Entre os meses de junho e julho, estão sendo apresentadas, na 90ª Mostra Macunaíma de Teatro, as pesquisas realizadas por alunos e professores ao longo do primeiro semestre de 2019, que tiveram como tema O trabalho de si mesmo no papel através da ação. Enunciado este que, como também outros nas demais mostras, funcionou como um disparador para as investigações sobre a atuação e a criação em teatro.

Enquanto uma escola de formação de atores, nossos objetivos ultrapassam a ideia de uma peça bem-feita ou exercícios de grande espetacularidade. Buscamos, acima de tudo, a sólida aprendizagem de nossos alunos, que coaduna o despertar de sua sensibilidade como ser humano, o enriquecimento de sua bagagem cultural e o desenvolvimento de suas habilidades cênicas. 

Neste sentido, cultivamos a disposição para a pesquisa e nos inspiramos no desejo de Konstantin Stanislávski, tal como exposto por Maria Knébel em Análise-Ação:

O sonho de um ator consciente atravessou toda a vida de Stanislávski, do início ao fim, como uma linha ininterrupta. O sonho de um ator-criador, que fosse capaz tanto de dar significado à peça por conta própria, como de agir ativamente dentro das circunstâncias propostas.

Compartilhando, portanto, o “sonho de um ator-criador”, procuramos ativar nossos alunos para os processos criativos a partir de estímulos decorrentes das proposições stanislavskianas. Assim, as perguntas lançadas para a elaboração dos projetos do primeiro semestre de 2019 foram: O que é ação? Como descobrir em si mesmo a ação? 

O que as apresentações finais agora revelam é a desmecanização do ator, decorrente, por um lado, do esforço em se identificar e evitar os clichês, e, de outro, da possibilidade de conhecer a vida do papel não só com a mente e os sentimentos, mas também, e principalmente, com o corpo na análise pela prática. 

Observa-se que, ao privilegiarmos procedimentos que viabilizem responder as questões do papel por si mesmo, o aluno se coloca no caminho da vivência de uma ação orgânica, sentida com o corpo e a alma. E, como acreditamos, esse é um dos propósitos da formação em teatro: o despertar da autonomia criativa proporcionada pelo descobrir-se a si mesmo enquanto criador. 

0 Comentários

Cancel