Você sabe o que é inteligência emocional? Entenda a importância

Você sabe o que é inteligência emocional? Entenda a importância

Sentimentos são parte importante de quem somos e, por isso, exercem um papel crítico em todas as áreas de nossas vidas. O renomado psicólogo e autor Daniel Goleman explica o que é inteligência emocional: a capacidade que uma pessoa tem de reconhecer e gerenciar as próprias emoções.

Portanto, podemos dizer que um indivíduo emocionalmente inteligente tem as seguintes características: estabilidade, persistência, resiliência, flexibilidade, autoconfiança e empatia. Esta última qualidade vem do fato de que ele consegue reconhecer, também, as emoções daqueles que o cercam.

Quer saber mais sobre esse conceito, como identificar se você tem tal característica e a melhor maneira de colocá-la em prática? Então, é só continuar a leitura deste artigo, pois temos todas as respostas!

Qual é a diferença entre QI e QE?

Primeiramente, vamos às siglas: QI é o quociente de inteligência e QE é o quociente emocional. Testes de QI têm o objetivo de medir a capacidade que uma pessoa tem de processar informações e, por muito tempo, foram utilizados para saber se ela poderia ser bem-sucedida.

No entanto, segundo Goleman, nem sempre o QI é o fator mais importante para o sucesso, pois de nada adianta ser muito inteligente se você não sabe gerenciar bem suas emoções. Vale ressaltar, ainda, que QI e QE se complementam (e não são fatores opostos).

Como identificar se você tem inteligência emocional?

No livro Inteligência Emocional, Daniel Goleman elenca os aspectos principais que a compõem. Veja se você tem algum deles:

  • conhecimento das próprias emoções: ter consciência de si;
  • controle de seus sentimentos: saber guiá-los conforme cada situação;
  • automotivação: saber utilizar suas emoções para atingir seus objetivos;
  • reconhecimento das emoções dos outros (empatia);
  • boa relação interpessoal.

O que pode ajudar a desenvolver essas características?

Sabemos que a estrada para a conquista da inteligência emocional pode ser longa e tortuosa; portanto, saiba que o importante é conseguir dar um passo de cada vez. Confira, agora, alguns passos a serem seguidos para atingir esse objetivo:

  • observe e analise seu comportamento: perceba como suas atitudes impactam seu dia e suas relações;
  • aprenda a lidar com emoções negativas: é preciso saber dominar esse tipo de sentimento e não permitir que controlem você;
  • realize atividades prazerosas: essa é uma ótima maneira de relaxar e lidar com sentimentos ruins;
  • trabalhe sua autoconfiança e autoestima: a inteligência emocional ajuda a acreditar em seu potencial e em suas habilidades;
  • não tenha medo de se expressar nem de dizer não: é importante falar sobre o que você sente, bem como respeitar seus limites;
  • exercite o respeito pelo próximo: reconheça que todos nós temos limitações, necessidades, direitos e deveres;
  • foque no longo prazo: a jornada do autoconhecimento é longa, então não espere resultados imediatos.

Lembre-se de ser paciente e gentil consigo, pois esse também é um passo importante para o desenvolvimento pessoal e profissional. Na medida em que for avançando, você terá relacionamentos mais verdadeiros e duradouros e, quem sabe, poderá se tornar um ótimo líder.

Então, agora que já sabe o que é inteligência emocional e entendeu sua importância, compartilhe este artigo em suas redes sociais. Assim, você poderá ajudar outras pessoas a saberem mais sobre o assunto!

Entenda a importância e saiba como escolher um hobby

    Quer aprender a se comunicar melhor? Receba nossas dicas:

    Sem comentários

    Cancelar