Se você quer entender um pouco mais, fique ligado no nosso guia. Aqui, listamos algumas coisas que você pode esperar nos primeiros encontros. Assim, você vai ao encontro com mais segurança e pode aproveitar melhor!

Primeira aula de teatro – O que devo esperar?

Muitos alunos iniciantes, que ainda não estão familiarizados com a arte do teatro, possuem a seguinte dúvida: como será que vai ser a minha primeira aula? Normalmente, a maioria se sente inseguro de ter que colocar a mão na massa logo nos primeiros momentos.

Se esse é o seu caso, não se preocupe. Você não vai sair da primeira aula de teatro já sabendo atuar ou já tendo em mente algumas técnicas. A primeira aula, como ocorre na maioria das especializações e cursos, é mais para introduzir os elementos da atuação.

Se você quer entender um pouco mais, fique ligado no nosso guia. Aqui, listamos algumas coisas que você pode esperar nos primeiros encontros. Assim, você vai ao encontro com mais segurança e pode aproveitar melhor!

Apresentação de alunos e professores

Em um primeiro encontro, ninguém se conhece. Isso é a realidade da maioria dos cursos de teatro. Por isso, é necessário fazer uma boa apresentação. Afinal, você passará algum tempo ao lado dessas pessoas.

O professor, também conhecido como diretor de teatro, vai começar se apresentando e falando um pouco de sua formação. Preste atenção nisso, pois o caminho do mentor pode ser o futuro caminho do aluno.

Depois, as pessoas vão se conhecer melhor. O professor pode pedir para que cada um se levante e se apresente. Você deve se apresentar com clareza e não se esquecer de citar a razão pela qual está ali.

Estímulos à criatividade no teatro

Alguns estímulos podem ser trabalhados ao longo da aula. É comum que o professor peça para, por exemplo, imaginar algum objeto de valor e trabalhar em cima da imaginação. É claro que o objeto não estará lá, e é por isso que o exercício é puramente imaginativo.

Existem várias técnicas para melhorar a criatividade. Você pode criar as suas, que funcionam de uma perspectiva mais individual, e engajar nas ideias do diretor. Mas fique calmo, pois você não precisa pensar em tudo isso na primeira aula.

Como já falamos, essa é uma introdução. O profissional responsável pode, também, citar o que acontecerá nas demais aulas, o que vocês vão trabalhar para estimular a criatividade. Assim, você já começa a ficar por dentro da rotina.

Reflexões sobre as atividades de atuação

Ao fazer um curso de teatro, você está se especializando. E todo ramo de especialização possui características únicas. Você pode até pesquisar sobre elas, mas apenas o seu diretor poderá contar mais sobre vivências e relatos pessoais.

Você pode questionar, por exemplo, sobre o mercado de trabalho. Será que ele está crescendo? Como o professor vê o futuro da profissão? Todos esses seriam comentários pertinentes no primeiro encontro entre a equipe.

Ele também pode mencionar alguns campos para os quais você pode seguir. Quando a pessoa faz um curso de especialização, ela está apta a atuar em diferentes contextos. Se você estudar e se formar em teatro, pode até ir parar na TV, Cinema e outras mídias digitais. O campo de atuação é enorme! Essa é a hora de tirar todas as suas dúvidas!

Fica a dica dos Cursos do Teatro Escola Macunaíma que é  escola referência na área desde 1974. Esperamos que tenha gostado 🙂

Você se considera interessante? Ou melhor: sabe como ser uma pessoa interessante? Se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura!

Next Article

4 dicas de como ser uma pessoa interessante

    Quer aprender a se comunicar melhor? Receba nossas dicas:

    Sem comentários

    Cancelar