A timidez em adultos é um problema que afeta a vida de muitos brasileiros. Suor nas mãos, queimação no rosto e frio na barriga são apenas alguns dos sinais.

Timidez em adultos: descubra como o teatro vai resolver essa questão

A timidez em adultos é um problema que afeta a vida de muitos brasileiros. Suor nas mãos, queimação no rosto e frio na barriga são apenas alguns dos sinais que acompanham as pessoas que sofrem com ela.

Alguns casos são tão complicados que a pessoa chega a perder a fala em situações diversas, como quando precisa falar em público. Ou ainda, tem seus relacionamentos sociais e familiares prejudicados.

Passar por situações assim não é nada legal. Se isso está acontecendo com você em maior ou menor grau, continue a leitura e veja como o teatro pode ajudar a lidar com esta situação.

Na superação da timidez

Antes de entendermos como o teatro pode ajudar, precisamos esclarecer alguns pontos. Primeiramente, o teatro não se resume a estar diante de uma plateia desconhecida, encenando algo como ator. Para uma pessoa tímida isso, a princípio, seria algo quase impraticável. A princípio porque muitos atores são ou eram tímidos e superam esta dificuldade.

Além disso, precisamos lembrar que algumas pessoas têm gosto pelo teatro, mas não querem ser profissionais. Ou seja, nesse caso é o processo que importa. As aulas de teatro, além de ter um caráter que amplia uma novas possibilidades profissionais, também irá ajudá-lo a se expressar melhor, a se conhecer e a se relacionar com seus semelhantes de forma mais sólida e consistente.

Temos que lembrar também que cada pessoa tímida tem suas características próprias, mas geralmente existe a dificuldade de expressar ideias e  sentimentos de maneira ágil e para pessoas que acabaram de conhecer é a mais evidente delas. A timidez em si tem suas raízes como um traço da personalidade normal a várias pessoas.

Os motivos que levam as pessoas a terem um excessivo medo de falar em público e, consequentemente, a terem níveis de timidez elevados são os mais diversos possíveis. Entre eles estão a insegurança, a hipersensibilidade, ausência de habilidades sociais e até a busca pelo perfeccionismo.

É exatamente aqui que o teatro surge como um importante fator de superação da timidez. A pessoa tímida sempre será tímida, mas o teatro a ajudará a encontrar formas de lidar com a questão. Além disso, a própria pessoa entenderá, por meio do teatro, que sua timidez não é ruim e que se for bem trabalhada se tornará uma qualidade.

É por meio da superação da timidez e das técnicas teatrais que o adulto aprenderá a se posicionar em público, a ser extrovertido quando a situação exigir e a usar essas características especiais em benefício próprio – ser atencioso aos detalhes, ouvir com atenção e até ter enorme charme individual.

No desenvolvimento de habilidades

Um curso de teatro ajuda a pessoa a trabalhar o desenvolvimento de suas capacidades e habilidades pessoais de maneira que ela consiga expressar melhor suas ideias e sentimentos por meio de palavras e do próprio corpo.

No caso de um profissional tímido, o teatro poderá ajudá-lo a ser uma pessoa mais assertiva nas sua comunicação, a expressar seus pensamentos de modo muito mais interessante para aqueles que o ouvem. O que consequentemente torna a pessoa mais confiante, proativa e feliz consigo mesma. Ao mesmo tempo, o ajudará a compreender as diversas formas de expressão do outro, inclusive as não verbais.

Além disso, precisamos considerar que quanto mais a pessoa se expressa com convicção, mais ela será bem-vista na vida social. E isso sem falar que essas características são fundamentais para a criação de uma imagem profissional que passe a ideia de competência, confiança e solidez.

Quem se expressa bem consegue ter maior versatilidade para lidar com situações inesperadas e sabe trabalhar melhor as famosas “saias justas” para passar por tais situações sem constrangimentos. Por exemplo, como encarar uma pergunta super constrangedora ou uma apresentação de um projeto na reunião do escritório solicitada em cima da hora?

