Quer saber como desenvolver a concentração, entender como as artes podem lhe ajudar a ser uma pessoa mais focada e qual é o papel do teatro nesse processo?

Saiba como melhorar a concentração por meio da arte

Ter foco para realizar seus objetivos nem sempre é fácil, ainda mais com todas as distrações oferecidas pela tecnologia. No entanto, saber como melhorar a concentração não é tão difícil. O estudo e a prática da arte são uma excelente combinação para desenvolver as habilidades de memória e ter mais foco no dia a dia.

Quer saber como desenvolver a concentração, entender como as artes podem lhe ajudar a ser uma pessoa mais focada e qual é o papel do teatro nesse processo? Então é só continuar a leitura deste post!

Como melhorar a concentração?

Concentrar-se nada mais é do que direcionar sua atenção para um único ponto. Ter a capacidade de se concentrar em uma atividade de cada vez, sem se distrair com outras coisas é essencial para a produtividade e para os relacionamentos interpessoais.

É bastante desagradável conversar com alguém que não presta atenção no que a gente diz, não é mesmo? Fique atento aos seguintes pontos para aprimorar seu foco:

  • tenha disciplina e adote hábitos como a meditação diária;
  • faça uma coisa de cada vez e só comece outra tarefa depois de terminar a anterior;
  • preste atenção aos detalhes, inclusive a seus movimentos — enquanto escova os dentes ou penteia o cabelo, por exemplo;
  • pratique atividades que estimulem a memória, como o teatro.

Qual é a relação da arte com esse processo?

Segundo o psicólogo americano Howard Gardner, criador da Teoria das Inteligências Múltiplas, exitem oito tipos diferentes de inteligência: linguística, lógico-matemática, naturalista, intrapessoal, interpessoal, espacial, musical, e corporal e sinestésica.

A expressão artística se apresenta como uma ferramenta importante no desenvolvimento da memória e da concentração exatamente por nos fazer lidar com várias competências ao mesmo tempo. Ao fazer um desenho, por exemplo, exercitam-se as capacidades visual e motora, bem como a criatividade.

Além disso, para fazer qualquer trabalho artístico, é necessário ter disciplina para estudar o que será desenvolvido — seja a própria história da arte, como desenvolver uma personagem no teatro, seja uma pesquisa para montar uma escultura.

Para que seus resultados sejam satisfatórios, é necessário aprender a se concentrar, seja qual for a atividade a ser realizada. Imagine só tentar pintar um quadro sem prestar atenção às pinceladas: é provável que obtenha uma figura disforme ou que sequer consiga desenvolvê-la.

Como o teatro pode ajudar você a ter mais foco?

Os jogos, as dinâmicas e as brincadeiras do curso de teatro são voltados para a integração, a prontidão, o improviso e a desinibição do aluno. As aulas envolvem, ainda, exercícios de concentração e memorização, já que é preciso lidar com textos e necessário decorar falas para viver personagens no palco.

Além disso, é uma arte coletiva e que envolve o trabalho em equipe. Os alunos criam cenários e histórias com seus colegas por meio de atividades lúdicas — que envolvem aventura e diversão. É por isso que o aprendizado e as grandes diferenças de comportamento acontecem sem que se dê conta do processo.

Vale ressaltar que o teatro é uma arte que fortalece o inconsciente de maneira muito natural, trazendo mudanças realmente efetivas, pois nada é forçado. Todas as habilidades e fraquezas do aluno são analisadas e aperfeiçoadas para saber como melhorar a concentração e o desempenho como um todo.

Após a leitura deste post, fica fácil perceber como a arte é uma excelente ferramenta para que um indivíduo se torne mais focado e consiga alcançar seus objetivos. Então, aproveite para curtir nossa página no Facebook e continue seu aprendizado com nosso conteúdo por lá também!

Voce precisa de uma mudança de vida?

Next Article

Você precisa de uma mudança de vida?

    Quer aprender a se comunicar melhor? Receba nossas dicas:

    Sem comentários

    Cancelar