Neste artigo listamos 6 dicas para lidar melhor com sua timidez e ser mais desinibido.

Veja como perder a timidez com essas 6 dicas!

Uma pessoa tímida não costuma se dar muito bem em situações sociais, pois apresenta bastante dificuldade em se expressar e sente um medo paralisante diante do novo. Saber como perder a timidez não é uma tarefa fácil, mas é totalmente possível.

Essa característica acaba tendo um impacto negativo na sua vida, pois você pode perder a oportunidade de conseguir um emprego, de fazer novas amizades e até de ter um bom relacionamento amoroso. É necessário estar atento a esses sinais para não ficar paralisado diante dos desafios do dia a dia.

Por isso, neste artigo listamos 6 dicas para lidar melhor com tudo isso e ser mais desinibido. Vamos lá?

1. Reconheça seus medos

Os principais medos relacionados à timidez são os seguintes: não ser aceito, ser julgado, falar “bobagem”, não ser entendido e desagradar às pessoas. Normalmente essas inseguranças surgem na infância e podem até se agravar ao longo do tempo.

Por isso, é importante reconhecer suas origens e entender melhor o que causou essas angústias que você sente nas situações mais corriqueiras do seu dia a dia.

2. Busque apoio terapêutico

Procurar por um psicoterapeuta já é um grande passo, pois isso demonstra a coragem de querer mudar. Esse profissional vai ajudar você a acessar emoções reprimidas e fatos da sua infância que podem ter desencadeado seus medos — e que culminaram no surgimento da timidez.

Além disso, é um caminho seguro para a superação desses sentimentos, pois você terá o auxílio de alguém que é capacitado para isso.

3. Mantenha o contato com as pessoas

Uma das características mais fortes de pessoas tímidas é a introspecção, o que pode prejudicar a socialização com amigos e colegas de trabalho. No entanto, é essencial saber se relacionar bem com o outro para ser bem-sucedido profissionalmente e manter relações interpessoais que sejam saudáveis.

Em um primeiro momento, procure se soltar mais com as pessoas do seu convívio e participe de jogos e brincadeiras em grupo. Isso ajuda você a construir sua segurança e a se soltar mais em outras ocasiões.

4. Valorize-se e acredite no seu potencial

Independentemente das circunstâncias, não deixe de acreditar no seu potencial. Se você chegou onde está, é por que merece estar aí — se outras pessoas reconheceram seu valor, não há por que não valorizar a si. Acredite: ser extrovertido não é nenhum pré-requisito para o sucesso.

Lembre-se que você tem todas as habilidades necessárias para chegar onde quiser e conquistar tudo o que deseja.

5. Aceite elogios

Como a insegurança costuma ser bem forte nas pessoas tímidas, é bastante comum que elas contrariem uma pessoa quando recebem um elogio. Pare e pense nas próprias situações que você já viveu: quantas vezes retrucou um reconhecimento a seu esforço com um “ah, mas foi sorte” ou “fulano é melhor do que eu”?

É essencial resistir ao impulso de se depreciar, pois pode parecer até falta de educação. É desagradável elogiar alguém e então receber uma resposta como as de cima, certo? Saiba que reconhecer seu potencial não é sinônimo de arrogância.

6. Faça aulas de teatro

A prática teatral é uma excelente maneira de trabalhar sua timidez, pois há diversas atividades lúdicas e que são realizadas em grupo — tudo de maneira muito natural, divertida e com muito respeito aos seus limites.

Além disso, você também enfrentará seus medos, saberá trabalhar com suas emoções e sua postura corporal, conhecerá diversos tipos de pessoas e aprenderá a se expressar melhor em público.

Lembre-se de que toda mudança, principalmente comportamental, leva tempo, então tenha paciência. Cada pessoa tem seu ritmo e suas limitações, portanto, é preciso respeitá-las para realmente saber como perder a timidez.

E então, curtiu nossas dicas? Aproveite para seguir nossa página no Facebook e acompanhar nosso conteúdo por lá também!

Quer descobrir como aproveitar melhor seu dia abrindo mão da rotina?

    Quer aprender a se comunicar melhor? Receba nossas dicas:

    Sem comentários

    Cancelar