No conhecimento do próprio corpo

Como volta e meia ouvimos ou lemos, a linguagem não é restrita apenas à comunicação verbal. A comunicação corporal também tem papel fundamental nas nossas relações. Aliás, uma tem de estar de acordo com a outra. Dessa forma, teremos um processo de comunicação coerente e completo.

O nosso corpo fala! Muitas vezes sabemos que a pessoa não acredita no que está dizendo ou que está escondendo algo devido aos seus gestos, às expressões e às posturas que apresenta.

O nosso querido Silvio Santos é um especialista em comunicação não verbal. Já percebeu que, às vezes, quando está falando algo ele estende os braços como se quisesse receber um abraço de alguém? Pois bem, esse gesto passa ao telespectador a ideia de sinceridade, segurança e credibilidade.

Talvez esse seja um dos maiores benefícios do teatro: fazer transformações nas pessoas para que os seus corpos sejam capazes de expressar muito mais do que se imagina e como usar isso ao seu favor.

Não existe uma receita pronta para lidar com situações inesperadas, mas o teatro pode ajudar a pessoa a se sair melhor nelas. É bem provável que você já viu casos de pessoas que ficaram constrangidas, ‘sem jeito’ ou até mesmo sem resposta diante de um acontecimento que não esperavam.

Como o teatro trabalha todos os processos de comunicação, o que inclui ótimos exercícios de reflexão, ele possibilita um nível mais elevado em termos de capacidade de análise, o que resulta na construção de enorme potencial de segurança para lidar com o inesperado. Por exemplo, já viu aqueles atores ou apresentadores que mesmo sendo rechaçados não se abalam e continuam a apresentação? E na maioria das vezes conseguem mudar a situação por completo. É disso que estamos falando: do poder de estar presente e se manter firme.

Dessa forma, podemos sintetizar os benefícios práticos para os tímidos em três frentes:

  1. desenvolvimento e aprimoramento da capacidade de explanar ideias de forma clara, objetiva e confiante ou, ainda, saber o que fazer para improvisar quando necessário;
  2. trabalhar os pontos que impedem a pessoa de se relacionar, expressar e se comunicar melhor, como as ansiedades e dúvidas;
  3. diminuir os obstáculos que dificultam a relação e a comunicação eficiente da pessoa em seu cotidiano.

O que você precisa ter em mente é que o teatro não faz com que timidez simplesmente desapareça. Na realidade, ele te ensinará a criar e aplicar estratégias, conscientemente e inconscientemente, que permitirão que você conviva com ela sem que seja afetado negativamente de alguma forma. Especialmente nos dias atuais, o teatro se torna uma ferramenta fundamental, já que nossos objetivos pessoais e profissionais dependem em grande parte de como nos apresentamos para o mundo.

No trabalho com todas as áreas

Como vimos, há uma série de vantagens práticas quando relacionamos o teatro à nossa vida cotidiana. Imagine algo que pode te ajudar a se destacar no mercado profissional, a socializar mais, melhorar como pessoa, aprimorar seus relacionamentos e ainda te apresentar a um mundo de cultura e aprendizado. O teatro é tudo isso e muito mais!

O teatro não é apenas uma forma de comunicação artística. Ele vai além e proporciona à pessoa que o pratica o desenvolvimento social. Não há regras de início, meio ou fim. É um estado de constante mutação no qual a pessoa trabalha exatamente a área que mais precisa.

Com certeza, o teatro traz à tona o melhor do indivíduo e antes que ele perceba estará completamente transformado. Dar o primeiro passo para conhecer esse processo de mudança de vida é algo extraordinário. Vale a pena!

Então, conseguiu compreender bem como a timidez em adultos pode deixar de ser um problema com a ajuda do teatro? Que tal conferir como é uma primeira aula de um curso teatral? Dá uma olhada nesse artigo especial sobre o tema!

    Quer aprender a se comunicar melhor? Receba nossas dicas:

    Sem comentários

    Cancelar