Mas, afinal, o que é a arte e qual é a importância desse conceito em nossas vidas? Continue a leitura e descubra a resposta para essas e mais perguntas!

Você sabe qual é a importância de viver com arte?

Você se considera um amante da arte? É bastante comum que muitas pessoas respondam a essa pergunta com um simples ‘’não’’. Isso acontece porque, para a maioria esmagadora dos indivíduos, a arte se resume aos concertos de música clássica ou visitas ao museu.

Embora não exista nada de errado com essas duas opções, é inegável que ambas são um tanto quanto inacessíveis e incomuns, certo? A boa notícia é que a arte pode ser encontrada ao nosso redor com muito mais facilidade. Basta abrir os olhos!

É isso mesmo: ela está em seu programa de televisão preferido, naquele livro que você adorou, na peça que mais te emocionou e também naquela tatuagem maravilhosa que seu amigo fez recentemente.

Mas, afinal, o que é a arte e qual é a importância desse conceito em nossas vidas? Continue a leitura e descubra a resposta para essas e mais perguntas!

O que é arte?

Embora diversos filósofos, como Platão e Kant, tenham tentado explicar o que significa a arte, uma coisa é certa: não há um consenso universal sobre a definição exata dessa palavra. Ela é, a grosso modo, toda e qualquer criação de algo belo e importante, feita de modo consciente e voluntário.

Isso já nos leva a pensar em outros conceitos, como o de beleza e significância, que podem variar muitíssimo de pessoa para pessoa. Afinal de contas, nós temos conceitos bastante diversos da beleza e da importância de certas coisas. Vários fatores podem influenciar nossas opiniões, como a nossa cultura e todas as experiências que vivemos ao longo de nossas vidas.

Qual a sua função no mundo?

Além de nos entreter, a arte tem diversas funções importantes para o desenvolvimento do mundo até o modo como o encontramos nos dias atuais. Suas principais funções podem ser:

  • físicas;
  • sociais;
  • pessoais.

A funcionalidade física da arte corresponde aos artefatos criados com algum objetivo de uso bem específico. Como exemplos, podemos citar a arquitetura ou a peculiar criação de utensílios domésticos de civilizações antigas, que hoje estão comumente expostos em diversos museus ao redor do planeta.

Já nos âmbitos sociais e pessoais, as funções são um pouco mais complexas e normalmente se fundem. A arte serve, desde o início dos tempos, como uma incrível ferramenta de registros históricos que, posteriormente, nos ajudam a contar a história para outras gerações. Além disso, atuam como mecanismo de alteração da sociedade, servindo como protestos políticos.

Por que ela é tão importante para a vida das pessoas?

Como podemos ver, a arte é extremamente importante para a construção de nossa sociedade, certo? O que poucos param para refletir é que a sociedade é composta por… nós! Por isso, somos peças essenciais nas mudanças do mundo e a arte está intimamente ligada a esses aspectos.

Alguns dos principais pontos que a fazem tão importante para nossas vidas são:

  • desenvolve nosso potencial criativo;
  • contribui para o aumento da sensação de felicidade;
  • permite que conheçamos um pouco mais sobre nossa história e sobre outras culturas;
  • diminui a ocorrência do estresse, melhorando nossa saúde como um todo;
  • auxilia na recuperação física e mental após o acometimento por doenças;
  • ajuda a descobrir novos talentos e interesses;
  • possibilita a vivência de novas experiências por meio da reflexão;
  • melhora a comunicação entre as pessoas;
  • torna possível a criação de novos laços sociais;
  • estimula a expressão de opiniões e sentimentos.

A arte é uma forma completamente única de linguagem, que se expressa de diversas formas: na escrita, na pintura, no teatro e na música, além de muitos outros. Ela está presente em todos os lugares e faz parte de nossas vidas de maneiras que sequer imaginamos.

Agora que você já sabe o que é a arte, olhe mais atentamente ao seu redor e passe a apreciar mais os pequenos detalhes de seu dia a dia! Essa reflexão é extremamente eficaz para nosso crescimento e amadurecimento pessoal.

Que tal compartilhar este conteúdo com seus amigos em suas redes sociais? Assim eles também ficarão sabendo um pouco mais sobre a arte. Até a próxima!

    Quer aprender a se comunicar melhor? Receba nossas dicas:

    Sem comentários

    Cancelar