Neste artigo, reunimos informações que abordam quais atividades podem ser adotadas e como um curso de teatro influencia de forma positiva para a leitura.

Veja como o teatro ajuda a despertar o interesse pela leitura nas crianças

A leitura é parte importante da formação infantil e uma importante ferramenta para o desenvolvimento de cidadãos mais conscientes e críticos. Contribui, ainda, para o estímulo da criatividade, favorece a aprendizagem, amplia o vocabulário ajuda no desenvolvimento da imaginação, sentimentos e emoções. Dessa forma, é de fundamental importância despertar o interesse pela leitura.

O estímulo deve ser realizado de maneira natural e específica em cada fase do desenvolvimento da criança. Para tanto, é imprescindível desenvolver diferentes atividades e proporcionar ambientes que favoreçam o hábito.

Neste artigo, reunimos informações que abordam quais atividades podem ser adotadas e como um curso de teatro influencia de forma positiva para a leitura. Continue lendo e saiba mais!

O que pode ser feito para despertar o interesse pela leitura?

O estímulo para o hábito de leitura deve ser feito de maneira agradável e divertida desde os primeiros meses de vida da criança. Para tanto, os livros devem acompanhar adequadamente cada fase do desenvolvimento, respeitando as habilidades físicas e mentais.

Além desses primeiros estímulos, é importante promover o interesse pela leitura por meio de várias ações até a adolescência. Veja a seguir algumas das principais atividades que podem auxiliar nesse sentido.

Ler para a criança

Ler histórias estimula a imaginação e encanta a criança. Essa atividade promove uma sensação de compartilhamento e interesse mútuo pelo livro, além de proporcionar um estreitamento e importante no vínculo afetivo entre pais e filhos.

É interessante também estimular uma conversa sobre a história contada, perguntando sobre o que ela entendeu ou se escreveria um final diferente, ou ainda, com qual dos personagens ela mais se identificou.

Dar exemplos

As crianças se espelham nos adultos — ver as mães e os pais lendo cria gatilhos mentais para o interesse pela leitura. A convivência com livros, dicionários e revistas gradualmente se incorpora na personalidade da criança, transformando-a em leitor assíduo.

Criar espaços de leitura em casa

Facilitar o acesso aos livros também é importante para estimular o interesse. Manter uma pequena estante com prateleira baixa no quarto da criança permite que ela os pegue de forma espontânea e quando sentir vontade.

Frequentar bibliotecas infantis

Há várias bibliotecas de bairros que além disponibilizarem livros infantis para todas as faixas etárias também oferecem a “Hora do Conto”.

Essa é uma atividade estimulante, conduzida por uma Bibliotecária ou um Bibliotecário — profissional capacitado em nível superior, que conta uma história e interpreta os personagens. Normalmente as crianças ficam encantadas e interagem em todo o processo.

Algumas bibliotecas infantojuvenis proporcionam, ainda, atividades diversas, como a brinquedoteca e jogos de computador, com o objetivo de aproximar as crianças do mundo da leitura.

Visitar livrarias

As grandes livrarias oferecem espaços com decorações que seduzem as crianças. São ambientes convidativos à leitura, que permitem o contato com diferentes livros.

Como o teatro ajuda a estimular a leitura?

De acordo com pesquisa apresentada no II Congresso Nacional de Educação, as aulas de teatro são uma forma eficaz para o desenvolvimento da criatividade, do autoconhecimento e diversas habilidades físicas e mentais. Um dos principais benefícios apontados no estudo é o estímulo do interesse pela leitura.

Tal estímulo ocorre quando os alunos são levados a ler textos para o estudo dos personagens que representarão. Assim, a palavra escrita deixa de ser abstrata para se tornar concreta e ativa por meio da representação e compartilhamento do que foi lido.

Ao contrário do ensino tradicional, que obriga os alunos a lerem determinados livros de forma estática, a dinâmica teatral estimula a leitura de maneira lúdica e interessante, aguçando a curiosidade e firmando o hábito.

Conforme pudemos verificar, a leitura tem importância fundamental na formação de cidadãos mais preparados para enfrentar a fase adulta, favorecendo a aprendizagem e a criatividade. Para despertar o interesse pela leitura nos seus filhos é imprescindível oferecer ambientes estimulantes e atividades dinâmicas, como um curso de teatro, por exemplo.

Gostou deste artigo? Saiba mais sobre um curso de teatro para crianças.

    Quer aprender a se comunicar melhor? Receba nossas dicas:

    Sem comentários

    Cancelar