Saiba a importancia do contato pessoal, desplugue-se!

Desplugue-se: saiba a importância do contato pessoal para sua vida

A internet trouxe muitos benefícios e facilitou muitos aspectos em nossa vida, mas, ao mesmo tempo, muitas pessoas demonstram dificuldade em se desconectar. Dessa maneira, acabam esquecendo da importância do contato pessoal.

Sabemos como o uso excessivo da tecnologia pode afetar o convívio social de uma pessoa, não é mesmo? Além disso, pode trazer riscos também para sua saúde mental.

Por esse motivo, neste artigo mostraremos a importância de manter bons relacionamentos e daremos dicas para que você consiga se desligar um pouco. Vamos lá?

Mantenha o contato pessoal

A construção de laços sociais começa desde o nascimento — com o primeiro contato com a mãe — e vai evoluindo ao longo da vida.

Por meio do ambiente escolar, dos grupos da adolescência, dos colegas de faculdade, das relações amorosas e até mesmo com a terceira idade, construímos diferentes tipos de conexões.

O isolamento nunca é uma boa resposta, pois necessitamos do convívio com outras pessoas tanto para nosso bem-estar físico quanto para o psíquico. É convivendo com familiares e amigos que encontramos oportunidades de crescimento, aprendizado e conforto nos momentos difíceis.

Contudo, se relacionar com o outro sempre apresenta desafios e, muitas vezes, gera conflitos — mas é exatamente assim que evoluímos e aprendemos a ser mais compreensivos.

As relações interpessoais são um aprendizado diário, pois compartilhamos visões de mundo divergentes, desenvolvemos o respeito e o apreço pelas diferenças — o que faz com que  nos tornemos pessoas mais tolerantes e, por que não dizer, criativas.

“Desligue” sua mente

Esse é um dos maiores desafios que enfrentamos nesse mundo hiperconectado: conseguir um tempo para ficarmos desconectados. Vale ressaltar que não é uma questão de só deixar os smartphones e notebooks de lado, mas também de esquecer um pouco do trabalho.

Não é incomum encontrarmos pessoas obcecadas com suas profissões e que acabam sabotando suas relações pessoais. Por isso, é necessário achar um equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional e ter horários definidos para cumprir suas tarefas relacionadas ao trabalho.

Ter um tempo livre é essencial para sua saúde e produtividade no trabalho, já que o resultado óbvio de não parar para relaxar é a exaustão.

Daí a importância de adicionar diversão ao nosso cotidiano e deixar de lado a necessidade de estar acessível o tempo todo. Aprender a delegar responsabilidades também é uma grande ajuda para diminuir o peso das obrigações.

Pratique atividades que estimulem o convívio social

Uma ótima saída para aliviar o estresse é ter um hobby, pois isso desencadeia uma sensação de prazer e ajuda a se desligar — dessa maneira, fica mais fácil deixar os deveres de lado.

A leitura é uma maneira saudável de se desligar do mundo, mas atividades que envolvam exercícios físicos podem trazer resultados ainda melhores. Uma delas é a dança, que envolve o contato direto com outras pessoas e desenvolve sua coordenação motora.

Outra prática que funciona como uma excelente válvula de escape é o teatro. Você pode se caracterizar e ver como seria viver na pele de outra pessoa, além de dramatizar situações que podem auxiliar a resolver problemas na “vida real” — inclusive, a melhorar suas relações interpessoais, tornando-se uma pessoa muito mais interessante.

Além disso, é uma atividade que respeita seus limites e trabalha as habilidades que já possui para, então, desenvolver aquelas necessárias para sua evolução.

Então, agora que você já sabe a importância do contato pessoal para sua vida, aproveite para compartilhar este artigo nas redes sociais com seus amigos!

3 dicas para melhorar a fala em publico

Next Article

3 dicas para melhorar a fala em uma apresentação

    Quer aprender a se comunicar melhor? Receba nossas dicas:

    Sem comentários

    Cancelar