Se tornar um ator/atriz é o sonho de muitas pessoas. No entanto, ninguém nasce sabendo se posicionar em cena de maneira correta, acompanhar o ritmo de um espetáculo ou usar as expressões corporais em seu favor.

Da mesma forma que em qualquer outro curso ou profissão é necessário aprender matérias básicas, e continuar se aprofundando nos estudos ao longo do processo. Uma escola de teatro é com certeza o melhor começo para quem deseja ser ator. Por isso a importância de uma formação teatral de qualidade para se destacar, concorda? E o Teatro Escola Macunaíma está aí para isso: há mais de 40 anos direciona e desenvolve a essência do ator que existe em cada um. É hoje a escola que mais investe no aluno

Veja o que você precisa saber para fazer parte do Macunaíma!

Qual é a importância de se realizar uma formação teatral?

O teatro pode ajudar no desenvolvimento de um ser humano mais sensível e perceptível ao mundo a ser redor, despertando-lhe algumas habilidades e competências, como atuar em equipe, se relacionar com outras pessoas, interagir com o mundo e consigo mesmo, respeitar o limite do outro e trabalhar os seus talentos profissionais individuais. Dessa forma, o exercício teatral pode lhe ajudar a ser uma pessoa muito mais criativa, desenvolta e muito mais expansiva.

 

Formação Teatral - Passo a passo do processo

 

Mas para quem o curso de formação teatral é indicado?

Não só crianças, adolescentes e jovens extrovertidos ganham com a formação teatral, mas também os mais tímidos tem grandes vantagens ao fazer um curso de teatro, já que o introvertido consegue adquirir mais confiança em si mesmo. Os cursos são indicados para todas as faixas etárias e até mesmo para quem não pensa em seguir carreira artística.  

 

Como acontece a formação teatral no Macunaíma?

O Curso Iniciante têm encontros 1 vez por semana. Na semana, só aos sábados ou somente aos domingos. O contato com o teatro é feito por meio de jogos teatrais e improvisações, que trabalham a criatividade, espontaneidade, cooperação, além do coletivismo. Na conclusão do curso, é realizado o Encontrão do Iniciante, que marca a trajetória dos alunos no semestre e retoma diversas vivências experimentadas no curso.

 

Quem pensa em seguir no curso profissionalizante pode realizar a formação no Teatro Escola Macunaíma, logo após a conclusão do curso Iniciante, ou com experiência comprovada. É realizado em 5 fases. Cada uma dessas fases leva o nome de PA, que quer dizer “Preparação do Ator” e é inspirado na terminologia do mestre russo Constantin Stanislávski. A duração das etapas varia de acordo com o número de aulas semanais e com a disponibilidade do aluno.

 

Formação Teatral - Passo a passo do processo
Durante os PAs o aluno tem contato com peças teatrais de diferentes autores e vivencia diversos tipos de personagens. A cada semestre do curso, o aluno participa da montagem de um espetáculo, que é apresentado em um dos seis teatros da escola, e desenvolve criativamente suas ideias para as cenas. Ao finalizar o PA5, os alunos recebem o DRT, registro profissional que regulamenta a formação do ator ou atriz.

Para mais informações dos Cursos.

Curso: Iniciante, Profissionalizante, Infantil, Pós Graduação.

 

 

 

0 Comentários

Cancel