simples explicação: não sabemos muito bem como nos comportamos. Podemos sentir internamente quando estamos desempenhando uma ação, mas não conseguimos nos analisar objetivamente.

Para realizar a atividade, basta ficar de frente para o espelho e começar a dialogar. É importante seguir um roteiro para tornar a atividade um pouco mais simples. Se você não consegue falar algo, por exemplo, comece tentando por aí.

Você pode tornar esse tipo de técnica um pouco mais aprofundada à medida que você pratica a atividade. Comece com análises das suas expressões faciais e depois parta para a criação de histórias mais completas.

Tenha afirmações positivas

Uma frase comum em muitos meios profissionais é que a “repetição convence”. Para praticar esse exercício de desinibição, vamos precisar de uma folha de papel e uma caneta. Depois, basta anotar tudo que faça bem para você, para sua autoestima e para a sua confiança. Por exemplo, frases como “eu sou muito respeitado”, “sou divertido e engraçado”, “sou bom no que faço”.

Para tornar mais eficaz o exercício, leia em voz alta todas as afirmações positivas e as grave usando seu celular, por exemplo. Dessa forma, sempre que tiver uma sensação de inibição e insegurança, você poderá ouvir a gravação!

Estimule os sentidos

Seus sentidos precisam ser estimulados se você quiser melhorar a sua desinibição. Muitas pessoas prestam atenção apenas no visual e isso é completamente esperado, pois nossa sociedade prioriza demais a visão.

Para quebrar com isso e não entregar a sua inibição em simples atos, que não são expressos na visão, você pode fazer um exercício simples. Basta fechar os olhos e tentar se relacionar a diferentes situações apenas com os outros sentidos.

Reforce o pensamento

Existem algumas crenças e ideias pessoais que contribuem para o fracasso de nossos planos. O ponto chave do exercício para reforçar o pensamento é exatamente criar e se prender às ideais que contribuirão para um futuro melhor.

Como estamos falando de inibição, vale fixar seu pensamento no oposto daqueles que surgem em sua cabeça e que causam insegurança. Por exemplo, se você pensa que não é interessante e atraente, comece a repetir para si mesmo (em voz alta ou não) o contrário.

Uma dica: tente praticar esse exercício em vários momentos do dia e reforce sua ideia por cerca de 60 segundos em cada vez que for praticar.

Pratique discursos

Os discursos podem deixar as pessoas mais introvertidas muito nervosas. Se esse é o seu caso, invente uma história e pratique, também em frente ao espelho. Você pode montar um discurso sobre algo que aprendeu no dia, por exemplo. Assim, você melhora a sua relação com as falas em público. Quem sabe um dia você se tornará um excelente orador!

Crie um roteiro

Semelhante ao exercício de simulação de confiança, o objetivo aqui é criar um roteiro anterior em relação às situações que o incomodam. A finalidade é que você possa prever o que pode acontecer e o que poderá fazer para se livrar do problema.

Por exemplo, se você se sente muito tímido quando alguém puxa conversa com você, crie um roteiro focado no que deixaria você mais confortável e seguro para continuar a conversa e como colocar isso em prática. Isso lhe dará mais segurança no momento em que mais precisar!

Relaxe

Dançar sozinho, ouvir música, praticar yoga, meditar, nadar, andar de bicicleta, tudo é válido. Cada pessoa tem algo que a deixa relaxada, por que não aproveitar isso para tornar a vida diária mais tranquila e divertida? Tenha em mente que quanto mais relaxado e de bem consigo mesmo você estiver, mais segurança terá para lidar com situações adversas.

Como vimos, há vários exercícios de desinibição que podem ser usados por qualquer pessoa e em qualquer situação. Comece com um ou dois e depois, vá agregando outros em sua rotina. A chave para seu sucesso nesse processo de se tornar mais extrovertido é o hábito, tenha isso sempre em mente!

Gostou de nossas dicas sobre exercícios de desinibição? Aproveite e confira nosso post especial sobre como o teatro ajuda na improvisação em situações do dia a dia!

O que é uma oficina de teatro?

Next Article

O que é uma oficina de teatro?

    Quer aprender a se comunicar melhor? Receba nossas dicas:

    Sem comentários

    Cancelar