Trabalho voluntário: a arte do teatro em escolas e hospitais

Poucas sensações na vida se comparam à plenitude obtida após a realização de um ato altruísta. Observar as consequências benéficas que uma boa ação pode trazer para a vida de um indivíduo é capaz de fazer maravilhas para o nosso estado de espírito. Nesse cenário, o trabalho voluntário se torna uma das principais ferramentas utilizadas.

No entanto, o voluntariado vai muito além de uma tentativa de preenchimento pessoal. Para fazer o bem sem olhar a quem, como diz o velho ditado, é necessário realmente se doar e perceber que esse é um ato de amor e solidariedade, e não um caminho para a obtenção de glórias e reconhecimento.

Quer saber mais sobre o trabalho voluntário? Confira nosso artigo e descubra todos os seus benefícios, além de conhecer o papel que as artes cênicas representam nos âmbitos escolares e hospitalares. Boa leitura!

O que é voluntariado?

De forma simples e resumida, o voluntariado pode ser definido como a doação de tempo, energia e habilidades em prol da sociedade, da comunidade, do meio ambiente, de uma causa ou de indivíduos específicos. Os voluntários — nome dado às pessoas envolvidas nos projetos — trabalham por livre e espontânea vontade e não esperam recompensas financeiras.

A grosso modo, qualquer um pode se tornar um voluntário, independentemente de sua idade, sexo ou etnia. O voluntariado não requer um compromisso específico de tempo, e qualquer disponibilidade é aceita dentro da atividade, respeitando as particularidades e a rotina de cada pessoa.

Qual é a importância do trabalho voluntário?

É difícil mensurar a relevância desse tipo de trabalho, tanto para a sociedade, quanto para os voluntários e os beneficiados diretos pela prática.

Para os voluntários, os benefícios podem ser medidos em diversos campos. Em primeiro lugar, há o crescimento pessoal e o amadurecimento emocional, obtidos por meio do sentimento de satisfação em estar ajudando o próximo sem esperar nada em troca. O ganho de consciência social e o desenvolvimento da empatia também são grandes vantagens do voluntariado.

No entanto, o que poucas pessoas sabem é que fazer um trabalho desse tipo pode ser extremamente benéfico para os campos acadêmicos e profissionais. É isso mesmo: o voluntariado é uma excelente forma de conquistar muitas habilidades que podem ser um grande diferencial em um currículo ou uma oportunidade de emprego.

Entre as habilidades trabalhadas e que podem conferir um grande destaque profissional aos voluntários, podemos citar o trabalho em equipe, a confiança, a capacidade de comunicação e a responsabilidade. Além disso, o voluntariado permite a expansão do networking por meio do contato com novas pessoas e realidades.

Por conta disso, fazer um trabalho voluntário também é um meio eficaz de manter-se longe de problemas emocionais, como a depressão. Afinal de contas, o contato frequente com pessoas diferentes mantém a mente ativa e cria um grupo de suporte para momentos difíceis, com o surgimento de novas amizades.

Em síntese, os principais benefícios do voluntariado são:

  • construção da autoestima e autoconfiança;
  • desenvolvimento de habilidades diversas;
  • melhoras no currículo e diferenciais profissionais;
  • mais saúde mental e física;
  • expansão do círculo social e criação de novas amizades;
  • aumento da consciência social;
  • possibilidade de exercitar uma paixão e lutar por uma causa na qual você acredita;
  • oportunidade de fazer a diferença, mesmo que para um grupo pequeno de pessoas.

Já para a comunidade e para os beneficiados diretos, as vantagens são ainda mais difíceis de serem medidas. Atos de amor, como o voluntariado, podem fazer uma diferença real na vida das pessoas, alterando, pouco a pouco, as estruturas de toda a sociedade. Por conta disso, a humanização no cuidado com as pessoas é o caminho para a mudança.

Qual é a relevância da humanização dos hospitais e escolas?

Mas afinal, o que é a humanização? Em um sentido literal, a palavra quer dizer o ato de humanizar, ou seja, tornar humano. Em outras palavras, significa fornecer atitudes e características humanas (como benevolência, gentileza, compaixão e generosidade) a algo ou alguém.

Nos âmbitos escolares e hospitalares, a humanização está intimamente ligada ao ato de tratar pacientes e estudantes com o devido respeito e carinho, fornecendo a eles um ambiente seguro e inclusivo para que seus tratamentos e estudos possam ser executados da melhor forma possível.

O trabalho voluntário nesses ambientes tem um papel fundamental, já que pode ser feito em diferentes áreas, desde as mais técnicas e relacionadas à administração (como lidar com números, computadores e papeladas) até as relações mais pessoais com os envolvidos. Isso ajuda no funcionamento desses estabelecimentos, melhorando a experiência dos que usufruem de seus serviços.

No caso dos voluntários que lidam diretamente com as pessoas e com o processo de humanização, o principal objetivo é trazer alegria para esses indivíduos. Nós sabemos que a felicidade traz benefícios para a mente e para o corpo, e auxilia diretamente na recuperação de doenças e nos rendimentos escolares das crianças e adolescentes.

Os voluntários podem auxiliar tanto os pacientes de um hospital quanto os seus familiares, oferecendo um ombro amigo e alguém para desabafar. Além disso, ajudam nos cuidados com as crianças internadas e se disponibilizam a brincar com os pequenos, tanto nos hospitais quanto nas escolas.

Como o teatro pode ser utilizado no trabalho voluntário?

As artes cênicas são conhecidas por trazer inúmeros benefícios aos seus praticantes, mas pouco se fala sobre a sua importância para o espectador.

O teatro é uma das formas de entretenimento mais antigas de toda a humanidade, e sua sobrevivência em meio a tantas inovações não é à toa: isso acontece por conta da capacidade única que essa arte tem de provocar emoções.

Ao assistir uma peça ou participar das dinâmicas teatrais (como shows circenses e brincadeiras envolvendo mímicas e música), o espectador entra em contato com um mundo completamente novo, o que fornece perspectiva e traz muita alegria ao ambiente. De certo modo, a plateia também usufrui de todos os benefícios do teatro.

Agora que você já conhece as principais nuances desse tipo de atitude e sabe de todos os seus benefícios, que tal se candidatar a um trabalho voluntário? Essa experiência é capaz de engrandecer e mudar para sempre a vida de voluntários e beneficiados. Dê o primeiro passo!

Para tirar todas as suas dúvidas e fazer sugestões, entre em contato com a nossa equipe pelo site ou deixe uma mensagem na página do Facebook!